Quais são as vantagens das faculdades particulares de Campo Grande?

foto da cidade de campo grande

Desconto nota do Enem

Quando o assunto é educação superior, o grande número de faculdades particulares de Campo Grande/MS torna o estado do Mato Grosso do Sul privilegiado.

Para ter uma ideia do crescimento do ensino superior nos últimos anos, de acordo com Censo da Educação Superior 2018, do Ministério da Educação (MEC), o estado contabilizava 33 IES públicas e privadas, com aproximadamente 128 mil alunos matriculados.

As faculdades particulares em MS dominam o cenário, com 25 instituições, das quais 6 estão em Campo Grande. Além disso, das 4 instituições públicas, 2 estão na capital, o que faz da cidade um grande centro universitário.

Diante desses números, definitivamente temos de concordar que há muitas vantagens de estudar na capital, especialmente porque, na rede privada, as melhores faculdades em Campo Grande têm em comum tradição no ensino e reconhecimento dentro e fora do país, como é o caso da Uniderp.

Então, para que você compreenda por que a capital sul-mato-grossense é um excelente lugar para sua graduação, confira nos tópicos a seguir as vantagens de estudar aqui:

Custo-benefício

Se você está em busca de uma faculdade no MS, saiba que, em Campo Grande, você certamente vai encontrar uma instituição privada de acordo com o seu perfil.

Ao contrário das instituições públicas, que geralmente oferecem cursos presenciais, nas faculdades particulares você verá mais duas modalidades de ensino: semipresencial e a distância (EAD) ― o que permite ao aluno ter mais flexibilidade no estudo para conciliar estudo e trabalho, por exemplo.

Ainda em razão da modalidade de ensino, na rede pública, normalmente, a duração da maioria das graduações tende a ser em torno de 4 a 6 anos. Nas faculdades privadas, a carga horária é mais variada, com cursos que duram de 2 a 3 anos, como é o caso dos Tecnólogos de Campo Grande.

Logo, apesar de haver o custo das mensalidades nas faculdades particulares, esses valores podem ser acessíveis, em razão da duração do curso e da modalidade de ensino.

A concorrência é outro aspecto que facilita o ingresso dos estudantes na rede privada. Além da oferta de cursos ser bastante variada, o vestibular acontece mais vezes durante o ano, o que diminui a concorrência.

Inserção no mercado de trabalho facilitada

Como vimos, é muito mais fácil conciliar os estudos e a carreira ao optar por uma faculdade particular. Isso é incentivado por meio de parcerias com portais de empregabilidade, como é o caso do Canal Conecta, que faz a ponte entre empresas e profissionais, apresentando vagas exclusivas para alunos da Uniderp.

De olho no mercado, o projeto pedagógico das faculdades também passa por constante modernização ao proporcionar experiências práticas centradas no aluno. Um exemplo disso é o curso de Marketing Digital, cuja missão é atender às necessidades atuais do marketing de migrar suas ações para a Internet.

Outro caso é o próprio curso de Medicina ― carro-chefe da Uniderp ―, considerada a melhor faculdade de Campo Grande, por desenvolver um projeto inovador baseado no Sistema PBL (Problem Based Learning, ou Aprendizagem Baseada em Problemas), que permite o contato com situações reais ou simuladas do cotidiano médico.

Diversas opções de bolsa e descontos

Se a mensalidade é uma questão que tira o sono dos alunos, além de os valores serem bastante variáveis por conta dos diferentes tipos de curso, há muitas opções de descontos e bolsas de estudo em Campo Grande.

Tour pela prova do Enem

Em primeiro lugar, devemos citar o Programa Universidade para Todos (Prouni), do governo federal. Dedicado a pessoas de baixa renda, oferece bolsas parciais e integrais para a primeira graduação. Por exemplo, quem deseja cursar Direito, Engenharia Civil ou Relações Internacionais e tem renda familiar por pessoa de até 1,5 salário mínimo pode concorrer a uma bolsa de estudos de 100%. Se a renda familiar por pessoa for de até 3 salários mínimos, é possível conseguir 50% de desconto.

Mas se você não se enquadra nesse perfil, saiba que existem muitas outras opções, como é caso dos descontos e bolsas oferecidos pela Uniderp:

  • bolsa primeiro semestre: desconto de 20% no primeiro semestre para calouros tanto em modalidade presencial quanto EAD;
  • bolsa incentivo: ajuda a alunos com alguma necessidade específica, como dificuldades financeiras ― desconto variável;
  • desconto pontualidade: desconto para quem paga a mensalidade até o 5º dia útil;
  • bolsa familiar: até 20% de desconto nas mensalidades de cada pessoa de uma mesma família que estude nas faculdades do grupo;
  • bolsa servidores públicos ou militares: até 30% de desconto para quem segue essas carreiras, incluindo cônjuge e dependente até 24 anos.
  • convênio empresa: descontos para funcionários, incluindo cônjuge e um filho até 24 anos, de empresas conveniadas à Uniderp.

Possibilidades de financiamentos

Uma alternativa para pagar as mensalidades com mais tranquilidade são as possibilidades de financiamento.

  • Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES): programa do governo federal que permite o pagamento das mensalidades somente após a formatura, destinado a estudantes com situação econômica limitada.

Estrutura diferenciada

Um problema encontrado em muitas instituições públicas é o sucateamento das instalações e dos equipamentos, algo que dificilmente você vai encontrar em uma faculdade particular em MS.

Como a rede privada é comandada por uma mantenedora ou se trata de uma instituição familiar, a preocupação em manter o maior número de alunos exige um grande investimento em:

  • ambiente virtual de aprendizagem para aulas online (veja o Portal do Aluno Uniderp);
  • bibliotecas com rico acervo físico e digital;
  • clínicas de atendimento e prática da área;
  • espaços de convivência;
  • infraestrutura de salas de aula;
  • modernos laboratórios para prática acadêmica;
  • tecnologia de ponta em todas as áreas do ensino.

Soma-se a isso a organização institucional que raramente tem problemas sérios com recursos humanos, a ponto de haver greves, como é recorrente nas instituições públicas.

Corpo docente qualificado

Assim como nas instituições públicas, é indiscutível a qualificação do corpo docente, que é composto por especialistas, mestres e doutores com experiência no magistério superior.

Além disso, especificamente as melhores faculdades particulares de Campo Grande também prezam por contratar professores como uma trajetória não acadêmica consolidada ― ou seja, que tenham experiência de mercado. O motivo é o engajamento com uma proposta de ensino moderna que visa à plena capacitação profissional do aluno para ingressar em um mundo do trabalho tão dinâmico e competitivo.

Localização das faculdades

Não é raro que instituições públicas fiquem distantes da região central da cidade, o que exige um longo deslocamento diário dos alunos. No caso de Campo Grande, por exemplo, a Cidade Universitária fica a 8 km do centro, o que pode demandar muita paciência, especialmente em dias com bastante trânsito.

Já boa parte das faculdades particulares está nas imediações do centro, próximo à Av. Afonso Pena, que corta a capital.

Com isso, até mesmo os alunos de outras cidades que vão morar em Campo Grande são beneficiados, pois o deslocamento é curto, e há várias opções de moradia, o que barateia muitos os custos.

Viu quantas vantagens têm as faculdades particulares de Campo Grande/MS? Então, se você está procurando uma formação profissional completa, sem as dificuldades que o ingresso em uma instituição pública impõe, considere já prestar vestibular na rede privada de ensino.

Mas você tem dúvidas de qual seria o melhor local para estudar? Então, venha conhecer a Uniderp e saiba como é ser aluno da principal faculdade de Campo Grande! Entre em contato conosco.

* Sujeito a alteração.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados