Como é a cultura da região Centro-Oeste?

parque em campo grande centro oeste

Desconto nota do Enem

A cultura da região Centro-Oeste é riquíssima e bastante diversificada, graças à influência de indígenas, bolivianos e paraguaios. Formada pelos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e o Distrito Federal, a área também recebe inspirações de todas as partes do Brasil.

Isso faz com que o local seja uma boa escolha para quem quer investir na carreira, enquanto vivencia novas experiências. Um dos pontos altos na economia da região Centro-Oeste para estudar ou trabalhar é o setor agrícola, responsável por boa parte do PIB (Produto Interno Bruto) do Mato Grosso do Sul e arredores. Quer saber mais? Acompanhe!

Quais são os costumes da região Centro-Oeste?

Ao mesmo tempo em que oferece a estrutura necessária para quem busca desenvolvimento e uma carreira bem-sucedida, a região Centro-Oeste ainda mantém fortes as suas tradições. Um dos costumes mais comuns é o das tecelãs, que ganharam destaque no cenário turístico.

Devido à influência de tantos povos, especialmente da cultura indígena, o artesanato também ajuda a acentuar os hábitos regionais. Peças de cerâmica e de madeira são populares, assim como as tradicionais bonecas de pano. Pedras preciosas, bordados e tapeçaria completam a lista dos materiais mais utilizados na confecção.

Quais são as principais expressões culturais?

No contexto sociocultural do Centro-Oeste, podemos destacar duas manifestações culturais bem marcantes. Uma delas é o Siriri, uma dança de cunho religioso, embalada pelo som do ganzá e do mocho (instrumentos de percussão) e da viola de cocho (variante regional da viola brasileira e reconhecida como patrimônio nacional).

Outra dança típica é o Cururu, que conta apenas com a participação dos homens, da viola de cocho e do reco-reco (instrumento de madeira da África). Parte de uma das principais festas da região, é uma homenagem aos santos padroeiros das cidades do interior.

Tour pela prova do Enem

Quais são as festas populares do Centro-Oeste?

Podemos destacar dois eventos culturais de extrema importância na cultura da região Centro-Oeste: a Cavalhada e o Fogaréu. A festa mais conhecida é uma celebração de origem portuguesa, que ocorre em Pirenópolis (GO). Na Festa do Divino, a Cavalhada é uma apresentação teatral ao ar livre que simula uma luta medieval entre cristãos e mouros.

Já a Procissão do Fogaréu é realizada durante as comemorações de Páscoa, na Semana Santa, também em Goiás. De origem espanhola, a festa traz uma encenação da prisão de Jesus. Entre outras comemorações, temos a Folia de Reis e a Festa de São Benedito.

Qual é a comida típica da região?

Para quem gosta de provar iguarias, a cultura do Mato Grosso e região também é representada pelos seus pratos típicos. Os principais ingredientes utilizados na cozinha vêm da agricultura local com o milho, o arroz e a mandioca.

Por falar nisso, o arroz com pequi (fruta da região) e frango é um prato bastante popular, assim como o bolinho de mandioca, o bolo de arroz, a chipa (de origem paraguaia), a guariroba (palmeira nativa) e o Maria Isabel (arroz com carne de sol, servido com farofa de banana).

arroz com pequi comida típica centro oeste
Arroz com Pequi

Qual é a religião predominante na região Centro-Oeste?

Entre as principais religiões praticadas na região Centro-Oeste, católicos (59,6%), evangélicos (26,8%), e espíritas (2,3%) concentram o maior número de pessoas, sendo que 8,4% se encaixa na categoria “sem religião”. Os dados são do Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que traz um comparativo entre os anos 2000 e 2010.

Com tantas influências, a cultura da região Centro-Oeste contribui para uma experiência rica, seja nos estudos, seja no trabalho, seja na qualidade de vida. Se não faltam atrativos históricos, culturais e gastronômicos, os incentivos educacionais são uma motivação à parte. Aqui na Uniderp, faculdade de referência na região, há cursos para profissões em alta, como Agronomia, Administração e Engenharia Ambiental. Sem contar o acesso às melhores vagas pelo Canal Conecta, exclusivo de nossos alunos.

Gostou de conhecer mais sobre a região? Então, compartilhe este artigo nas redes sociais e incentive o sonho de quem quer estudar, morar e trabalhar no Centro-Oeste.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 123

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados