Qual é o PIB do Mato Grosso do Sul e quais mercados mais contribuem?

cidade de campo grande ms

Desconto nota do Enem

Sempre que o debate engloba o crescimento de uma região, dados econômicos são utilizados para analisar a perspectiva de desenvolvimento. O principal critério para embasar reflexões de teor financeiro é o Produto Interno Bruto (PIB), a somatória de todos os bens produzidos em uma localidade durante um intervalo de tempo.

A partir da interpretação desse parâmetro, estimativas são realizadas a respeito das possibilidades de progresso nos próximos períodos. Porém, os números não devem ser vistos de maneira absoluta, porque podem ser consequências de conjunturas particulares.

Se você tem interesse em se mudar para o Mato Grosso do Sul ou gostaria de saber mais informações sobre as oportunidades de crescimento na região, conhecer o PIB de MS é um dos primeiros passos. Fique por aqui com a Uniderp e saiba:

Qual é o PIB do Mato Grosso do Sul?

A crise atravessada pelo Brasil desde meados da última década, por exemplo, não pode ser descontextualizada em um diagnóstico. Em 2017, a economia brasileira apresentou prosperidade de apenas 1,3% em relação ao ano anterior.

Cenário distinto foi vivenciado em outros estados, com destaque para a região Centro-Oeste. Segundo informações publicadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, em novembro passado, mesmo após o impeachment de 2016, o Mato Grosso do Sul (MS) ascendeu 4,9% e alcançou o sexto lugar no ranking entre as unidades da federação, o segundo de sua região.

O PIB do MS está avaliado em R$ 96.372.195.278,73, o que representa R$ 35.520,45 por habitante do estado, o oitavo maior montante per capita (por pessoa) do país.

Qual é a projeção para os próximos anos?

Em 2019, de acordo com o Banco Central, no trimestre compreendido de junho a agosto, a economia na região Centro-Oeste alavancou em dois por cento em relação à época anterior, o primeiro lugar.

Tour pela prova do Enem

Devido aos resultados de excelência, o futuro pode ser encarado com bastante otimismo. Para 2020, os apontamentos da Tendência Consultoria Integrada, do início do ano, indicam a terceira colocação para o Mato Grosso do Sul na classificação do PIB por estados.

Sobre 2021, o estado estaria predestinado a crescer novamente acima da média nacional. A previsão feita por especialista da Fundação Getulio Vargas (FGV), no mês de fevereiro, apresenta uma estimativa de aumento do PIB de 2,2% a 2,4% para 2021. 

Quais mercados mais contribuem para esse número?

O crescimento da economia do Mato Grosso do Sul pode ser atribuído à agropecuária. O setor colaborou com 25% de participação no índice geral. A tecnologia disponibilizada na produção de grãos elevou o rendimento e o valor agregado.

Na composição geral do PIB, alguns campos se sobressaem por representar grande parcela de contribuição. Aproximadamente 20% são referentes à administração pública e englobam a gestão, a educação, a defesa e a seguridade social no panorama estatal.

O comércio é outra relativa parcela; ocupa 11,95%. O caso do maior polo empregatício do MS simboliza a conjuntura das principais atividades. Isso porque o mercado de trabalho em Campo Grande estrutura-se em quatro pilares: comércio, serviços, agropecuária e administração pública.

Como garantir uma vaga nesses mercados?

A qualidade da capacitação é primordial para a obtenção do efetivo sucesso nos campos profissionais com maior progressão de desenvolvimento. A partir dos dados compartilhados, podemos dizer que os cursos de Administração e de Agronomia dialogam bastante com as demandas e as potências da região. Aliado a uma instituição de excelência, fica mais fácil aproveitar as oportunidades desses mercados.

Na Uniderp, você ainda conta com uma vantagem extra: o Canal Conecta, plataforma exclusiva de vagas de emprego e estágio, que oferece vagas de acordo com o perfil de cada estudante. É a ponte de que você precisa para aliar o conhecimento acadêmico à prática nas áreas que mais fazem crescer o PIB do MS.

Você viu que a agronegócio é bem relevante para a região do Mato Grosso do Sul. Fique por aqui e veja as vantagens de atuar na agricultura em Campo Grande!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados