7 dicas para garantir seu FIES em faculdades do MS!

7dicasparagarantirseufiesemfaculdadesdoms

Desconto nota do Enem

As faculdades privadas têm cada vez mais facilidades nas condições de pagamento para seus estudantes. No entanto, muitas vezes, o financiamento estudantil é a única possibilidade de muitos interessados em fazer o curso superior e que não têm como investir na mensalidade. Esse é um dos motivos por que o FIES é tão procurado.

O que não pode acontecer é perder essa oportunidade por falta de informação sobre como concorrer no programa, concorda? Por isso, preparamos este post com todas as informações de que você precisa para conseguir sua vaga de FIES no Mato Grosso do Sul. Vamos lá?

Como conseguir FIES no Mato Grosso do Sul?

Para conseguir uma vaga de FIES no Mato Grosso do Sul, algumas dicas fazem toda a diferença, como:

  1. conhecer as modalidades do programa;
  2. conferir se a sua faculdade é contemplada;
  3. fazer a inscrição corretamente;
  4. conferir os pré-requisitos de participação;
  5. conhecer os cursos priorizados;
  6. verificar as notas de corte;
  7. ficar de olho nos prazos.

Antes de explicar melhor cada uma dessas dicas, vamos entender o que é o FIES e como ele funciona?

Entenda o que é o FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Governo Federal criado com o objetivo de ajudar pessoas de baixa renda a ingressar no ensino superior. Ele é voltado exclusivamente para faculdades privadas e, atualmente, atende somente cursos presenciais.

Saiba como funciona

Basicamente, o FIES funciona assim: as instituições financeiras parceiras — Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal — concedem um empréstimo para o aluno, que tem suas mensalidades da faculdade pagas integralmente.

O acerto do estudante junto ao banco se dá após o término da graduação, quando, idealmente, ele já estará inserido no mercado de trabalho e exercendo a nova profissão. Durante o período do curso, são cobradas parcelas simbólicas de no máximo R$ 150,00 por trimestre.

Ah, e mesmo com esse prazo longo para o acerto do empréstimo, as taxas de juros são reduzidas, indo de 0% a 6,5% ao ano, dependendo das condições socioeconômicas do aluno.

Quais as melhores práticas para quem vai concorrer ao FIES?

Por ser muito interessante para alunos que não podem arcar com o investimento na graduação, o programa é muito procurado e, por isso, o processo seletivo pode ser um pouco rígido.

Pensando nisso, separamos 7 dicas para você conquistar sua vaga de FIES no MS. Anote aí!

1. Conhecer as modalidades do programa

O primeiro passo é se informar sobre os tipos de FIES para ver em qual você pode concorrer. Em 2018, o governo lançou o Novo FIES, mudando algumas regras devido ao alto nível de inadimplência nos anos anteriores. Agora, são três modalidades:

  • FIES 1: destinado a estudantes de todo o país com renda familiar per capita de até 3 salários mínimos, com taxa zero de juros — essa modalidade corresponde a um terço do total de vagas abertas anualmente;
  • FIES 2: destinado a estudantes com renda familiar per capita de 3 a 5 salários mínimos, com taxa de juros de 3% ao ano — atenção: essa modalidade é exclusiva para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país (olha a oportunidade de FIES no MS!);
  • P-FIES: destinado a estudantes de todo o país com renda familiar per capita de 3 a 5 salários mínimos, com taxa de juros de 6,5% ao ano;

Uma observação importante é que, no Novo FIES, as parcelas do financiamento estudantil começam a ser cobradas imediatamente após a conclusão do curso, e não mais 18 meses depois da formatura, como era anteriormente. As parcelas não podem exceder 10% da renda do aluno.

Tour pela prova do Enem

2. Conferir se a sua faculdade é contemplada

Já viu em qual modalidade você se encaixa? Então, confira se a sua faculdade é contemplada. Basicamente, qualquer instituição privada, com cursos presenciais e reconhecida pelo MEC, faz parte do programa, inclusive a Uniderp!

Para ter certeza de que a faculdade que você tem em vista ou na qual já estuda é regularizada, você pode usar a Consulta Avançada no portal e-Mec: é só preencher o nome da instituição, inserir o código de verificação e buscar.

3. Fazer a inscrição corretamente

Para solicitar o financiamento estudantil em Campo Grande ou em outras cidades do MS, preste atenção nos seguintes passos:

  1. aguarde o período de inscrições, que ocorre no início e no meio do ano, um pouco antes do início do semestre letivo, no site FIES Seleção;
  2. caso seja sua primeira tentativa, crie uma conta em “Primeiro Acesso”, ou faça seu login se já for cadastrado;
  3. preencha todos os dados solicitados para a inscrição, que incluem um questionário socioeconômico e de perfil familiar, além de selecionar o seu grupo de preferência — cidade, estado, curso e instituição desejada;
  4. depois de preencher todas as informações, envie sua inscrição e aguarde o resultado. Se for pré-selecionado, o candidato deve ir à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da sua faculdade para validar as informações, em até 5 dias úteis;
  5. por último, compareça ao banco parceiro em até 10 dias úteis levando a documentação exigida para efetivar a contratação do financiamento.

Apesar de serem várias etapas, não se preocupe: a inscrição é intuitiva, e o portal do FIES apresenta instruções detalhadas sobre todos os passos.

4. Conferir os pré-requisitos de participação

Outra dica é ficar de olho nos pré-requisitos para seleção, que continuam valendo no FIES 2020:

  • ter participado do Enem em qualquer edição a partir de 2010;
  • ter uma pontuação mínima de 450 pontos;
  • não ter zerado a prova de redação;
  • não ser bolsista integral do Prouni;
  • não ter sido beneficiado com o FIES anteriormente;
  • não ter dívidas com o Programa de Crédito Educativo (PCE/CREDUC).

Observação: restrições no SPC ou no Serasa não impedem a inscrição do candidato.

5. Conhecer os cursos priorizados

Se você quer aumentar as suas chances de conseguir uma vaga de FIES no Mato Grosso do Sul e ainda não decidiu o seu curso de graduação, boas notícias! Algumas áreas são priorizadas pelo programa. Isso quer dizer que candidatos com interesse nos cursos listados passam na frente na seleção.

Para o FIES 2020, o Diário Oficial da União já divulgou os cursos priorizados (Anexo II), que estão dentro destas grandes áreas:

  • Saúde, incluindo Odontologia, Enfermagem, Nutrição, Fonoaudiologia e outros;
  • Engenharias e Ciências da Computação;
  • licenciaturas e Pedagogia.

6. Verificar as notas de corte

Outra dica é conhecer a tendência das notas de corte dos cursos. Essas notas correspondem ao mínimo de pontuação no Enem que o candidato deve ter para concorrer à vaga. Olhando para elas, você já sabe se você tem chances ou não.

Por isso, vale a pena se inscrever em cursos que costumam ter a nota de corte mais baixa do que a sua pontuação. Esses valores são atualizados todos os anos e dependem do curso, da instituição de ensino e do turno.

7. Ficar de olho nos prazos

Por fim, fique de olho nos prazos! As inscrições ficam abertas por um período de cerca de 7 dias e, se for pré-selecionado, o aluno tem apenas 10 dias úteis para formalizar a contratação. Para não perder as datas, a dica é seguir as páginas oficiais do FIES nas redes sociais.

Com essas dicas, você está preparado para concorrer a uma vaga de FIES no Mato Grosso do Sul. A grande vantagem desse programa é que você pode investir no seu ensino superior imediatamente, mesmo que não tenha condições financeiras no momento.

Agora, se você não se encaixa em algum dos requisitos do FIES, não se preocupe! Entre em contato com a gente e conheça nossas oportunidades para realizar seu sonho — temos bolsas de até 100% e um parcelamento especial!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados