Faculdade de Agronomia: tire suas dúvidas sobre esse curso!

Desconto nota do Enem

O curso de Agronomia certamente é uma área muito requisitada atualmente. Isso vale, devido a necessidade de aprimorar setores como agricultura, pecuária, biocombustíveis, entre outros. 

Sem dúvida, a faculdade de agronomia é tida como uma excelente oportunidade de carreira. Para saber mais sobre a Faculdade de Agronomia, continue nessa leitura. 

O que é Agronomia?

Antes de tudo, é preciso entender mais sobre o que é Agronomia e suas áreas de conhecimento. Pense em um curso superior o qual você aprende sobre ciências exatas, naturais, sociais e econômicas. Sim, para se tornar um agrônomo é preciso estudar tudo isso no bacharelado. 

No intuito de dar condições ao estudante para atuar na agropecuária e no agronegócio, a Faculdade de Agronomia só prospera. Além disso, há outras possibilidades dentro da agronomia que muita gente desconhece. Seriam elas:

  • definir e aplicar técnicas de agropecuária e pecuária para melhor produtividade;
  • respeitar e conservar o meio ambiente sempre;
  • gestão agro no geral;
  • controle de pragas e ervas daninhas;
  • produção de biocombustíveis sendo essa uma área muito promissora;
  • apontar soluções sustentáveis, como as agroflorestas, por exemplo;
  • cultivo de florestas, plantio de árvores e poda;
  • biotecnologia: isso vale para o melhoramento genético de animais. 

Em síntese, é tudo isso citado que é formada a Agronomia. Desse modo, em uma boa Faculdade de Agronomia todos os conteúdos mencionados devem ser abordados. Primeiramente, para que o aluno tenha sucesso na sua trajetória universitária é preciso gostar da área. Isso vale como ponto de partida para se inscrever no vestibular e se dedicar aos anos de estudo

Por conseguinte, um bom agrônomo está sempre se atualizando. Portanto, o foco em ter mais conhecimento deve ser aliado com o constante desejo de estar por dentro das novidades.

Quantos anos dura a Faculdade de Agronomia?

Antes de tudo, tenha em mente que o prazo é de dez semestres ou períodos. Ou seja, preveja uma duração estimada de cinco anos para concluir o curso de agronomia. O título de bacharelado ocorre no final do período de formação, após a elaboração de um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). 

Certamente, para conquistar o diploma neste tempo é preciso dedicação para passar em todas as etapas. Mesmo que você não atinja os objetivos em uma determinada disciplina, é possível cursar as chamadas DPs. Por isso, na maioria das universidades você pode estudar novamente uma disciplina a ser refeita juntamente com as matérias do semestre.

Apesar de parecer um tempo longo, tenha a certeza de que vale a pena. A importância da faculdade é imensa quando se busca um sucesso profissional. 

Juntamente com os anos do curso de Agronomia é possível unir algumas competências. Idiomas, tecnologias, inteligência emocional, certamente agregam e muito em grande parte das profissões. Na Faculdade de Agronomia, isso não é diferente. O Brasil é um grande produtor de alimentos, carnes e florestas, muitas multinacionais estão de olho aqui. Desse modo, ter conhecimento de outra língua além de informática e outros, é um diferencial e tanto.

Logo após iniciar a Faculdade de Agronomia você também pode conseguir um estágio. Às vezes as empresas procuram recrutar talentos ainda no início do bacharelado. De fato, essa pode ser uma chance e tanto de conseguir uma boa colocação no início do curso. 

Quais são as disciplinas do curso de Agronomia?

A faculdade de agronomia é direcionada para formar um profissional que esteja de acordo com as exigências atuais do mercado de trabalho. Como resultado, o estudante precisa desenvolver conhecimentos sobre solo, processos animais e vegetais. Ademais, combate a pragas, manejo de máquinas e inseticidas compõem os conteúdos do bacharelado em Agronomia. Em outras palavras, uma boa grade curricular é composta de matérias como:

  • Agronomia, Ciência e Tecnologia;
  • Morfologia e Fisiologia Vegetal;
  • Agrometeorologia;
  • Química Orgânica;
  • Zoologia Geral;
  • Microbiologia Agrícola;
  • Genética e Melhoramento de Plantas e Animais;
  • Produção, Tecnologia e Armazenamento de Sementes;
  • Bovinocultura, Suinocultura e Avicultura;
  • Controle de Qualidade de Produtos Vegetais e Animais;
  • Fruticultura;
  • Irrigação e Drenagem;
  • Máquinas e Mecanização Agrícola;
  • Economia e Administração Rural.

Diante disso, ainda constam matérias que envolvem física, estágios obrigatórios, seminários, avicultura e suinocultura. Desse modo, o estudante no período de cinco anos da Faculdade de Agronomia conhece várias possibilidades desta profissão. Como resultado, fica muito mais preparado para atuar com maior sucesso no mercado de trabalho.

As modalidades para fazer Agronomia

A princípio há três modalidades que ofertam o curso de Agronomia. Entretanto, devido ao período recém vivenciado da pandemia Covid-19, o ensino a distância cresceu muito. Em outras palavras, as possibilidades de estudo são:

Presencial

Sem dúvida, se você tem uma rotina mais flexível, este é o formato ideal. Também é o que mais se assemelha com a experiência tradicional de uma graduação.

Tour pela prova do Enem

O aluno frequenta suas aulas em uma unidade de ensino, onde aproveita o suporte dos professores. Além disso, há o convívio e a troca de experiências com a turma e toda infraestrutura para realizar as atividades.

Semipresencial

No semipresencial as matérias e conteúdos são estudados de forma online e no polo. A fim de registrar a presença do aluno na sala de aula, é realmente necessário a presença do aluno

Em síntese, ocorre uma mistura de modalidades e forma intermediária que é a semipresencial. Na Faculdade de Agronomia é uma forma de estudar muito procurada, pois tem uma flexibilidade ao mesmo tempo que preserva o ensino tradicional.

A distância

Posteriormente vem o formato de ensino que mais cresce que é o EAD (Ensino a Distância). Aqui há uma flexibilidade e autonomia de tal forma que é você quem determina onde e quando irá estudar. Com mensalidades atrativas, conteúdos tão bons quanto o presencial, o curso de Agronomia também está presente no EAD. 

Perfil do aluno de Agronomia

A Faculdade de Agronomia é para aquelas pessoas com um perfil que tenha determinadas características. A princípio para ser um agrônomo é preciso ter capacidade para planejar e executar projetos agropecuários. Além disso, saber administrar uma propriedade rural, coordenar plantios, pragas, fazer pesquisas em segmentos variados do ramo.

Ainda, desenha o perfil, habilidades e competências específicas. Primeiramente é preciso ter flexibilidade, capacidade de adaptação e de resolver problemas. Também é interessante ter familiaridade com números de tal forma que consiga resolver cálculos sem grandes dificuldades. Um agrônomo precisa interpretar estatísticas e dados, assim como apreciar a vida no campo, animais e plantas.

Todas essas funções significam que o curso de agronomia realmente abre portas no mercado. A Faculdade de Agronomia trata de assuntos ligados à Química, Zoologia, Botânica e Biologia. Portanto, se você é atraído por essas áreas de conhecimento, está dentro do perfil. 

O mercado para quem faz Faculdade de Agronomia é bom?

Em resumo, o mercado é muito bom e tende a continuar aquecido no futuro. Isso vale devido a necessidade de otimizar a produção de carne e alimentos, por exemplo.

Ademais, controle de pragas e ervas daninhas sempre demandam novas pesquisas e manejos. Ainda assim, para se destacar no mercado é fundamental ter afinidade com tecnologia. Nesse caso, desde a utilização de computadores, tablets, câmeras e softwares até o uso de máquinas mais robustas. As inovações no setor agrícola, por exemplo, surgem a todo momento e o uso de tecnologias acompanha esse movimento.

Outro setor que é muito promissor é o de biocombustíveis. Em virtude de um apelo e urgência de prover combustíveis mais limpos, o agrônomo é contratado para esse ramo também. Além disso, a sustentabilidade, agroflorestas, mantém um interesse geral.

O salário acompanha essa ótima demanda. Logo após sair da Faculdade de Agronomia a remuneração está em torno de R$ 4.980,00. Certamente esse valor pode variar conforme a atividade e região.  

Escolha fazer Agronomia na Uniderp!

Em conclusão, para estudar dez semestres e cinco anos, você precisa apresentar um diploma emitido por um lugar de confiança. Tanta dedicação e tantos anos de estudos precisam realmente valer a pena. Na Uniderp certamente você encontrará todos os diferenciais para ingressar com nome e força no mercado de trabalho.

Unindo tradição, qualidade, equipe qualificada de professores e excelente suporte ao estudante, a Uniderp conquistou um lugar no topo entre as Faculdades de Agronomia

Com polos espalhados por cidades de todo o Brasil, certamente há uma unidade perto da sua casa. Não perca tempo e corra para fazer parte do seleto grupo de agrônomos do futuro. 

Inscreva-se no vestibular aqui agora mesmo e aproveite todas as vantagens de ser Uniderp.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados