Como funciona o FIES para Medicina? Leia e entenda!

estudantes fies para medicina

Fazer uma graduação na área da Saúde é o sonho de muitas pessoas — e a boa notícia é que atualmente é totalmente viável ingressar no curso de Medicina por meio do FIES.

O programa do Governo Federal financia o valor das mensalidades para que caibam no seu bolso, disponibilizando excelentes benefícios e juros baixos para quem deseja entrar no ensino superior.

Mas para participar, é preciso estar atento a alguns critérios e se candidatar com uma boa avaliação, uma vez que a nota de corte é alta devido à concorrência.

Ficou curioso sobre o assunto? Então, continue a leitura e saiba como funciona o FIES para Medicina e as principais regras do programa para ficar atento!

É possível cursar Medicina com o FIES?

Arcar com os custos da mensalidade de Medicina pode não ser uma tarefa simples para muitas pessoas. No entanto, se você tem aptidão para a área e mesmo assim deseja tentar ingressar na faculdade e ser um profissional da Saúde, o mais indicado é se candidatar ao FIES 2020.

Atualmente, o curso é um dos mais procurados pelos estudantes justamente pelas excelentes oportunidades que o mercado de trabalho oferece e, sobretudo, pelo reconhecimento e importância da profissão para a sociedade.

Assim, para participar do programa e conseguir uma vaga, é preciso estar atento a determinadas regras que podem ou não desclassificá-lo diante da concorrência.

O primeiro critério é em relação à comprovação da renda familiar, que deve ser de até três salários mínimos. Outro fator que influencia é ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de qualquer edição a partir de 2010. Nesse caso, é preciso ter tirado uma média de, no mínimo, 450 pontos, além de nota superior a zero na redação.

De qualquer maneira, o que mais conta no momento de conseguir bolsa para Medicina é a nota de corte. Ela consiste na pontuação mínima necessária para conquistar a vaga, e o que mais interfere na nota é a faculdade escolhida e, também, a modalidade de concorrência na qual o estudante se candidata para a oportunidade.

Por que o FIES é uma boa opção para quem deseja cursar Medicina?

Se você ainda está em dúvida se faz ou não as inscrições para o FIES 2020, saiba que o governo prioriza o financiamento estudantil para quem opta pela área da Saúde, além de ser possível trabalhar na Saúde Pública para quitar parte da dívida.

Considerando as oportunidades do mercado para Medicina no Brasil, as chances de quitar o débito são altas, pois há uma boa oferta de emprego para a carreira, em praticamente todas as regiões do país. Assim, o ideal é buscar por uma instituição de ensino superior que participe do programa e, também, que ofereça mensalidades mais em conta para não pesar no bolso ao final da graduação.

Até porque o auxílio financeiro concedido pelo FIES empresta o dinheiro das mensalidades para o estudante, que deve pagar todo o valor após a formatura, quando provavelmente já estará empregado e contando com uma boa renda. Os juros do empréstimo são baixos e podem, inclusive, chegar a zero, a depender da situação financeira da família do estudante.

Portanto, se você está considerando morar em Campo Grande para cursar Medicina, esse pode ser o momento ideal que tanto esperava para se candidatar e conquistar esse excelente benefício. Lembre-se apenas de que é fundamental optar por uma faculdade com avaliação positiva pelo Ministério da Educação (MEC), pois o órgão tende a dar prioridade de bolsas para os cursos que apresentam boas notas.

Como funciona a nota de corte do FIES para Medicina?

No Novo FIES, a quantidade de bolsas diminuiu para todos os cursos de graduação, e os critérios ficaram ainda mais rigorosos. No entanto, o programa ainda busca beneficiar principalmente quem tem uma condição financeira inviável para o pagamento dos valores integrais das mensalidades.

E um dos principais critérios exigidos é, justamente a nota de corte, que fornece informações para calcular quais são as chances de conseguir o financiamento.

A pontuação para Medicina fica concentrada na faixa dos 720 a 830 pontos no resultado do Enem, por isso, é fundamental que você se dedique e estude bastante para conseguir se destacar. Os estudantes que estiverem dentro da nota de corte podem se matricular tranquilamente na instituição de ensino superior de sua escolha.

Inscrições

As inscrições do FIES ficam disponíveis em dois períodos de cada ano, geralmente no mês de fevereiro e junho. Para se candidatar, basta acessar o site do programa e preencher a ficha cadastral com todas as suas informações pessoais. Ao ser aprovado, é preciso validar os documentos na faculdade e apresentar os seus dados no banco pelo qual conseguiu o auxílio financeiro.

Aqui na Uniderp, a graduação em Medicina conta com uma estrutura de excelência, com salas de aula e laboratórios completos para atender a todos os requisitos do curso.

Disponibilizamos o Centro de Especialidades Médicas (CEMED), onde os estudantes podem aprender prestando assistência médica-ambulatorial em diversas especialidades, sempre contando com a supervisão de um profissional formado na área.

A faculdade também tem parcerias para estágios em hospitais conveniados, em diversos pontos da cidade, como a Santa Casa, Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, Hospital Cassems, Hospital El Kadri, Maternidade Cândido Mariano e Sirpha (Lar do Idoso). Com isso, preparamos os graduandos para a realidade da profissão e também para se candidatarem às vagas disponíveis no mercado.

Não consegui o FIES para Medicina. E agora?

Aqui na Uniderp, ainda oferecemos alternativas para quem não passou no FIES ou não se enquadra nas regras do programa, mas deseja ingressar no ensino superior. Aceitamos as bolsas de estudo integrais e parciais do Programa Universidade Para Todos (Prouni), com o intuito de ampliar as chances dos estudantes de cursarem uma graduação.

Agora que você já descobriu que é possível utilizar o FIES para cursar Medicina, certamente será muito mais simples realizar o sonho de ingressar na área da Saúde. Lembre-se de que é preciso se dedicar para se destacar e ficar dentro da nota de corte definida para o curso!

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e conheça também quais são as profissões mais bem pagas do país para se capacitar e aproveitar ao máximo as oportunidades do mercado de trabalho!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

cursos uniderp

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.