Conheça as profissões mais bem pagas do país e se capacite!

profissões mais bem pagas do país

Desconto nota do Enem

Escolher uma área do conhecimento para consolidar carreira profissional não é tarefa fácil. São diversos os fatores que o acadêmico deve colocar na balança para conciliar talentos, preferências e oportunidades de emprego no mercado.

Para muitos, a remuneração média da profissão também pode ser decisiva ao optar por um curso superior, uma vez que os números revelam o nível de valorização do profissional.

Por outro lado, o aluno pode ter acesso a uma diversidade de profissões mais bem pagas no Brasil, que abarcam áreas distintas de estudo e permitem atuar tanto na esfera privada quanto na pública.

Pensando nessas possibilidades, elencamos as carreiras mais promissoras financeiramente, além de orientações sobre como ingressar no mercado e se preparar para o trabalho. Não deixe de conferir!

Médico

Uma das carreiras com maiores salários no setor privado é a de médico. Mesmo para quem acaba de deixar a faculdade, as margens de lucro podem ser bastante atrativas. Em cargos mais elevados, como os de diretor de hospital ou gestor de instituições na área da saúde, a remuneração costuma ser ainda mais alta.

Para trabalhar como médico, é necessário concluir a faculdade de Medicina e o período de residência médica. Também é importante buscar especializações, a fim de ampliar as possibilidades de atuação. Para se dar bem na área, ainda é importante saber lidar com pessoas, ser empático e ter afinidade com matérias relacionadas à Biologia.

Advogado

O Direito é, assim como a Medicina, uma das áreas mais tradicionais do conhecimento. Ainda assim, o acadêmico que optar por seguir a advocacia pode ser bem recompensado financeiramente. Na esfera pública, o profissional pode prestar concurso e trabalhar como juiz, promotor ou delegado, por exemplo.

É possível, do mesmo modo, seguir carreira como autônomo, atuando em processos nas matérias de maior afinidade e acompanhando questões jurídicas diretamente com o cliente. Para obter bons resultados, é importante que o profissional apresente características como: excelente oratória e ortografia, capacidade para trabalhar em equipe e inteligência emocional.

Agrônomo

Investir na faculdade de Agronomia também pode gerar excelente retorno financeiro ao estudante. Trata-se da área do conhecimento que busca compreender e aperfeiçoar práticas agrícolas, de modo a otimizar a produção sob as óticas econômica, técnica, social e ambiental. A partir da expansão do agronegócio no país, a profissão tem sido cada vez mais valorizada e bem recompensada pelas instituições.

Para trabalhar com a Agronomia, o estudante deverá buscar formação superior. Ao longo do curso, aprenderá a combater pragas, adubar a terra e implementar projetos de irrigação. Entre os conhecimentos importantes a serem adquiridos pelo profissional, também vale destacar o conhecimento em economia rural e sobre a qualidade dos produtos agrícolas.

Profissional de TI

A partir do rápido avanço das tecnologias, profissões relacionadas a elas têm recebido destaque e, portanto, sido valorizadas no mercado. Não por acaso, o profissional de TI está entre os mais bem pagos do país. Nas empresas, é ele o responsável por fazer a gestão das informações, distribuindo esse conjunto de dados nas redes de computadores.

Dessa forma, assume papel estratégico para a otimização de todos os processos do negócio. Para ingressar nesse mercado, o acadêmico poderá optar pelo curso de Engenharia da Computação ou de Ciências da Computação. Assim como em todas as outras formações, a especialização na área também constitui diferencial na hora de solicitar uma oportunidade de trabalho.

Tour pela prova do Enem

Contador

O profissional que opta pelo ensino superior em Ciências Contábeis pode, do mesmo modo, encontrar possibilidades de atuação bem recompensadas no mercado. O contador, afinal, é aquele que cuida de todas as questões financeiras, tributárias e econômicas que envolvem uma pessoa física ou jurídica.

Além da gestão de negócios, ao se formar, o acadêmico poderá atuar como perito e auditor, no mercado de seguros ou em empresas públicas. No cotidiano, trabalhará na maior parte do tempo com planilhas, demonstrativos e guias de impostos, verificando contas a pagar e receber ou gerenciando obrigações tributárias.

Engenheiro

Entre as melhores profissões também se destacam as Engenharias. Nesse sentido, as opções são amplas e asseguram atuação extensa no mercado, especialmente devido à carência de profissionais aptos para atuar no ramo. A faculdade de Engenharia Ambiental, por exemplo, se revela promissora para o futuro, uma vez que está relacionada à preservação de recursos naturais e do meio ambiente.

Há, ainda, a opção de trabalhar com Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica ou Engenharia Mecânica. Vale destacar a importância da afinidade com as áreas exatas para a formação de um bom profissional, além, é claro, da habilidade para trabalhar em equipe e do comprometimento com a qualidade.

Profissional de marketing

A partir do avanço das tecnologias, os métodos para alavancar vendas sofreram mudanças significativas. Por essa razão, hoje, há uma grande busca por profissionais atualizados no mercado e que cultivam espírito inovador e criativo para atuar na área.

As carreiras em Publicidade e Propaganda têm sido, portanto, muito valorizadas por empreendedores. Afinal, é essa a profissão responsável por estudar o mercado, criar estratégias para tornar o produto mais atrativo e trabalhar a satisfação da empresa e do consumidor. O ofício, dessa forma, está diretamente relacionado ao desenvolvimento e ao sucesso do negócio.

Administrador

O curso de Administração oferece formação bastante versátil para atuar no mercado. A graduação, afinal, abre portas para trabalhar nos mais diversos setores econômicos, planejando, organizando e fazendo o controle de fatores internos e externos às instituições.

É o administrador o responsável por orientar e coordenar os processos da empresa que interferem no seu desempenho. Uma das razões para a sua valorização no mercado e remuneração satisfatória, portanto, é justamente a atuação estratégica que exerce no negócio. Especialmente em momentos de crise, a presença de um administrador competente pode ser a chave para o seu desenvolvimento sustentável.

O geólogo é, também, uma das profissões mais bem pagas no Brasil. Isso porque a carreira é bastante requisitada nas indústrias de mineração e petróleo, que constituem uma das maiores atividades econômicas do país. A Geologia, em linhas gerais, estuda a origem, a composição e as transformações de toda a crosta terrestre.

Por essa razão, a presença desse profissional é indispensável nas atividades extrativistas para reduzir impactos ambientais e acidentes no ato da exploração. A profissão ainda pode abarcar a realização de estudos de solo para, por exemplo, confirmar riscos de erosão e enchentes em determinadas áreas ou a localização de reservas de gás natural.

São diversas as áreas do conhecimento que podem atribuir ao acadêmico bom retorno financeiro. É importante ressaltar que, embora promissoras, a maior parte das carreiras também é bastante concorrida. Por essa razão, é fundamental investir em formação superior e apostar em experiências práticas para se destacar no mercado de trabalho.

Nesse sentido, a Uniderp pode ajudá-lo, oferecendo livre acesso ao canal Conecta e auxiliando-o significativamente em suas conquistas profissionais. O portal conta com diversas empresas parceiras que publicam vagas com frequência. Além disso, para cada cargo em aberto a plataforma indica os candidatos ideais, de acordo com o perfil e as qualificações exigidas para a vaga.

E então? Gostou das nossas dicas? Então compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais para que seus contatos conheçam as profissões mais bem pagas!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados