Oportunidades de emprego em Campo Grande: onde estão?

oportunidadesdeempregoemcampograndeondeestao

Mesmo diante da crise econômica, alguns segmentos de mercado seguem aquecidos. Por essa razão, é possível encontrar boas vagas em aberto, especialmente para aqueles que estão cursando a faculdade, que já conquistaram seu diploma de ensino superior ou para os que já contam com ampla experiência profissional no ramo.

Para ter acesso às oportunidades na capital do Mato Grosso do Sul, no entanto, é importante que o candidato esteja atento para saber onde estão os empregos de Campo Grande (MS). Observando a movimentação e as necessidades econômicas locais, é possível identificar possibilidades de atuação e ter elevadas as chances de ingresso no mercado.

Tendo em vista a importância de estar atualizado em relação às demandas do mercado em Campo Grande, elencamos os principais setores que empregam na região para que você conquiste o seu espaço profissional. Confira!

Setor de serviços

O setor de serviços é, atualmente, um dos que mais se encontram em alta no município. Um levantamento do perfil socioeconômico de Campo Grande, realizado pela Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (PLANURB) em 2017, revelou que o número total de estabelecimentos de serviços era de 1.420 em 2008.

Até 2016, conforme o relatório, esse número subiu de forma contínua para 3.867. O candidato que almeja vagas Campo Grande de destaque no mercado, portanto, pode apostar nesse segmento de atuação. Entre as atividades que podem ser buscadas, nesse sentido, estão as especializadas para construção e as voltadas à Arquitetura e Engenharia.

Vale lembrar que serão maiores as chances de ingresso com boa remuneração àqueles que optarem pelo ensino superior, uma vez que demonstrarão maior capacidade de contribuir para os resultados do negócio contratante. Por isso, escolher uma faculdade de qualidade, que o prepare para o mercado e ofereça oportunidades é essencial. Na Uniderp, os alunos têm acesso, por exemplo, ao canal Conecta, onde ficam em contato com as maiores empresas do Brasil.

Atividades do agronegócio

O agronegócio é um dos setores que menos sofreu com a crise que assolou o país a partir de 2013. Trata-se, inclusive, de uma das raras atividades que teve forças para nadar contra a maré e superar a recessão. No Mato Grosso do Sul, o cenário caminha junto com essas perspectivas nacionais.

O agronegócio é, na verdade, muito importante para a manutenção da economia estadual, uma vez que também permite impulsionar outros setores industriais a ele relacionados. Para se ter ideia, em 2017, quando o PIB sul-mato-grossense cresceu para 4,9%, o setor foi o que mais teve participação no índice geral, com 25% de contribuição.

Uma dica para o candidato que buscar por oportunidades de estágio Campo Grande ou de trabalho, portanto, é apostar em cursos técnicos e graduações que capacitam para o cultivo de plantas e para o manejo de animais.

Área da medicina veterinária

A Medicina Veterinária, ao contrário do que muitos imaginam, não está apenas relacionada à prática clínica direcionada aos animais domésticos em áreas urbanas, mas também à produção de animais selvagens. Há, inclusive, áreas bastante promissoras para o manejo de animais de grande porte nos campos.

Esse ramo de atuação, portanto, se vincula de maneira significativa aos segmentos pecuaristas, permitindo o trabalho em fazendas e grandes propriedades rurais. Estima-se que os ganhos iniciais de um médico veterinário cheguem a R$ 2 mil, podendo alcançar os R$ 7 mil, no auge da carreira.

A formação mais aceita pelo mercado é, nesse caso, a graduação em Medicina Veterinária, com posterior especialização na área de interesse.

Comércio em geral

O comércio é também um dos segmentos que segue em expansão na capital do Mato Grosso do Sul. De 2012 a 2017, o setor terciário no estado evoluiu em sua participação percentual para a composição do PIB regional, oscilando de 59,75% para 60,33%.

Quem busca oportunidades no comércio local, portanto, pode apostar em vagas já disponibilizadas por empresas de varejo ou atacado, ou ainda buscar por cargos de liderança nas grandes instituições.

Nesses casos, no entanto, é importante que o candidato tenha determinada formação e demonstre ao contratante ter aptidão para guiar o negócio no mercado e gerir a empresa adequadamente. Nesse sentido, graduações relacionadas ao marketing ou à gestão de negócios pode contribuir para a conquista de vagas.

Indústria da transformação

Outro segmento que tem demonstrado resultados positivos na economia da capital sul-mato-grossense é a indústria da transformação. Para se ter ideia, somente no primeiro semestre de 2017 foram geradas 292 vagas de empregos Campo Grande (MS), principalmente em frigoríficos e nas indústrias de laticínios.

Trata-se do setor secundário, que transforma a matéria-prima em produto apto à comercialização posterior em estabelecimentos de amplo acesso pelo público. Campo grande, por ser uma região com economia bastante voltada para o agronegócio, também oferece boas oportunidades nesse segmento de mercado.

Para aqueles que desejam obter boas vagas na indústria da transformação, vale apostar em formações como Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção ou Engenharia Química. As áreas, afinal, estão relacionadas ao processo de transformação do produto in natura e constituem profissões bastante almejadas por indústrias.

Funções administrativas

Diante de um mercado bastante diversificado, é natural que profissionais voltados para as áreas administrativas sejam, da mesma forma, procurados por empresas.

Além disso, em tempos de crise e instabilidade econômica, o administrador assume o papel crucial de assumir as responsabilidades no que se refere à manutenção do funcionamento e da sustentabilidade do negócio no mercado.

Por essas razões, a profissão se mostra cada vez mais promissora nos cenários regional e nacional. Para aumentar as chances de ingresso nessas funções, no entanto, o profissional deve procurar por cursos capacitantes voltados para o gerenciamento estratégico e eficaz das instituições.

São diversas as possibilidades para ingressar no mercado de trabalho e encontrar empregos em Campo Grande/MS. Através de uma agência de empregos na cidade, inclusive, o profissional pode ter acesso a uma infinidade de opções para atuar de maneira profissional.

É importante, por outro lado, que o candidato acompanhe com frequência as novas tendências e demandas da capital. Desse modo, será possível identificar quais tipos de graduação melhor atendem às necessidades econômicas regionais e elevar as chances de encontrar boas vagas.

Alguns dados que vale a pena conferir:

Agora, que tal encontrar seu emprego novo? Uma forma muito fácil é acessando o canal Conecta, disponível para todos os alunos da Uniderp, a fim de que tenham acesso a oportunidades profissionais que se encaixam no seu perfil e comportam as suas qualificações. Vai perder a oportunidade?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.8 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

cursos uniderp

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.