Qual a melhor forma de conseguir bolsa de faculdade em Campo Grande?

bolsa de estudos em campo grande

Se você quer ingressar em uma instituição de ensino superior, mas ainda tem dificuldades para arcar com o valor total das mensalidades, saiba que existem excelentes opções de bolsas e de descontos para alunos de baixa renda.

Atualmente, é possível conseguir auxílio de estudo integral ou parcial, sendo que cada modalidade exige determinados critérios dos candidatos. Há, ainda, iniciativas voltadas exclusivamente para grupos sociais, de acordo com a condição financeira, origem ou grupo social.

Ficou curioso? Então, descubra a seguir qual a melhor forma de conseguir uma bolsa para faculdade em Campo Grande e quais são os principais programas do governo para obter um desconto na graduação. Boa leitura!

Como é a concorrência por bolsas em Campo Grande?

Existem diversas formas de conquistar uma bolsa de estudo para quem não tem condições de pagar um curso superior no Mato Grosso do Sul. A cidade de Campo Grande, por exemplo, apresenta uma concorrência menor de candidatos, quando comparada com as principais capitais do Brasil.

Assim, os estudantes que desejam ingressar na faculdade sem contrair dívida podem aproveitar o momento para efetivar a inscrição em uma graduação. O ideal é que o auxílio estudantil garanta, no mínimo, 50% da isenção da mensalidade.

Quais são os programas do governo para conseguir bolsa em faculdades?

O governo também oferece excelentes opções de bolsas de estudo, contando com requisitos específicos. Portanto, para concorrer a uma vaga e fazer uma faculdade sem estourar o seu orçamento, é preciso estar por dentro das regras de cada uma das alternativas. Veja, a seguir, quais são as principais.

Prouni

O Programa Universidade para Todos (Prouni) é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que tem o objetivo de conceder bolsas integrais e parciais para pessoas de baixa renda em todo o território nacional. Considerado um programa de inclusão educacional, o Prouni auxilia estudantes no ingresso e no custeio do valor das mensalidades em faculdades privadas.

Quem consegue uma bolsa do Prouni, especialmente na cidade de Campo Grande, tem a possibilidade de estudar pagando menos ou, até mesmo, de graça. Para concorrer ao benefício, é preciso apresentar nota superior a 450 pontos nas provas objetivas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), pontuação acima de zero na redação e atender aos critérios socioeconômicos que servem de pré-requisito para o desconto, que pode ser de 50% ou 100% da mensalidade.

FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é outro programa do MEC que tem o intuito de oferecer financiamento a alunos em cursos superiores privados. A nova versão do FIES apresenta diferentes modalidades, possibilitando a oferta de vagas com juros zero aos candidatos com maior carência financeira e que têm renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos.

Assim, o estudante começa a pagar as parcelas de acordo com o limite de seu orçamento, diminuindo, com isso, o valor dos encargos a serem custeados. Para se inscrever e concorrer a uma bolsa de estudos pelo FIES, é fundamental ter participado do Enem a partir de 2010 e ter obtido média igual ou acima de 450 pontos, além de nota superior a zero na redação.

Bolsa por desempenho no Enem

Outra alternativa é utilizar o seu desempenho no Enem para participar dos principais processos seletivos das instituições de ensino superior, como a Bolsa Enem da Uniderp! Para isso, é essencial ter boa nota no exame, pois, quanto maior a sua pontuação, mais chances você tem de se destacar diante da concorrência e garantir uma vaga com isenção parcial ou integral na mensalidade.

Inclusive, a depender da faculdade, do curso, do turno e da cidade escolhida, o aluno deve conferir as notas mínimas exigidas para conquistar a bolsa de estudos. Assim, no ato da inscrição, o candidato escolhe duas opções de graduação e informa se deseja concorrer por meio do sistema de cotas ou pela disputa geral.

Quais são as alternativas para obter uma bolsa de estudos?

Há ainda a possibilidade de obter o auxílio estudantil por meio de outras alternativas. Aqui na Uniderp, oferecemos a Bolsa Incentivo para quem está com dificuldades para iniciar um curso superior. O auxílio é voltado para os calouros e, para concorrer, é preciso solicitar a bolsa ao se inscrever no vestibular e atender aos critérios estabelecidos pela instituição de ensino.

Do mesmo modo, a Bolsa Transferência permite que o estudante faça a migração de outra faculdade para a Uniderp. A candidatura é feita presencialmente, e os documentos exigidos para a entrada na solicitação de transferência externa são:

  • RG;
  • CPF;
  • histórico escolar oficial e atualizado da instituição de origem;
  • atestado de vínculo com a instituição de origem;
  • conteúdo programático de todas as disciplinas em que obteve aprovação.

Todos os alunos que fizerem transferência externa para cursos presenciais da Uniderp recebem bolsa de 50% de desconto nas mensalidades até o final da graduação. Já para a modalidade EAD, é oferecido um desconto de 20% do preço de incentivo. Assim, basta apresentar os documentos na unidade mais próxima de você e efetuar a sua matrícula.

Como submeter uma bolsa de estudos para faculdade em Campo Grande?

Antes mesmo de submeter o pedido, tanto pelo Bolsa Incentivo quanto pelo Bolsa Transferência, é fundamental definir qual o curso que você deseja fazer e, ainda, quais são as instituições de ensino superior nas quais você gostaria de estudar. Assim, será possível checar a disponibilidade das vagas e seguir da melhor forma com o processo de seleção em ambas as opções.

Conseguir bolsa para estudar em uma faculdade de Campo Grande pode ser bastante simples, não é mesmo? Portanto, fique atento aos prazos dos programas para aproveitar as oportunidades e, claro: estude bastante para se destacar nas avaliações!

Gostou do conteúdo? Então, aproveite a visita e conheça as profissões que estão em alta no Mato Grosso do Sul!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

bolsas enem
cursos uniderp

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content