6 dicas para ter uma bolsa no Prouni em Mato Grosso do Sul!

6dicasparaterumabolsanoprouniemmatogrossodosul

Entrar na faculdade é uma das grandes metas de muitas pessoas, porém, o valor total da mensalidade nem sempre cabe no bolso de todo estudante. Você está pensando em ingressar no ensino superior e seu problema é justamente esse? Então, não precisa mais se preocupar, pois, temos uma ótima notícia: é possível pagar muito menos sua graduação ou até mesmo estudar gratuitamente graças às bolsas do Prouni para o estado do Mato Grosso do Sul!

Esse projeto governamental tem exatamente essa função: garantir o acesso à educação para pessoas que não podem custear uma faculdade. Por isso, hoje vamos contar exatamente o que você pode fazer para se sair bem no Enem e conquistar sua vaga no curso dos sonhos graças ao Prouni em Mato Grosso do Sul. Vamos lá!

Como funciona o Prouni em Mato Grosso do Sul

Antes de tudo, é importante saber que o Programa Universidade para Todos é uma iniciativa do Governo Federal que oferece bolsas de estudos longo de todos os anos do ensino superior. Por ser associado ao Enem, a participação no Prouni depende de dois fatores: a nota no exame e os critérios socioeconômicos que servem de pré-requisito para a conquista do desconto, que pode ser de 50% da mensalidade ou de 100%.

Isso significa que, para participar do Prouni 2020, você precisa ter feito o Enem 2019 e sua média final deve ser acima de 450 pontos, sendo que a nota da redação precisa ser acima de zero. Em relação aos outros pré-requisitos, é necessário que a sua renda por pessoa da família seja de até três salários-mínimos, caso esteja em busca da bolsa parcial, ou de um salário-mínimo e meio para ter direito à bolsa integral.

Além disso, os estudantes que podem participar do processo seletivo são aqueles que estudaram em escolas públicas ao longo do ensino médio ou que foram bolsistas integrais em escolas particulares durante essa fase da vida escolar, ok?

Sabendo disso, vamos para o próximo passo: a inscrição do Prouni 2020. Como você já sabe, é preciso ter feito o Enem no ano anterior ao período de inscrições e ter obtido a média necessária. Com isso, você deve se inscrever pelo site do sistema do Programa Universidade para Todos dentro do prazo especificado pelo MEC, que dura em média uma semana.

No entanto, não basta simplesmente selecionar a vaga que você quer e esperar o prazo de encerramento das inscrições. Existem algumas coisas que você pode fazer antes e durante o processo seletivo para ter mais chances de ser convocado para estudar na faculdade onde sempre sonhou. Por isso, separamos 6 dicas para você conquistar uma bolsa de estudo em Campo Grande.

1. Conquiste uma nota no Enem acima da média do estado

Se você quer se destacar entre os outros candidatos que estão em busca de uma bolsa de estudos em Mato Grosso do Sul, a primeira coisa a fazer é se preparar para ter uma nota no Enem que seja maior que a da maioria. Sendo assim, vale a pena pesquisar a média das escolas do estado nos anos anteriores para que você se prepare ao longo do ano, estude com consistência e tenha um excelente resultado no exame.

2. Pesquise sobre as faculdades particulares do Mato Grosso do Sul

Ainda que o Mato Grosso Sul seja um estado repleto de instituições de ensino, é importante saber exatamente quais são aquelas que oferecem bolsas pelo Prouni. Por isso, faça uma lista de faculdades do seu interesse e busque informações sobre a qualidade do ensino delas. Quer uma sugestão? Já coloque a Uniderp no topo da sua lista, pois é uma instituição conceituada, com a estrutura adequada para os cursos oferecidos e um corpo docente de excelência para que você tenha o melhor aprendizado.

3. Mapeie os cursos de maior demanda no mercado na região

Já sabe quais são os cursos que tem a ver com você? Independentemente da sua resposta, é essencial que entenda quais deles oferecem as melhores oportunidades no mercado de trabalho e que estejam relacionadas à profissão que você deseja exercer. Se o seu sonho é atuar na área de Saúde, já fica a dica: Enfermagem é uma carreira em constante crescimento em Campo Grande!

4. Pratique a redação para aumentar a sua média no Enem

A nota de redação é uma das mais importantes da prova do Enem, já que é a única que tem valor de zero a mil, e a média dos estudantes do Mato Grosso do Sul costuma ser alta nessa parte do exame. Pensando nisso, praticar a escrita é primordial para conquistar uma pontuação ainda mais alta, facilitando a sua entrada na faculdade pelo Prouni.

Um jeito prático de fazer isso é inserir a prática textual toda semana na sua rotina de estudos, de forma que possa aprender a argumentar, entender as regras gramaticais e conhecer todas as existências da redação do Enem. Quanto mais preparado você estiver, mais fácil ela será!

5. Saiba a nota de corte necessária para ingressar em cada curso

Pesquisar as notas de corte dos anos anteriores é uma tarefa simples, mas que faz toda a diferença na hora de saber para qual faculdade você vai se inscrever no Prouni e quais serão as suas opções de curso. Não sabe o que significa a “nota de corte”? É mais simples do que você imagina: é a pontuação do último candidato selecionado para a vaga. Ou seja: a menor nota necessária para entrar naquele curso.

6. Verifique a colocação ao longo do período de inscrição do Prouni

Não adianta somente conhecer as notas dos anos anteriores, certo? Durante o processo seletivo, a nota de corte de cada curso é divulgada no site do Prouni para MS diariamente, e é importante consultar para saber se você está numa boa colocação em relação ao número de vagas. Se a sua pontuação estiver menor que a nota de corte, o ideal é que você selecione um curso que esteja com a nota de corte mais baixa ou até o mesmo curso, só que em outro período. Dessa forma, você aumenta as chances de estar entre os selecionados!

Agora que já sabe o que precisa fazer para conquistar uma bolsa do Prouni em Mato Grosso do Sul, não perca tempo: já comece a se preparar o quanto antes para realizar sua meta de entrar na faculdade! Ah, e não esqueça de nos contar qual dessas dicas foi a mais importante para você. A sua opinião será muito bem-vinda e vai nos ajudar a produzir conteúdos cada vez melhores!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

cursos uniderp

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.