Conheça as profissões que estão em alta no MS

conhecaasprofissoesqueestaoemaltanoms

Desconto nota do Enem

A crise econômica e a evolução da tecnologia fazem com que muitos de nós fiquemos preocupados com relação ao futuro do mercado de trabalho, não é? Contudo, uma coisa é certa: ficar inerte e esperar que tudo ocorra bem, sem que façamos nada, não é a melhor saída para driblar essas inseguranças. 

Para trilhar um caminho de sucesso profissional é preciso investir, por exemplo, em conhecimentos. Um profissional com grande bagagem de teoria e prática tende a ser bastante relevante no mercado. Estar por dentro das áreas de trabalho mais empregáveis e saber quais tendem a crescer é outra solução inteligente.

Falando nisso, conheça algumas das profissões em alta no MS:

  • agrônomo;
  • médico veterinário;
  • biomédico;
  • administrador de empresas;
  • engenheiro ambiental.

Para você compreendê-las mais a fundo, preparamos este artigo bem informativo. É só continuar a leitura!

O cenário no mercado de trabalho no MS

As notícias são promissoras. Em Mato Grosso do Sul foram realizadas mais de 19 mil contratações, no mercado de trabalho, de janeiro a outubro de 2019. O Setor de Serviços é o que acumula maior saldo, representando 11.345 delas. 

O do Comércio também é vantajoso, já que foram 3.339 carteiras assinadas. O relatório é do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), e os dados foram divulgados pelo Governo do Estado do MS. Ainda no mês de outubro de 2019, o estado criou 691 novas vagas. O Comércio e a Agropecuária foram os setores de maior destaque, com, respectivamente, 899 e 173 contratações.

Somado a isso, ainda neste mesmo ano, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou uma pesquisa sobre taxa de desempregados no Brasil. Foi revelado que o Mato Grosso do Sul tem a segunda menor taxa de desocupação.

Apesar de o mercado estar favorável, a recomendação para quem deseja ter êxito nos próximos anos é ter atenção, também, às profissões do futuro. Elas se referem às ocupações com grande tendência de serem mais desenvolvidas e valorizadas nos anos vindouros. 

Áreas relacionadas ao agronegócio são umas das que mais prometem sucesso, devido à modernização e ao crescimento do setor. O profissional precisará saber otimizar a produção agrícola e pecuária, ao mesmo tempo em que considera a economia de recursos e preza pela sustentabilidade. 

Ocupações relacionadas à saúde também têm tudo para serem mais reconhecidas, já que bem-estar e saúde mental têm sido cada vez mais valorizados pela sociedade.

5 profissões em alta no MS

A seguir relacionamos algumas das profissões em alta em Campo Grande e também em todo o estado. Confira!

1. Agrônomo

O agrônomo precisa ter conhecimentos sobre agronegócio. É necessário saber como administrar rebanhos e plantações, além de ter domínio das atuais ferramentas tecnológicas. O bom profissional é aquele que compreende o valor do meio ambiente e sabe gerir bem os recursos naturais. Ter criatividade é interessante para conseguir propor ações sustentáveis.

O curso de Agronomia tem foco em produtividade e na eficiência na gestão de matérias-primas e demais recursos relacionados ao campo. Algumas das possíveis funções a serem desempenhadas são na engenharia e extensão rural, produção animal e vegetal e indústria de equipamentos e insumos rurais.

Tour pela prova do Enem

2. Médico veterinário

Prestar assistência a animais domésticos e silvestres é a principal função dessa profissão. Assim, é preciso ter amor por todos eles. Ética, responsabilidade socioambiental, facilidade para tomar decisões e saber trabalhar sob pressão são alguns dos requisitos importantes.

O curso de Medicina Veterinária ensina a teoria e a prática para atuar em diagnóstico, prevenção e tratamento na saúde dos bichos. Algumas das possíveis áreas de atuação são cirurgia e atendimento clínico, análise e diagnóstico em laboratórios, desenvolvimento e criação de medicamentos, atendimento e tratamento de reprodução animal assistida.

3. Biomédico

A área da saúde é uma das mais promissoras, como comentamos. Na profissão, será necessário ter conhecimentos de medicina e biologia. Um dos focos é realizar diagnósticos clínicos e trabalhar no desenvolvimento de novos medicamentos e vacinas para promover a saúde a humanos, animais e plantas.

O bom biomédico precisa gostar de ler e ter interesse por pesquisas, já que elas são as maiores fontes de conhecimento. Temas ligados a laboratório e à saúde, claro, devem fazer parte das suas preferências.

O curso de Biomedicina oferece ao estudante conhecimentos científicos e dá ferramentas técnicas para converter o aprendizado em prática. Entre as áreas de atuação, o profissional encontrará oportunidades em hospitais, laboratórios e órgãos públicos. Algumas das carreiras são genética forense, análise de resultados de exames clínicos, biomedicina estética e pesquisa científica em esferas como células-tronco e nanotecnologia.

4. Administrador de empresas

Saber gerir empresas, dos mais variados portes, é e continuará sendo uma das competências mais importantes. Profissões autônomas têm tudo para se desenvolverem ainda mais, e ter noções de como administrar e saber fazer crescer o próprio negócio é imprescindível para o sucesso.

Para se dar bem, o profissional precisa ter um perfil inovador, criativo, dinâmico e, certamente, empreendedor. Ele precisará saber planejar estrategicamente todos os passos a serem dados, realizar o plano de ação e controlar os resultados gerados. Organização, espírito de liderança e capacidade para boas relações interpessoais são algumas das características importantes.

O curso de Administração capacita para gerir todos os recursos de uma empresa, como os humanos, materiais e financeiros. Também ensina os processos mais importantes para planejar, organizar, dirigir e controlar, com foco na produtividade e responsabilidade social.

Além de ter o próprio negócio, outras possíveis áreas de atuação são gestão de produção, gestão de inovação e qualidade, gestão de materiais e logística.

5. Engenheiro ambiental

Um dos papéis do engenheiro ambiental é estudar e diagnosticar problemas relacionados ao meio ambiente. Desenvolver soluções para diminuir o impacto das atividades humanas na natureza é uma demanda urgente na atualidade e essencial para o futuro. O bom profissional precisa ter paixão por temas ligados ao meio ambiente, para se envolver nas causas. Como todo engenheiro, precisará lidar com números, fórmulas e cálculos.

A graduação de Engenharia Ambiental oferece conhecimentos para ferramentas para atuação na preservação de recurso naturais. Tudo isso com o propósito não apenas de recuperar danos, mas, sobretudo, para conservar a biodiversidade e prezar pela sustentabilidade.

Essa é uma das profissões mais bem pagas. Algumas possíveis áreas de atuação são saneamento básico, fiscalização e controle de emissão de poluentes e desenvolvimento de sistemas de geração de energia limpa.

Bem, sabendo quais as profissões em alta no MS fica mais fácil conduzir nossas escolhas, na hora de optar por uma graduação, concorda? Não deixe de acompanhar as notícias sobre o mercado de trabalho e as possíveis exigências futuras para sua profissão, para, assim, você brilhar na carreira, combinado?

Gostou do conteúdo? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais e deixe seus amigos por dentro de todas essas informações!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 23

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados