Conheça a grade curricular do curso de Engenharia Elétrica

grade curricular engenharia elétrica

Você conhece as principais disciplinas da grade curricular de Engenharia Elétrica? Um dos fatores que mais interferem na decisão por fazer ou não uma graduação é a forma como ela é construída internamente. Ou seja, como a faculdade integra todo o conhecimento necessário para garantir o sucesso profissional de seus alunos.

No curso de Engenharia Elétrica, as matérias estão concentradas na Matemática, na Física e em outras áreas das Ciências Exatas. Porém, o fator mercadológico também é importante, e as aulas precisam alinhar a realidade da profissão com as teorias da Engenharia.

Quer saber mais sobre como isso acontece? Está curioso para entender o que se estuda em Engenharia Elétrica? Fique com a gente e conheça as principais disciplinas de Engenharia Elétrica!

Introdução à Engenharia

É comum que as graduações tenham uma disciplina para apresentar informações importantes em relação à profissão, tratando de alguns conhecimentos básicos para exercê-la.

Você sabe quanto tempo dura a faculdade de Engenharia Elétrica? Bem no início dos, aproximadamente, 5 anos, os conceitos fundamentais para as Engenharias são abordados na perspectiva da sociedade e da prática dos profissionais da área nas aulas de Introdução à Engenharia.

Geometria Analítica

Essa é uma matéria voltada para os conhecimentos matemáticos, em que o estudante vai entender como analisar objetos, retas, coordenadas entre outros conceitos. As figuras geométricas são o centro das atenções das aulas, nas quais o futuro engenheiro aprende a representar espaços por meio de desenhos ou fórmulas.

Cálculo Diferencial e Integral

Outra disciplina com foco nos números, essa costuma ser uma das mais temidas entre os alunos de Engenharia Elétrica. Porém, não podemos esquecer da possibilidade real de a afinidade com os cálculos ser desenvolvida e aprimorada durante o curso. Nas aulas, você vai ver assuntos como Grandezas, Área, Volume, Movimento, Forças etc.

Eletrônica Analógica

Até agora, vimos algumas matérias de Engenharia Elétrica comuns a todas às Engenharias. Contudo, existem disciplinas mais específicas para a área e a atuação desses profissionais, como a Eletrônica Analógica. Nela, o engenheiro eletricista terá uma base para compreender os usos e as aplicações de transistores e amplificadores.

Teste Vocacional Rápido

Eletrônica de Potência

Mais uma parte da grade curricular voltada para a prática profissional da Engenharia Elétrica, nas aulas de Eletrônica de Potência, o aluno conhece os funcionamentos de dispositivos semicondutores, das aplicações de potência e os tipos de circuitos envolvidos nesses processos.

Eletromagnetismo

A matéria de Eletromagnetismo tem como base os fundamentos da Física, sendo estudada em vários outros cursos de Ciências Exatas. Você provavelmente vai se lembrar de conceitos básicos vistos ainda no ensino médio, porém, com maior aprofundamento e mais voltado para a aplicabilidade de tais teorias.

Circuitos Elétricos

Não tem como falar do curso de Engenharia Elétrica em Campo Grande ou qualquer outro lugar e não pensar em estudar os famosos Circuitos Elétricos, não é mesmo? Geradores, receptores e capacitores, entre outros elementos, são ligados pelos circuitos que, por sua vez, são essenciais para a corrente elétrica circular.

O conhecimento aprofundado no assunto, então, é indispensável para a carreira do engenheiro eletricista. Uma das provas de que vale a pena fazer Engenharia Elétrica aqui na Uniderp é a força da área na nossa região, com oportunidades em indústrias e grandes empresas de energia.

Manutenção Industrial

Entre as matérias de Engenharia Elétrica, conceituais ou práticas, o estudante também vai aprender um pouco mais do dia a dia da profissão. Em Manutenção Industrial, por exemplo, é possível entender como se dão as falhas na linha de produção e quais são as ações mais eficientes para cada situação.

Agora é a sua vez!

Depois de conhecer uma parte importante da grade curricular de Engenharia Elétrica, precisamos reforçar o quanto é fundamental fazer a escolha por uma faculdade de qualidade, como a Uniderp. Isso interfere diretamente na sua carreira, já que corpo docente, a infraestrutura e o reconhecimento também fazem parte do sucesso do profissional no mercado de trabalho.

Está interessado em começar o seu curso de Engenharia Elétrica aqui na Uniderp? Não perca mais tempo: inscreva-se no vestibular online!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

bolsas enem
cursos uniderp

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content