Quanto tempo dura a faculdade de Engenharia Elétrica?

estudantes de engenharia elétrica

Ao saber quanto tempo dura a faculdade de Engenharia Elétrica, você pode planejar os próximos passos e confirmar se esse é o curso ideal para o seu perfil. Afinal, isso influencia o momento de entrar no mercado, o investimento necessário para se formar e a carga horária utilizada para desenvolver competências, entre outros fatores.

Além disso, é importante considerar a grade curricular e a qualidade das instituições de ensino locais. O mercado procura profissionais qualificados, e vale a pena investir em uma graduação mais longa se ela for um diferencial na sua carreira, não é mesmo?

Logo abaixo, tiramos dúvidas sobre o tempo de duração e a experiência durante a faculdade. Continue a leitura e descubra se Engenharia Elétrica é a área certa para você!

Quanto tempo dura a faculdade de Engenharia Elétrica?

O curso superior em Engenharia Elétrica é um Bacharelado de 10 semestres ou 5 anos.

Assim como nos demais tipos de Engenharia, a carga horária é de 3.600 horas. Logo, o profissional termina a faculdade com conhecimentos sólidos sobre geração, transmissão, armazenamento e sistemas de energia elétrica.

Essa formação abrangente traz retornos para os bacharéis. Ao obter o diploma, temos inúmeras áreas de atuação em Engenharia Elétrica, como telecomunicações, empresas de energia, construção civil, energia renovável, eletrotécnica e indústria.

Não por acaso, os bacharéis dessa área estão entre as profissões mais bem-pagas. A média salarial nacional do Engenheiro Eletricista é de R$ 7.906,36*, enquanto no Mato Grosso do Sul os valores ficam na faixa dos R$ 6.814,92*, segundo a plataforma Salário.

Para o futuro, os avanços tecnológicos nas áreas de energia renovável e telecomunicações trarão novas oportunidades. Além disso, aqui no estado do Mato Grosso do Sul, existe uma demanda estável por profissionais, graças às indústrias em Campo Grande, que precisam de pessoas qualificadas para lidar com maquinário e sistemas elétricos.

O que é visto durante o curso?

A grade curricular de Engenharia Elétrica pode ser dividida em dois eixos principais. Em um primeiro momento, o aluno aprende conhecimentos de Física, Química, Matemática e afins, com objetivo de construir as bases para os assuntos específicos.

Depois, tem início a formação nas matérias de Engenharia Elétrica propriamente ditas, como Máquinas Elétricas, Instalações Elétricas, Eletromagnetismo, Geração, Transmissão e Distribuição de Energia, Sistemas de Telecomunicações, entre outros.

Como é a rotina de estudos ao longo dos anos?

Não é preciso ter medo de quanto tempo dura a faculdade de Engenharia Elétrica, porque a graduação é dinâmica. Ao ter contato com muitas atividades práticas, inclusive, nos laboratórios da faculdade, os alunos se sentem motivados e engajados, principalmente ao verem os resultados do que foi aprendido em sala de aula.

No caso dos alunos da Uniderp, também é possível concorrer a estágios e a empregos no setor, com o objetivo de vivenciar experiências de trabalho. Isso é feito pelo Canal Conecta: um portal exclusivo de empregabilidade em que as empresas parceiras de Campo Grande e de outras localidades abrem processos seletivos para os alunos.

Onde estudar Engenharia Elétrica?

A Uniderp oferece a graduação ideal para você cursar Engenharia Elétrica, priorizando os cuidados com a infraestrutura e qualidade das aulas. O curso está disponível nas modalidades de ensino presencial.

O ingresso na faculdade pode ser feito por vestibular online ou tradicional, bem como com uso da nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Ademais, caso não consiga pagar as mensalidades, não deixe de consultar as opções de bolsa e crédito, como Prouni (Programa Universidade para Todos) e FIES (Fundo de Financiamento Estudantil).

Aqui na Uniderp, temos mais de 40 anos de tradição na formação de profissionais para o mercado. Por isso, agora que você já sabe quanto tempo dura a faculdade de Engenharia Elétrica, nosso curso é o mais indicado para fazer bom proveito do período de faculdade e obter um diploma que realmente traga oportunidades de trabalho.

Então, dê o primeiro passo na sua carreira e inscreva-se no curso de Engenharia Elétrica!

* Sujeito a alteração.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

cursos uniderp

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content