Quais são as indústrias em alta em Campo Grande hoje?

homens trabalhando com indústria em campo grande

Desconto nota do Enem

Quando falamos em oportunidades no mercado de trabalho, capitais mais conhecidas como São Paulo, Curitiba ou Brasília são as primeiras a aparecer. O que nem todos sabem é que as indústrias em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, transformam a cidade em uma das 15 mais promissoras para abrir um novo negócio, segundo levantamento divulgado pela revista Exame.

A economia da região Centro-Oeste segue em pleno vapor, impulsionada por indústrias em alta. Entre elas, podemos destacar atividades agrícolas e o setor de alimentos. Uma das principais formas de colocar-se em evidência e conseguir uma vaga é por meio da qualificação profissional.

Vamos mostrar, aqui no blog da Uniderp, um panorama na capital do Mato Grosso do Sul, com informações de como está o mercado de trabalho em Campo Grande e detalhes das principais indústrias em Campo Grande:

  • atividades agrícolas;
  • têxtil;
  • siderúrgica;
  • química;
  • alimentícia.

Você também vai ver quais cursos podem guiar sua carreira por essas áreas que mais crescem na região. Boa leitura!

Como está o mercado de trabalho em Campo Grande?

A fim de manter a economia do Mato Grosso do Sul aquecida, o governo publicou o decreto nº 15.421, dispensando a obrigatoriedade do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) entre as indústrias da região. Os segmentos mais beneficiados são aqueles que fabricam matéria-prima e insumos para outras áreas.

Com o isso, o mercado de trabalho em Campo Grande e em demais cidades do MS projeta manter o ritmo de crescimento. Segundo dados divulgados pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), em outubro de 2019, o estado bateu recorde no número de empresas criadas nos últimos dez anos.

Já os dados mais recentes do site do governo do Mato Grosso do Sul contabilizam 229 novas oportunidades para quem busca uma vaga. Somente em Campo Grande, são 108 novos postos de trabalho. Esse crescimento é impulsionado por algumas indústrias, que vamos apresentar no próximo tópico.

Quais são as principais indústrias em Campo Grande?

De acordo com a Federação das Indústrias do Estado do Mato Grosso do Sul (Fiems), o setor industrial cumpre um papel importante na geração de empregos. Entre as indústrias do Mato Grosso do Sul mais importantes para a região podemos destacar:

  • frigoríficos;
  • construção;
  • sucroenergético;
  • alimentos e bebidas;
  • metalúrgico;
  • têxtil, confecção e vestuário;
  • papel e celulose;
  • extrato mineral.

Ao considerar o levantamento e analisar as áreas com maiores oportunidades, tanto para a economia da região como para a geração de empregos, podemos criar uma lista com as indústrias em alta em Campo Grande. As cinco principais incluem, como comentamos: atividades agrícolas, têxtil, siderúrgica, química e alimentícia.

Atividades agrícolas

A agricultura é uma das principais bases da economia, não apenas para a região, mas para todo o Brasil. Supermercados, restaurantes e demais segmentos alimentícios dependem do trabalho de produtores para se manter. Sem contar o crescimento dos orgânicos, que vem impulsionado pela busca por um estilo de vida mais saudável.

Não é por acaso que o setor do agronegócio no MS foi reconhecido como um dos melhores, com cinco empresas na lista das top 20. Entre elas, a Copasul Cooperativa Agrícola, de Campo Grande. Isso significa que a demanda por profissionais qualificados só tende a crescer.

Tour pela prova do Enem

Se você deseja buscar oportunidades na área, indicamos dois cursos de graduação. Um deles é Agronomia, com foco na eficiência da gestão de recursos naturais, matéria-prima e mão de obra. Outra formação interessante é em Engenharia Ambiental, com o propósito de atuar com a preservação da biodiversidade e com operações mais sustentáveis.

Têxtil

Outra indústria de peso em território nacional é a têxtil, que representa 16,7% dos empregos em todo o país, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e da Confecção (Abit). É o segundo maior empregador, ficando atrás apenas da indústria alimentícia.

Dados coletados pela Fiems indicam que a produtividade do setor aumentou 74%, representando um crescimento de 8% no ano passado. Indústrias como a Puket e a Cotex são alguns dos nomes conhecidos que se estabeleceram no Mato Grosso do Sul.

O mercado de trabalho também promete se manter aquecido pelos próximos anos. Para investir na área, você pode buscar qualificação com o Tecnólogo em Design de Moda. Em dois anos, os alunos aprendem a desenvolver produtos, avaliar tendências e planejar coleções.

Siderúrgica

Assim como a metalurgia, a indústria siderúrgica também mostra sinais de avanço no MS. Com plantas industriais em Campo Grande, Corumbá, Aquidauana, Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas, o setor teve investimentos de R$ 644 milhões e gerou mais de 1,7 mil empregos. Uma das representantes na capital é a Vetorial.

Uma oportunidade no segmento pode vir a partir de mais de um tipo de qualificação. Entre os principais cursos, destacamos três opções: Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica e, novamente, Engenharia Ambiental. A escolha dependerá dos seus objetivos profissionais e da área em que deseja seguir dentro da siderurgia.

Química

Em destaque como um dos setores que mais crescem na indústria da transformação, a química contribuiu com a geração de 564 vagas no Mato Grosso do Sul. Um dos representantes do segmento é a Kardol, em Campo Grande.

Trata-se de uma das áreas de atuação que podem ser alcançadas com o curso de Bacharelado em Farmácia. A formação abre portas para o mercado de trabalho em farmácias e indústrias. Na segunda opção, você pode se especializar em química farmacêutica e trabalhar com o controle de qualidade de matérias-primas, o processamento de produtos e a elaboração de laudos.

Alimentícia

Chegamos ao maior empregador entre as áreas que listamos aqui, a indústria de alimentos e bebidas. Conforme projeção do Siams, o segmento deve crescer 3,5% neste ano de 2020 e gerar R$ 3,97 bilhões em produção.

Uma das oportunidades para quem quer investir na indústria alimentícia é a graduação em Nutrição. Afinal, os consumidores têm mostrado uma preocupação maior com a origem dos alimentos, impulsionada por temas como o uso de agrotóxicos, hábitos alimentares mais saudáveis e veganismo.

Se você não sabia em que área investir para encontrar as melhores oportunidades de emprego, agora ficou mais fácil. Ao conhecer as principais indústrias em Campo Grande, MS, assim como a qualificação necessária para conquistar sua vaga no mercado de trabalho, o próximo passo é trilhar seu caminho. Consulte o Canal Conecta, plataforma de vagas exclusiva dos alunos da Uniderp, e comece uma carreira de sucesso.

Você viu diversas opções de graduação para aproveitar as oportunidades aqui do estado. Agora, é preciso escolher a forma de ingresso e a instituição na qual seguir os seus estudos. Veja o guia que preparamos para você escolher a melhor faculdade em Campo Grande.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 25

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados