Conheça as melhores faculdades de Medicina Veterinária na atualidade!

Desconto nota do Enem

O curso de Medicina Veterinária é amplamente buscado pelos estudantes no Brasil. Com um mercado de trabalho em ampla expansão e diversas opções de especialidade, o curso promete uma carreira promissora para aqueles que se empenham com dedicação nos estudos.

Desse modo, não é menos importante dizer que a escolha de uma boa faculdade deve estar no topo das suas prioridades. Entretanto, para que uma universidade seja boa o suficiente, ela precisa atender as expectativas do estudante. É por isso que o aluno precisa avaliar e levantar todos os pontos pertinentes antes de tomar a decisão de matricular-se. Acompanhe o texto para conhecer as instituições que oferecem os melhores programas de Medicina Veterinária atualmente.

Ranking das melhores faculdade de Medicina Veterinária: 

Universidade de São Paulo (USP); 

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP); 

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); 

Universidade Federal de Viçosa (UFV); 

Universidade Federal de Lavras (UFLA); 

Uniderp. 

Conheça as melhores faculdades de Medicina Veterinária 

O objetivo deste tópico é oferecer uma visão geral de cada um dos programas listados acima. Afinal, embora um ranking possa dizer muito sobre a qualidade dos cursos, é importante que o estudante conheça os detalhes, podendo, então, tomar decisões mais assertivas e compatíveis com os seus objetivos específicos. Acompanhe!

USP

O curso de Medicina Veterinária da USP tem duração média de cinco anos e é oferecido em duas localidades: campus de São Paulo e campus de Pirassunga. Com duração de 10 semestres, o programa oferece uma grade extensa, totalizando 4.440 horas em disciplinas obrigatórias; e 30 horas em disciplinas optativas-eletivas. Também, exige-se 480 horas em estágio e permanência de no máximo 15 semestres no curso. 

Tour pela prova do Enem

A USP dispõe de um corpo profissional especializado, proporcionando contato com pesquisa em laboratório e contato com animais no Hospital Veterinário (HOVET). Assim, os estudantes podem aprender de maneira mais didática e prática as lições aprendidas em sala de aula.

UNESP

A Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp é  uma das opções mais tradicionais da região sudeste do país. O curso se dá por meio de cinco anos letivos (10 semestres), tendo como foco prioritário a formação dividida em dois âmbitos: formação geral e formação específica. 

Desse modo, a estrutura curricular do curso proporciona disciplinas que deem conta de formar profissionais capazes de desempenhar as funções básicas da Medicina Veterinária, bem como dar conta das segmentações do campo de trabalho.

UFMG

Também dentro da região sudeste, a Escola de Veterinária da UFMG  destaca-se pela qualidade de ensino e didática na formação de profissionais voltados para o trabalho com animais de pequeno e grande porte. O foco está direcionado para a área clínica, inspeção de produtos, controle de zoonoses e defesa animal. 

Durante os três primeiros períodos, os estudantes passam pelo ciclo básico formativo, aprendendo conhecimentos gerais e essenciais à essa disciplina. Após isso, em torno do quarto período, estes estudantes estão aptos para ingressar no ciclo profissional da Escola. 

UFV 

O curso de Medicina Veterinária da UFV é um dos mais reconhecidos no Brasil e no Mercosul. Com um histórico de origem que remonta os anos de 1976, este programa de ensino direciona esforços para a formação de profissionais capacitados e aptos para as oportunidades profissionais do mercado profissional. Para a obtenção do diploma dentro dessa instituição, o aluno deverá cumprir com todas as exigências do projeto pedagógico da universidade, cursando as mais variadas disciplinas das linhas curriculares.

UFLA

Cursar uma graduação na UFLA voltada para a área da Medicina Veterinária significa estar em contato com uma estrutura formativa preocupada com o exercício das amplas funções profissionais. Desse modo, o curso oferece e treina a aplicabilidade de conhecimentos teóricos, bem como habilita os estudantes para a clínica e a cirurgia de animais.

As modalidades focadas pela instituição estão nas seguintes modalidades: produtos de origem animal; no ensino, planejamento, direção, coordenação e execução técnica da inseminação artificial, biotecnologia e fisiopatologia da reprodução; na aplicação de medidas de saúde pública relacionadas às zoonoses; nos exames zootécnicos, laboratoriais e pesquisas ligadas à biologia geral, zoologia e bromatologia; na pesquisa, planejamento, direção técnica, fomento, orientação, execução e controle de quaisquer trabalhos relativos à produção animais.

Uninter

Na Uninter, você tem acesso a uma estrutura de ponta, preparada para recebê-lo e capacitá-lo para os mais altos padrões exigidos pelo mercado. Por meio de uma experiência tradicional de graduação, o curso de Medicina Veterinária da instituição proporciona atenção personalizada e trocas de experiência tanto entre docentes quanto discentes. 

O foco da formação da Uninter está na assistência médica de animais silvestres e domésticos. Sendo assim, os estudantes concluem o curso habilitados para atuar em diagnósticos e prevenção, além de poder manejar criações de várias espécies e apoiar sistemas de reprodução e melhoramento genético.

Uniderp: uma das melhores faculdades de Medicina Veterinária!

Você deseja viver toda a experiência de uma carreira na Medicina Veterinária? Então inscreva-se no vestibular da Uniderp! 

Comece agora a faculdade particular de Medicina Veterinária e tenha acesso às melhores chances. O vestibular pode ser feito no módulo online. Afinal, nos preocupamos com o seu conforto e acessibilidade!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados