Educação Física e Nutrição: entenda a relação e diferenças

educação fisica e nutrição

Você já parou para pensar no que tem em comum entre as áreas de Educação Física e Nutrição? Apesar dos diferenciais bem-marcados, as semelhanças resultam no trabalho conjunto entre esses profissionais, principalmente para quem faz o curso de Educação Física.

Nessa área, os cuidados com o corpo também incluem atenção especial à alimentação para incentivar os pacientes a manterem uma vida saudável. As relações e as diferenças acabam apontando para a importância dessas graduações na sociedade.

Quer saber mais sobre essas profissões tão essenciais ao bem-estar? Continue a leitura e descubra!

Como é o curso de Educação Física?

A faculdade de Educação Física tem duração média de 4 anos (8 semestres). Ela pode ser realizada no modo Licenciatura, com objetivo de dar aulas em escolas, e no Bacharelado, em que o profissional atua em academias, empresas ou spas, por exemplo.

A grade curricular de Educação Física tem a base formada por matérias como Anatomia Humana, Fisiologia, Treinamento Esportivo, entre outras. Em todas essas disciplinas, o estudante aprende um pouco mais sobre a importância da Nutrição e da preocupação com a alimentação para que a atividade física seja completa.

Nesse contexto, outras dúvidas acabam surgindo também, a exemplo das opções entre Educação Física ou Fisioterapia. Isso acontece porque essas são áreas da Ciências da Saúde, com muitas características em comum. O que diferencia é o foco dos cuidados, porém, elas se entrelaçam em algum momento.

Como é o curso de Nutrição?

A faculdade de Nutrição é do tipo Bacharelado, e a duração média também é de 4 anos (8 semestres). Da mesma forma que na Educação Física, surgem dúvidas sobre especializações para seguir nesta área, como fazer Nutrologia ou Nutrição. Sim, esses são dois ramos diferentes, porém ainda preocupados com a saúde humana.

Teste Vocacional Rápido

No curso, o estudante vai ver disciplinas ligadas ao corpo humano e também relacionadas à administração de alimentos. O nutricionista tem papel essencial nos cuidados com o corpo, direcionando as melhores formas de alimentação para manter a saúde em dia.

Como o setor de Educação Física se relaciona com a Nutrição?

Aqui na Uniderp, em nossas unidades em Campo Grande, você vai adquirir na graduação em Educação Física uma base para identificar relatórios nutricionais feitos pelo profissional dessa área. Para isso, em várias disciplinas, o estudante compreende como essas áreas se relacionam.

No mercado de trabalho, também existem vagas em que os dois profissionais podem atuar juntos, como nas academias. Nesses locais, os educadores físicos colaboram com as indicações nutricionais indicando as melhores maneiras de os pacientes e alunos chegarem a seus objetivos.

Quais são as diferenças entre Educação Física e Nutrição?

Quando se trata da diferença entre Ed. Física e Nutrição, elas estão marcadas pelo foco nos cuidados com as pessoas. Enquanto o nutricionista se dedica à alimentação de seus pacientes, o educador físico busca as melhores maneiras de manter o corpo saudável, como a prática de exercícios e de outras atividades.

O estudante que escolhe fazer o curso de Educação Física tem pela frente uma gama de oportunidades, atuando também em grupos de saúde, no intuito de garantir o melhor para o bem-estar social.

Agora é a sua vez!

Se você tem dúvidas entre Educação Física e Nutrição, saiba que não está sozinho: as semelhanças atraem o mesmo público para essas áreas. O mais importante, na hora de fazer a escolha, é encontrar os pontos que as diferenciam e ver aqueles com os quais você se identifica. Além disso, a escolha por uma faculdade de qualidade, com infraestrutura adequada e foco no mercado de trabalho faz toda a diferença.

O que ainda está esperando para começar a sua graduação? Inscreva-se no vestibular da Uniderp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

bolsas enem
cursos uniderp

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content