Conheça a grade curricular do curso de Educação Física

profissional de educação física

Desconto nota do Enem

Saber qual é a grade curricular de Educação Física é muito importante para decidir se esse é o curso ideal para você. Por isso, neste texto, vamos tratar algumas das disciplinas do curso, como anatomia, desenvolvimento motor e cinesiologia.

Todas essas matérias de Ed. Física abordam conhecimentos fundamentais para o bom desempenho do profissional da área. Sendo assim, você verá como a grade curricular do curso prepara o aluno para o exercício da profissão e garante melhores oportunidades no mercado de trabalho!

A importância da grade curricular para o mercado de trabalho de Educação Física

As áreas da Educação Física oferecem oportunidades para os profissionais de Licenciatura ou Bacharelado.

O educador físico formado em Licenciatura é um profissional preparado para o ensino em escolas públicas e privadas, no ensino fundamental e médio. Por sua vez, o bacharel é o profissional que atua na área de esportes, fitness, saúde e lazer.

Por isso, as disciplinas de Educação Física são diferentes para os cursos de Licenciatura e de Bacharelado, de forma que a grade curricular atenda às necessidades do mercado de trabalho de cada um.

O estágio em Educação Física e a residência pedagógica (no caso da Licenciatura) são o primeiro contato do estudante com o mercado de trabalho. O educador físico conta com um mercado aquecido e diversas oportunidades de atuação, sendo possível trabalhar no ensino, na orientação e na supervisão de atividades físicas, esportes, recreação e saúde.

A média salarial desse profissional é de R$ 2.471,37* para professor de Ed. Física e de R$ 2.122,75* para um personal trainer.

Entretanto, apesar do mercado aquecido e das diversas opções de atuação, é importante estudar em uma faculdade de qualidade para garantir o sucesso na carreira.

Nós da Uniderp oferecemos o curso de Educação Física em diferentes modalidades de ensino. O aluno de Bacharelado estuda na modalidade presencial e semipresencial, e o aluno de Licenciatura conta com as opções semipresencial e 100% online.

Tour pela prova do Enem

O que se estuda em Educação Física

As matérias de Ed. Física abrangem áreas como biologia do corpo humano, cultura corporal, técnicas e métodos de ensino. Para você entender melhor, saiba mais sobre algumas das disciplinas da grade curricular de Educação Física.

Anatomia

A anatomia é a ciência que estuda os sistemas e a estrutura do corpo humano. Sendo assim, esse conhecimento é importante para que o profissional da área identifique as partes do corpo envolvidas em diferentes atividades físicas.

Desenvolvimento Motor

O desenvolvimento motor é muito importante, uma vez que influencia nos campos cognitivos e afetivos do comportamento humano. É importante que o educador físico tenha conhecimento dessa ciência, pois é papel desse profissional estruturar o ambiente adequado para o bom desenvolvimento motor de crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Cinesiologia

A cinesiologia é o estudo do movimento. Na Educação Física, é o estudo do movimento humano que ocorre por meio de músculos e de articulações. Por isso, entender a cinesiologia é fundamental para o bom planejamento de aulas e de treinos.

Metodologias

As metodologias referem-se à organização do conhecimento e à abordagem metodológica. Alguns exemplos de metodologias para a prática de atividades físicas são jogos, ginásticas, brincadeiras, esportes e outros.

Treinamento Esportivo

O treinamento esportivo deve envolver ações coordenadas e um padrão lógico e mecânico, com a finalidade de alcançar o bom desempenho em um determinado esporte. Por isso, esse estudo é fundamental para o profissional planejar e executar treinamentos eficientes.

A Uniderp conta com uma grade curricular que prepara os alunos para planejar, organizar e executar atividades físicas individuais ou em grupo, formando profissionais com alta capacidade técnica e didática.

Logo, a grade curricular de Educação Física prepara o futuro profissional para o mercado de trabalho, tanto para a atuação em Licenciatura quanto Bacharelado. Sendo, portanto, fundamental a escolha da faculdade certa para uma carreira de sucesso.

A Uniderp é a faculdade ideal para você! Inscreva-se agora mesmo no nosso vestibular, que pode ser feito 100% online.

* Sujeito a alteração.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados