6 áreas da Educação Física para você se apaixonar pelo curso

profissional de educação física e aluna

Desconto nota do Enem

A prática regular de atividades físicas é muito importante em qualquer faixa etária. Ao abandonar o cotidiano sedentário, as pessoas sentem melhoras significativas em suas capacidades físicas e emocionais, visto que há mais qualidade de vida e promoção da saúde e do bem-estar.

Nesse contexto, existe um profissional fundamental: o educador físico. Ele planeja, organiza e ajuda os seus alunos a executar planos de exercícios, de acordo com o objetivo e a capacidade de cada um. Para tanto, é preciso realizar o vestibular e formar-se na graduação superior, que tem duração de 4 anos, incluindo o estágio em Educação Física.

Preparamos aqui na Uniderp este artigo para que você conheça quais são as principais áreas em que o profissional pode atuar após concluir o curso de Educação Física. Boa leitura!

Principais áreas de atuação de um educador físico

A valorização da vida saudável e longeva impacta a carreira do educador físico, que ganha cada vez mais relevância. O interessante é que, atualmente, existem áreas de atuação diferenciadas, atendendo às habilidades e às preferências de cada profissional. Confira detalhes a seguir!

1. Reabilitação

A reabilitação é indicada aos pacientes que adquiriram problemas físicos após doenças ou traumas. Nesses casos, o atendimento é personalizado e voltado para a recuperação do paciente. A reabilitação pode ser necessária, por exemplo, após uma cirurgia de joelho em que os ligamentos se romperam. Esse trabalho é feito em conjunto com o fisioterapeuta ou enfermeiro em clínicas e em hospitais.

2. Competições esportivas

A área de esportes é bastante ampla e variada. O educador físico especializa-se em alguma modalidade, esporte, luta ou dança e, após, está apto para ensinar e treinar com seus alunos. Atualmente, uma área que tem crescido é o crossfit, esporte em que há várias competições amadoras e profissionais.

3. Academias

Executar os movimentos de forma correta é imprescindível para evitar lesões e ter ganhos efetivos com os exercícios. Por esse motivo, é preciso que os educadores físicos estejam presentes em academias, a fim de instruir e corrigir os alunos durante a atividade física.

O profissional também pode atuar como personal trainer, seja nas academias, seja em atividades ao ar livre. Nesse caso, o atendimento é geralmente particular e focado no cliente.

4. Recreação

A recreação é uma área da educação física voltada para o lazer em clubes, cruzeiros, hotéis, resorts, pousadas e até em festas infantis. O profissional realiza o entretenimento dos hóspedes ou clientes, o que pode ser feito por meio de atividades aquáticas, gincanas e outros.

Tour pela prova do Enem

5. Educação

A educação é um segmento da carreira direcionado para quem cursou a modalidade Licenciatura. Dessa forma, o profissional atua como professor de Educação Física em escolas ou ocupa funções mais burocráticas, como a coordenação. Caso deseje seguir uma carreira no ensino, é indicado realizar uma residência pedagógica durante a Licenciatura.

6. Turismo Ecológico

O turismo ecológico, também chamado de ecoturismo, é caracterizado pelo contato com ambientes naturais por meio de atividades físicas que promovam a vivência e o conhecimento da natureza.

Entre elas, pode-se citar o acampamento na natureza, trilha na cachoeira, cavalgada, ciclismo, rapel, mergulho, escalada, montanhismo e descida de bote, por exemplo.

Diferenciais do curso de Educação Física da Uniderp

São diversas áreas, não é mesmo? Pode ser bastante difícil realizar a escolha de qual área seguir com tantas opções. Para ajudar os alunos, aqui na Uniderp, temos várias formas de ingresso, como uso da nota do Enem ou vestibular online.

Também promovemos ações para que os estudantes vejam na prática as atividades ligadas à carreira e, assim, identifiquem-se com as áreas de atuação na Educação Física.

No vídeo abaixo, apresentamos uma dessas ações, a participação no projeto “Manhã Saúde”. Ele é voltado à promoção da atividade física com grupos de terceira idade, realizado em parceria com alunos do curso de Enfermagem e sempre com supervisão de professores.

Além desse contato com o cotidiano profissional, a Uniderp oferece acesso gratuito e exclusivo ao Canal Conecta, um excelente portal de empregabilidade. Após se formar ou ainda durante a graduação, basta preencher o currículo para receber indicações de vagas ideais!

E então, ficou interessado em seguir carreira na Educação Física? A Uniderp oferece um curso bastante completo e moderno para os alunos dessa graduação! Faça já a sua inscrição!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados