Em dúvida entre Educação Física ou Fisioterapia? Te ajudamos!

profissional de educação física

Sabia que é importante escolher uma faculdade de acordo com o nosso perfil? Por isso, se você se identifica com a área da saúde, pode ficar em dúvida entre Educação Física ou Fisioterapia. Esses cursos se relacionam, mas apresentam significativas diferenças, que devem ser consideradas no momento da escolha.

Pensando nisso, preparamos este artigo para você conhecer mais sobre o curso e as áreas de atuação da Educação Física e da Fisioterapia. Boa leitura!

O que faz um fisioterapeuta?

O fisioterapeuta atua no tratamento e na prevenção de lesões e de doenças causadas por má-formação, fraturas ou vícios de postura. Para isso, ele utiliza técnicas como exercícios e massagens que restauram a capacidade física dos pacientes.

Em média, o fisioterapeuta geral que trabalha em Campo Grande recebe R$ 2.284,55* para uma jornada de trabalho de 32 horas semanais.

Como funciona o curso de Fisioterapia?

O curso de Fisioterapia forma profissionais preparados para atuar na prevenção, promoção, na reabilitação e na recuperação da saúde de pacientes por meio de exercícios e técnicas. O fisioterapeuta pode realizar diagnósticos e aplicar tratamentos de acordo com práticas fisioterapêuticas, sempre com foco na qualidade de vida e no bem-estar do paciente.

Aqui na Uniderp, o curso está disponível na modalidade presencial e disciplinas das Ciências Biológicas e Humanas formam o ciclo básico de aprendizado. A formação profissionalizante tem como matérias:

  • Cinesioterapia;
  • Prótese e Órtese;
  • Inovações na Fisioterapia;
  • Recursos Terapêuticos.

Quais são as áreas de atuação do fisioterapeuta?

Quem faz Fisioterapia em Campo Grande encontra diversas opções de especialização e pode atuar em empresas e em instituições públicas, além de prestar serviços como profissional autônomo ou abrir seu próprio consultório. Entre as possíveis áreas de atuação, estão:

  • Fisioterapia Hospitalar;
  • Fisioterapia do Trabalho;
  • Fisioterapia Esportiva;
  • Ortopedia e Traumatologia;
  • Terapia Intensiva.

O que faz um educador físico?

O profissional de Educação Física supervisiona e cria programas de exercícios. Ele também pode auxiliar na preparação de atletas e no tratamento de portadores de deficiência física. É comum que o educador físico trabalhe em conjunto com outros profissionais da saúde, como o próprio fisioterapeuta.

Um personal training que trabalha na cidade de Campo Grande, por exemplo, recebe uma remuneração média de R$ 2.129,55* para uma jornada de trabalho de 34 horas semanais.

Como funciona o curso de Educação Física?

O curso de Educação Física tem o objetivo de promover a saúde e o bem-estar por meio do esporte e dos exercícios físicos. A graduação prepara os alunos para organizar, planejar e realizar atividades físicas individuais ou em grupo, de forma técnica e didática, e acompanha pessoas com os mais variados perfis.

A grade curricular da Uniderp conta com disciplinas voltadas ao funcionamento do corpo humano, além de estudos de Ciências Biológicas e Sociais e de metodologias de ensino. Fisiologia, Desenvolvimento Motor e Nutrição são algumas matérias que completam o currículo acadêmico.

O curso de Educação física Bacharelado pode ser feito na modalidade de ensino presencial, e o de Licenciatura está disponível a distância.

Quais são áreas de atuação do educador físico?

O mercado de trabalho para quem faz Educação Física em Campo Grande é dinâmico e versátil. Empresas e indivíduos buscam esse profissional para contribuir com a saúde e o bem-estar. Entre as opções de áreas de atuação, estão:

  • ensino;
  • esportes;
  • recreação;
  • reabilitação.

Conseguiu escolher entre Educação Física ou Fisioterapia? Antes de tomar essa decisão, lembre-se de que é fundamental levar em consideração as suas preferências individuais e expectativas com relação à carreira.

Agora, não deixe de fazer a sua inscrição no vestibular da Uniderp e estude em uma faculdade de qualidade!

* Sujeito a alteração.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

cursos uniderp

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.