Como escolher a melhor faculdade no Mato Grosso do Sul?

comoescolheramelhorfaculdadenomatogrossodosul

Muitas pessoas têm metas que dependem do ensino superior, como abrir um negócio, ajudar um empreendimento familiar ou conquistar uma boa colocação no mercado. Porém, para que os objetivos se concretizem, é preciso escolher uma formação de qualidade. Você já parou para em qual é a melhor faculdade no Mato Grosso do Sul?

A questão é a chave para desenvolver os conhecimentos, habilidades e atitudes de que você necessitará ao longo da sua carreira. Sem contar que um diploma tradicional confere respeito e credibilidade, afetando tanto a empregabilidade como as oportunidades de negócios.

Quer aprender os critérios para identificar uma boa formação? Continue a leitura deste conteúdo e conheça tudo o que uma faculdade no Mato Grosso do Sul precisa ter para oferecer uma formação de qualidade e contribuir com o seu sucesso profissional!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Como escolher um curso superior?

A decisão envolve dois aspectos. Antes de tudo, você precisa encontrar o curso ideal, considerando interesse, vocação e oportunidades. Depois, avaliar a instituição de ensino, qualidade, infraestrutura, credibilidade, metodologia e custo-benefício.

Começaremos falando bastante sobre a escolha da área profissional. Embora essa seja uma questão bastante pessoal, existem ferramentas que estimulam o autoconhecimento e facilitam a busca por uma escolha satisfatória.

Conheça as áreas em alta no MS

Um primeiro passo pode ser a busca pelos segmentos em alta na região, com o objetivo de entender onde existem boas oportunidades. Os dados do Ministério do Trabalho mostram, por exemplo, um crescimento no número de empregos formais nas seguintes áreas:

  • indústria de produtos alimentícios, bebidas e álcool etílico (saldo de 1.066 empregos, crescimento de 2,22%);
  • agropecuária (saldo de 826 empregos, crescimento de 1,15%);
  • comércio varejista (saldo de 1.869 empregos, crescimento de 1,75%);
  • comércio atacadista (saldo de 915 empregos, crescimento de 5,58%)
  • serviços médicos, odontológicos e veterinários (saldo de 6.164 empregos, crescimento de 23,96%);
  • transportes e comunicações (saldo de 1.685 empregos, crescimento de 5,83%);
  • comércio e administração de imóveis, valores mobiliários, serviço técnico (saldo de 820 empregos, crescimento de 1,92%).

Perceba que, conforme os dados de outubro de 2019, os cursos de Agronomia, Administração e Ciências Contábeis seriam uma boa escolha para atuar no suporte ao comércio e ao agronegócio locais. Igualmente, Odontologia, Biomedicina, Medicina Veterinária e Enfermagem são ótimas alternativas, considerando o avanço dos empregos na saúde.

No entanto, não deixe de realizar a sua pesquisa individual, visitando empresas locais, consultando anúncios de vagas e conversando com outros profissionais. Afinal, o MS é um estado com amplo território e, em cada local, pode haver variações quanto às melhores oportunidades.

Outro ponto é que o seu interesse conta bastante. Você pode querer trabalhar no negócio da família, mudar de estado, procurar uma vaga nas empresas locais, ingressar no mundo do agronegócio. Cada objetivo leva ao seu próprio conjunto de oportunidades.

Por fim, tome cuidado com áreas que, por serem especializadas, podem não se destacar em dados estatísticos mais gerais, como acontece com Direito e Engenharia. O melhor caminho é conciliar a vocação com as oportunidades de cada momento.

Considere seus gostos e habilidades

A afinidade com a área escolhida será importante durante toda a sua carreira, você estará sempre em contato com os assuntos do segmento escolhido e terá de se manter atualizado para ser um bom profissional. Logo, por que não buscar um curso interessante e inspirador?

Uma dica para entender um pouco mais sobre o seu perfil é realizar o teste vocacional. Na página Todo Mundo Tem um Dom, você encontrará uma versão interativa e amigável para conhecer um pouco mais sobre a sua identificação com as áreas do ensino superior.

Também é importante complementar o diagnóstico com um teste DISC. Uma avaliação desse tipo mapeará o seu perfil comportamental, segundo quatro características: dominância, influência, estabilidade e conformidade. É um direcionamento importante para refletir sobre a sua identificação com os empregos e oportunidades abertos pela disciplina escolhida.

Por fim, para organizar tudo, a análise SWOT é uma ferramenta bastante indicada. A ideia é formar um quadro com as suas forças (Strengths) e fraquezas (Weaknesses), complementando a avaliação com as oportunidades (Opportunities) e ameaças (Threats) presentes no contexto em que você está inserido.

Quais são as suas forças?

Observando os testes e refletindo sobre si mesmo, pense nos seus pontos positivos, recursos e qualidades. Você era melhor em Humanas, Exatas ou Biológicas? O que você gosta de estudar? Você se destaca por alguma característica?

Quais são as suas fraquezas?

Entenda também em que pontos você vai mal. Que áreas você não atinge o desempenho esperado? Quais são as características que podem dificultar o sucesso em uma carreira?

Aqui, é importante avaliar a possibilidade de melhoria, ou seja, não fique preso a crenças limitantes.

A crença limitante é caracterizada por tomar uma condição negativa atual como futura. Por exemplo, se, hoje, você teria dificuldades para passar no Enem, isso não quer dizer que no dia da prova também será assim, porque entre os dois marcos temporais, pode existir mudança e evolução.

Quais são as oportunidades?

Liste quais são as situações que podem ser aproveitadas no seu contexto. Como visto, se uma área está em alta e contratando muitos profissionais, isso pesa na escolha do curso.

Quais são as ameaças?

Liste também o que, no contexto, torna um curso menos vantajoso. Por exemplo, se uma área vem perdendo espaço com os avanços da tecnologia, pode não ser um bom investimento.

Crie um roadmap

A também chamada rota da ação serve para traçar o caminho entre onde você está e onde você quer chegar. No caso específico da busca pela graduação, a faculdade será um dos marcos do seu plano de carreira.

A ideia é fazer uma analogia com as rotas marítimas. Para chegar às índias, por exemplo, os navegadores portugueses do séc. XV precisavam alcançar, primeiro, uma marco no extremo sul do continente africano, o Cabo da Boa Esperança, lembra-se dessa história?

A lógica é mais ou menos a mesma. Pense um pouco sobre o que você gostaria de fazer daqui a cinco anos: ter o emprego “x”, ajudar no negócio da família, ser promovido, mudar de carreira etc. Posteriormente, avalie quais faculdades seriam um marco nesse processo.

Depois, é possível aproveitar o mesmo plano para traçar o restante, estabelecendo outros marcos regressivamente até o dia de hoje: a escolha da instituição de ensino, o estudo para passar no vestibular ou Enem, a organização financeira, a busca por bolsas e créditos etc.

O que considerar ao escolher uma faculdade no MS?

Se você decidiu o curso que vai fazer ou, pelo menos, tem uma lista com algumas opções, o passo seguinte é encontrar a instituição de ensino ideal. Isto é, entre as faculdades disponíveis, é preciso avaliar a capacidade de entregar valor e os custos envolvidos na formação.

Além disso, para que você consiga obter o diploma mesmo com dificuldades de horário ou dinheiro, a empatia pode ser considerada uma característica determinante. A melhor faculdade também é aquela que entende as suas necessidades e procura soluções para facilitar o ingresso, permanência e conclusão do curso.

Você precisa ficar atento, ainda, ao alinhamento com as necessidades de mercado. Algumas pessoas buscam a graduação com intuito de produzir cientificamente e ter uma vida acadêmica, mas essa não é a realidade da maioria das pessoas.

Em geral, a qualificação é uma oportunidade de melhorar de vida e desenvolver competências para serem usadas na prática. Logo, se os seus objetivos são profissionais e de crescimento, a ligação da instituição com o mercado não pode ficar em segundo plano.

Logo abaixo, reunimos algumas dicas que podem ser úteis na busca pela melhor faculdade no Mato Grosso do Sul.

Verifique a qualificação dos profissionais

Assim como procuramos bons cozinheiros, médicos, advogados, mecânicos etc., quando pensamos na qualidade do serviço, a faculdade também depende de profissionais de excelência para entregar uma boa formação.

Você deve, portanto, se preocupar principalmente com o corpo docente. Procure saber quem são os professores envolvidos tanto no ensino presencial como a distância, quanto ao nível de especialização, vivência profissional e experiência acadêmica.

A listagem de professores pode ser obtida na própria instituição de ensino. Além disso, a maioria dos profissionais mantém páginas profissionais no LinkedIn e no Lattes. Esse segundo é um banco de dados com os currículos detalhados de pessoas envolvidas no mundo acadêmico.

Aqui na Uniderp, investimos bastante na qualificação das equipes, principalmente de professores. Os quadros, além de profissionais com grande reconhecimento em suas áreas, contam com mestres, doutores e especialistas nos assuntos dos cursos.

Não deixe, como dica complementar, de verificar os canais de atendimento, especialmente os de secretaria. Ao levar uma demanda para a instituição, você encontrará burocracia ou eficiência? Tudo isso pesa quando se precisa emitir um documento, esclarecer dúvidas, realizar uma solicitação urgente etc.

Conheça a grade curricular

Outra medida importante é verificar se a proposta da instituição de ensino faz sentido de acordo com as suas necessidades. Para isso, a análise da grade curricular é fundamental, a fim de conferir se existe um alinhamento com as exigências mercado. Até porque, as habilidades colocadas no currículo estão diretamente ligadas aos módulos vistos no curso.

Ao consultar as opções da Uniderp, você encontrará todas informações na página de curso do site. Lá estão o tempo de conclusão, as áreas de atuação, o perfil indicado, as disciplinas e a metodologia de ensino.

Esse último ponto, diga-se de passagem, tem sido um diferencial. Quem trabalha e estuda, por exemplo, tem demandas diferentes de quem tem tempo livre para frequentar a instituição. Assim, cada pessoa precisa encontrar a modalidade de ensino (ead, semipresencial ou presencial) ideal para sua disponibilidade de horários.

Confira a certificação do MEC

A avaliação e certificação do MEC também é fundamental para escolher a melhor faculdade no Mato Grosso do Sul. As instituições de ensino são fiscalizadas pelo governo federal, recebendo notas, conforme a infraestrutura, corpo docente e desempenho no Enade.

Na plataforma do Ministério da Educação, você encontra todas as universidades e faculdades credenciadas, além dos indicadores de desempenho. As métricas mais importantes são três:

  • Conceito preliminar de cursos (CPC), que considera cada graduação separadamente;
  • Índice Geral de Cursos (IGC), que avalia a instituição de ensino como um todo;
  • Conceito Enade, que avalia o desempenho médio dos alunos no Exame Nacional do Ensino Superior.

Em geral, notas 3, 4 e 5 são consideradas avaliações positivas. Isso significa que o curso está dentro dos níveis de exigência da entidade federal.

Considere a proximidade de casa

A localização da faculdade é mais um ponto-chave. Cursar o ensino superior envolve deslocamento, alimentação, conciliação com as demandas de trabalho, entre outras questões. E tudo isso é afetado pelas distâncias envolvidas.

O ideal é buscar uma faculdade dentro do Mato Grosso do Sul, mesmo se você estiver interessado no ensino a distância. Isso porque a proximidade facilita questões como obter documentos, participar de eventos e cumprir horas de atividades extracurriculares.

Por isso mesmo, a Uniderp instalou dois polos de faculdade em Campo Grande. Tanto a matriz como a Uniderp-Agrárias estão bem localizadas na capital do estado. Assim, a maior parte da população do MS é atendida pelo ensino presencial.

Já quem planeja mudar de cidade para estudar encontra na região central uma estrutura adequada, bem como boas oportunidades de emprego. E, para os alunos dos cursos a distância, os campos são acessíveis, ainda que por transporte intermunicipal, nas poucas datas em que eles visitam o estabelecimento.

Conheça custos de mensalidade

O investimento pode variar bastante de uma faculdade particular no MS para outra, assim como ocorre em outras localidades. Normalmente, quanto mais a instituição investe em tecnologia, maior é a possibilidade de entregar qualidade com um melhor custo-benefício.

A economia ocorre em núcleos de prática, clínicas, empresas juniores e estruturas administrativas. A modernização da faculdade cria um modelo com menos burocracia e otimização dos recursos, o que se reflete nos preços das mensalidades.

Por outro lado, também é relevante considerar as opções de acesso diferenciado ao ensino superior, como Prouni, Fies e Parcelamentos Privados. No caso da Uniderp, atendemos os alunos que desejam um auxílio financeiro total ou parcial com as principais modalidades de bolsa e crédito estudantil, sejam as oferecidas pelo governo, sejam as particulares, como o PEP.

Vale ressaltar que as mensalidades variam conforme o curso escolhido. É que, certas áreas, como as de saúde, exigem laboratórios mais complexos e com manutenção mais elevada. Mas ainda há outras áreas super interessantes com um custo mais reduzido — esse é o caso da Administração, Contabilidade e Direito.

Visite as instalações da faculdade

A infraestrutura da faculdade também revela bastante sobre a qualidade do curso, principalmente em relação à parte prática da graduação. Não por acaso, o próprio MEC considera esse quesito ao conceder o Índice Geral de Cursos.

Podemos dividir essa avaliação em diferentes critérios. O primeiro deles é a estrutura física, ou seja, se o campus tem serviços organizados, como setores de convivência, laboratórios de informática, locais para alimentação e, se for uma demanda, estacionamento.

Um segundo aspecto são os locais destinados à prática profissional. Nas melhores faculdades, além dos laboratórios, clínicas e núcleos de prática interna, é comum que exista algum tipo de atendimento à comunidade, para que o aluno desenvolva a prática com base em problemas reais, e não apenas na teoria levantada em sala de aula.

Outro quesito é o atendimento digital. Ter boas plataformas tanto para o EAD como para questões como ver notas, horários de aula, acessar o calendário acadêmico etc, é fundamental para a entrega de um bom serviço. Afinal, isso poupa tempo dos alunos, que não precisam se deslocar à secretaria a todo momento.

Por fim, existe a questão da estrutura de empregabilidade. Ou seja, as faculdades são cada vez mais um elo com o mercado e usam as parcerias para inserir os estudantes no meio profissional. Há inúmeras vagas de emprego, trainee e estágio disponibilizadas desse modo, cabendo à instituição de ensino aconselhar e orientar o aluno interessado.

Então, convidamos você a visitar os polos da Uniderp em Campo Grande! Nas páginas, da Matriz e da Agrárias, estão todas as informações sobre localização e cursos disponíveis, além de ser possível conhecer as unidades online, com o recurso tour 360º!

Outra dica é visitar o site do canal Conecta, que é um benefício exclusivo para alunos. Lá, você conhecerá o setor de qualificação para o mercado, em relação a entrevistas de emprego, currículos, comportamento, acesso à vagas etc.

Conheça a biblioteca

A biblioteca da faculdade merece atenção especial quando você for avaliar a infraestrutura do campus. Trata-se de um recurso compartilhado importante, principalmente para não precisar comprar todos os livros solicitados durante a graduação.

Além disso, você pode ter dificuldades para encontrar obras raras ou ter uma emergência e precisar de um livro específico para realizar uma prova ou trabalho acadêmico. Lembre-se, ainda, de que o local é importante para grupos de estudos e realização de atividades em equipe.

Sendo assim, quanto melhor a estrutura de atendimento, espaço físico e disponibilidade de materiais, melhor será a qualidade da sua formação. Ah! Fique atento também à biblioteca online, que, se contar com um bom número de exemplares, agiliza e simplifica as pesquisas durante a graduação.

Por que a Uniderp é a melhor faculdade do Mato Grosso do Sul?

A formação oferecida pela Uniderp busca o máximo de compatibilidade com as necessidades de mercado. Isso significa que o foco são pessoas com objetivos de carreira, como, iniciar, ajudar ou assumir um negócio, encontrar um emprego melhor ou ser promovido.

Realizar uma preparação adequada para o mercado

As unidades localizadas no centro de Campo Grande buscam essa preparação, considerando principalmente as características do estado. Na Uniderp Agrárias, por exemplo, os professores têm um amplo conhecimento em relação às áreas de Saúde e Agronomia, que, como visto, apresentam uma grande empregabilidade na região.

Contar com uma infraestrutura de excelência

Outro diferencial são os investimentos em infraestrutura e tecnologia. Os polos estão sempre na vanguarda, buscando a atualização de metodologias, laboratórios, clínicas e núcleos de prática. Um exemplo recente é a disponibilização das disciplinas interativas, em que mesmo os alunos presenciais acessam matérias a distância, aumentando o número opções, especialmente de eletivas.

Ter uma biblioteca completa à disposição

Os investimentos também abrangem a biblioteca. Além dos autores essenciais de cada curso, o acervo, físico e online, conta com obras raras, monografias e artigos científicos, que podem ser fontes de pesquisas diferenciadas ao realizar um trabalho ou estudar para prova.

O ambiente, não só na biblioteca, como em todo o campus, tem diversos espaços de convivência e serviços. Eles vão desde os mais simples, como Wi-Fi, aos mais elaborados, aos mais completos, como disponibilizar um setor de empregabilidade, o canal Conecta.

Contar com um bom custo-benefício

Os avanços tecnológicos dos últimos anos permitiram que as mensalidades se tornassem mais acessíveis. E mais! Entre bolsas, crédito, parcelamento, Prouni, FIES, estudo 100% a distância ou semipresencial e a escolha de uma área com mensalidades mais em conta: existe uma solução possível para cada faixa de renda. Logo, há alternativas, caso você queira estudar, mas esteja sem recursos.

Receber um diploma tradicional

A Uniderp conta, ainda, com mais de 73 anos de história, sendo uma das pioneiras na formação de profissionais para o mercado do MS. Hoje, são mais de 13 mil alunos matriculados na Matriz, e 3 mil na Uniderp-Agrárias — e os índices do MEC estão bastante positivos. Não à toa, os cursos contam com o amplo reconhecimento dos empregadores da região.

A tradição, nesse sentido, é fundamental. Qualquer que seja sua posição no mercado de trabalho, você precisará que as pessoas confiem nas suas capacidades para que possam investir no seu trabalho. Isso é um fato tanto para empregados como para empreendedores!

Sendo assim, se você procura a melhor faculdade no Mato Grosso do Sul, não deixe de conhecer a Uniderp. Nossos cursos são a oportunidade de que você precisa para receber uma qualificação adequada ao mercado profissional.

Este conteúdo motivou você? Então, acesse outros textos do nosso blog e receba mais dicas importantes sobre carreira e empregabilidade!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

cursos uniderp

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.