Vale a pena fazer um Tecnólogo em Campo Grande?

estudantes de curso tecnólogo em campo grande

Desconto nota do Enem

Está de olho em aumentar sua empregabilidade no mercado de trabalho em Campo Grande? A localização estratégica coloca a capital do Mato Grosso do Sul como um dos principais centros econômicos da Região Centro-Oeste, com destaque para ganhos interessantes em setores como serviços, comércio, administração pública e agropecuária.

Mas será que existe uma maneira de ampliar a formação acadêmica e ingressar em áreas de maior rentabilidade de forma rápida e consistente? A resposta para essa dúvida é sim. Entre as modalidades de ensino superior estão os cursos de graduação tecnológica, grau acadêmico conhecido simplesmente por Tecnólogo.

Para que você perceba melhor as vantagens de realizar um curso Tecnólogo em Campo Grande, prossiga na leitura deste artigo que preparamos aqui na Uniderp. Além de saber o que é Tecnólogo, você vai ver os benefícios dessa escolha, que incluem:

  • duração da graduação;
  • foco;
  • mercado de trabalho;
  • valor do investimento;
  • capacitação prática;
  • diferentes modalidades de ensino.

Tenha uma excelente leitura!

Trata-se de cursos superiores voltados a demandas específicas do mercado de trabalho que permitirão a você ter as habilidades necessárias para atuar na carreira escolhida.

Por exemplo, um Tecnólogo em Campo Grande na área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas dará aos futuros profissionais um sólido alicerce para trabalharem com arquitetura de sistemas computacionais.

Por tratar de habilidades específicas, a graduação tecnológica tem uma carga horária menor, mas com a capacidade de oferecer a possibilidade de ampliação dos conhecimentos adquiridos por meio de programas de pós-graduação e de cursos de extensão universitária.

Confira, a seguir, mais detalhes dessa e de outras vantagens desse tipo de diploma.

Duração da graduação

Todo curso Tecnólogo, tanto no Mato Grosso do Sul quanto nas demais partes do país, adota uma carga horária menor em relação aos demais graus acadêmicos.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia 2016, a carga horária mínima dos cursos varia entre 1.600, 2.000 e 2.400 horas, o que corresponde a 2 a 3 anos de graduação ― eventualmente podendo se estender, mas é algo mais raro.

Por isso, se sua ideia é ter um diploma universitário quanto antes, esta é uma excelente oportunidade.

Foco

Obter uma formação profissional focada em seus objetivos profissionais, seja como primeira graduação, seja como educação continuada, é uma das principais vantagens para os estudantes de um curso Tecnólogo em Campo Grande.

Ao contrário do Bacharelado ou da Licenciatura, que têm, em sua proposta pedagógica, maior aprofundamento teórico, o curso Tecnólogo tem objetivos de formação específicos para as funções exigidas na área que você escolheu, como comentamos na introdução. Portanto, tem uma função de habilitação para o mercado.

Mercado de trabalho

Quem opta por um curso Tecnólogo em Campo Grande têm duas vantagens imediatas com relação ao mercado de trabalho.

Tour pela prova do Enem

Primeiramente, temos a rápida inserção em oportunidades de emprego interessantes para pessoas com melhor qualificação profissional. Em segundo lugar está o redirecionamento profissional, no caso de pessoas que desejam mudar parcial ou definitivamente de carreira, sem precisar ficar tanto tempo em sala de aula, como acontece nos outros tipos de curso.

Isso porque os campos de atuação presentes na graduação tecnológica são tão vastos que permitem escolher facilmente uma carreira em todas as áreas do conhecimento, de acordo com as oportunidades percebidas em sua região. O MEC divide seu catálogo de graduações tecnológicas em 13 eixos. São eles:

  1. Ambiente e Saúde
  2. Controle e Processos Industriais
  3. Desenvolvimento Educacional e Social
  4. Gestão e Negócios
  5. Informação e Comunicação
  6. Infraestrutura
  7. Militar
  8. Produção Alimentícia
  9. Produção Cultural e Design
  10. Produção Industrial
  11. Recursos Naturais
  12. Segurança
  13. Turismo, Hospitalidade e Lazer

Valor do investimento

O valor do investimento em um curso Tecnólogo em Campo Grande também é bastante atraente, exatamente pelo fato de as graduações serem mais curtas. Logo, você não vai ter de desembolsar valores tão volumosos como nos demais cursos.

Além disso, a graduação tecnológica permite outras modalidades de ensino, além da presencial (sobre as quais falaremos adiante). Dessa forma, são montadas diferentes infraestruturas ― sem prejuízo dos recursos indispensáveis à realização do curso ― que acabam por reduzir os valores das mensalidades.

Mas não para por aí. Aqui na Uniderp, os cursos Tecnólogos também estão incluídos em programas de bolsas, descontos e benefícios, o que vai ajudar você a ter ainda mais fôlego financeiro.

Capacitação prática

Como você pôde notar, os eixos tecnológicos estabelecidos pelo MEC reforçam os ideais dos cursos Tecnólogos, que é proporcionar a capacitação prática para que você exerça funções técnicas no mercado de trabalho.

No entanto, é bom reforçarmos aqui uma possível dúvida: “Por que não investir em um curso técnico então?”. A principal diferença entre um curso técnico-profissionalizante e uma graduação tecnológica está no caráter do curso. Este último é um curso superior, que lhe conferirá um grau acadêmico.

Já um curso técnico manterá você em nível médio ― o que, sem dúvida, limitará muito suas perspectivas profissionais, embora forneça capacitação técnica em certa escala.

Diferentes modalidades de ensino

Além da possibilidade de pagar bem menos, não só no valor da mensalidade, mas no investimento global do curso, os Tecnólogos também têm a vantagem de ser ofertados em diferentes modalidades de ensino.

Com o advento das tecnologias educacionais e a própria ampliação da oferta de cursos na modalidade EAD, sendo 100% online ou semipresenciais, muitos dos cursos Tecnólogos podem ser realizados com bastante flexibilidade, já que usam canais digitais para as aulas.

Esse é um importante custo-benefício a se considerar, especialmente se você tem uma carga horária de trabalho que preenche parcial ou integralmente sua semana. Como sabemos que uma faculdade presencial pode ser impraticável, de acordo com sua realidade cotidiana, o curso Tecnólogo mostra-se uma excelente saída.

Gostou de conhecer mais como é um curso Tecnólogo em Campo Grande? Agora, o próximo passo rumo à conquista do seu diploma universitário é escolher uma faculdade de ponta. Por isso, gostaríamos de apresentar os cursos da Uniderp, uma das principais instituições de ensino superior da capital sul-mato-grossense.

Todas as nossas modalidades de curso são pautadas por um projeto pedagógico arrojado, infraestrutura atualizada com as necessidades das carreiras e professores altamente capacitados e atuantes no mercado.

Então, gostaríamos de fazer o convite para que você entre em contato conosco e conheça mais sobre nossas ofertas de curso Tecnólogo em Campo Grande. Torne realidade seu diploma de graduação quanto antes!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados