Como conseguir uma bolsa de estudo em Campo Grande?

comoconseguirumabolsadeestudoemcampogrande

Desconto nota do Enem

O sonho de fazer uma faculdade para construir uma carreira de sucesso faz parte da vida de muita gente. No entanto, nem sempre é fácil arcar com os custos de um curso superior, especialmente se você ainda não tem um trabalho ou se tem outros compromissos financeiros. Mas sabia que dá para conseguir uma bolsa de estudo em Campo Grande?

A bolsa estudantil é uma alternativa para pessoas que não têm como arcar com o valor integral da faculdade no momento, mas não querem deixar esse grande passo para depois. Ela pode ser conquistada por meio de sites específicos, programas governamentais, empresas ou ações da própria faculdade. Além disso, pode ser total ou parcial.

Já deu para ver que existe uma bolsa de estudo perfeita para cada caso, não é? Para descobrir qual é a possibilidade mais indicada para você, continue a leitura!

O que são bolsas de estudo?

As bolsas de estudo são abatimentos na mensalidade da faculdade. Por exemplo, uma bolsa de estudos em faculdade de Campo Grande no percentual de 50%, para um curso de R$ 500 ao mês, corresponde a uma economia de R$ 250 na parcela do estudante.

Normalmente, as bolsas valem por todo o período do curso, a não ser que o aluno a perca por algum motivo discriminado na política de concessão particular daquele programa. Veja algumas das situações mais comuns que podem levar à interrupção desse benefício:

  • reprovação de muitas matérias;
  • informações falsas no momento da inscrição;
  • faltas em excesso, geralmente, acima de 25% das aulas;
  • acúmulo de bolsas;
  • trancamento de matrícula, entre outros.

De modo geral, se o estudante tem um desempenho aceitável no decorrer do curso e nenhuma inconsistência nos dados fornecidos, ele terá esse abatimento por todo o período da faculdade. Então, essa é uma excelente saída para quem não pode arcar com o valor integral da mensalidade no momento.

Além de terem políticas diferentes de interrupção, os processos seletivos para bolsas de estudo também variam. Há algumas que concedem vagas de acordo com a nota do Enem do estudante. Outras, por critérios socioeconômicos. Existem ainda os projetos voltados para algum grupo social específico, como indígenas ou afrodescendentes.

Por fim, diferentemente do financiamento estudantil, os estudantes não precisam pagar nada após a conclusão do curso. Afinal, não se trata de um empréstimo, mas sim de um benefício em forma de abatimento no valor.

Como conseguir bolsa de estudo em Campo Grande?

Como você viu, existem vários tipos de bolsas, com diferentes critérios de concessão. Abaixo, separamos algumas dicas para que você consiga esse benefício em alguma das modalidades de bolsa de estudo em Campo Grande:

Tour pela prova do Enem
  • ficar de olho em programas do Governo;
  • acompanhar sites de bolsas de estudo;
  • conhecer as bolsas institucionais da faculdade;
  • procurar oportunidades de bolsa-trabalho;
  • considerar o financiamento estudantil.

Fique de olho nos programas do Governo

O Governo Federal tem uma série de iniciativas para facilitar o acesso ao ensino superior. Entre as mais famosas, está o Programa Universidade Para Todos (ProUni). Trata-se de um programa de concessão de bolsas integrais e parciais (50%), com foco de beneficiar pessoas que têm uma renda familiar de até 3 salários-mínimos.

Além disso, o critério de seleção leva em conta o desempenho no Enem. Para concorrer, o estudante precisa ter a nota da edição imediatamente anterior à abertura das inscrições do Prouni — que ocorrem no início e no meio do ano — além de uma média mínima de 450 pontos. Outro requisito é não ter diploma de ensino superior.

Conheça as bolsas institucionais da faculdade

Sabia que normalmente as próprias faculdades têm facilidades de pagamento para seus estudantes? Se você quer uma bolsa de estudo em Campo Grande, por exemplo, saiba que a Uniderp tem dois tipos de benefícios, além das parcerias com programas do Governo. São eles:

  • a Bolsa Incentivo: destinada a calouros (novos estudantes) que, no ato da inscrição, solicitem a participação na bolsa. A Uniderp tem alguns critérios de participação que envolvem, por exemplo, a comprovação de questões financeiras (nosso objetivo é facilitar seu acesso ao Ensino Superior!);
  • o Desconto Pontualidade: além da Bolsa Incentivo, todos os nossos alunos da modalidade EAD recebem um abatimento em suas mensalidades se efetuam o pagamento até o dia do vencimento.
  • Bolsa Enem: é válida durante todo o curso regular para todos os candidatos que apresentarem nota do Enem válida. Quanto maior a nota obtida, maior o percentual de desconto da sua bolsa de estudos na Uniderp.

Pesquise oportunidades de bolsa-trabalho

Além de iniciativas do Governo, de empresas especializadas e da própria faculdade, você pode contar, também, com bolsas-trabalho oferecidas por empresas privadas. Caso você já trabalhe, vale a pena conferir se não há nenhum programa de ajuda de custo para formação de colaboradores.

Muitas empresas investem nesse tipo de ação para qualificar ainda mais a equipe e melhorar o desempenho dos negócios. Se ainda não trabalha ou se, na sua empresa, não há bolsas-trabalho, procure se informar com conhecidos ou mesmo com a prefeitura municipal informações sobre programas desse tipo.

Considere financiar seus estudos

Por fim, se não se encaixar nos requisitos de nenhum programa institucional ou governamental e, ainda, não encontrar boas oportunidades junto a empresas, não desista! A solução é considerar um financiamento estudantil, como o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) que concede linhas de crédito com condições facilitadas para estudantes do ensino superior.

Por exemplo, sabia que há um novo tipo de FIES no MS? No chamado Novo FIES, em vigor desde 2018, há uma modalidade de financiamento exclusiva para estudantes das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Com isso, as chances de conseguir uma vaga de bolsa na faculdade em MS aumentam bastante.

E aí, conseguiu tirar suas dúvidas sobre como conseguir uma bolsa de estudo em Campo Grande? Como você viu, possibilidades é o que não faltam: Governo, faculdades e empresas têm programas que facilitam o acesso ao Ensino Superior. Assim, o sonho de se formar é possível mesmo para quem não têm condições financeiras para arcar com a mensalidade!

Aproveite que, com a bolsa de estudos, você está tão próximo do seu sonho e veja este post sobre as principais características de uma faculdade particular!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados