MultiSim: o software usado no curso de Engenharia da Computação

MultiSim

O curso de Engenharia da Computação forma profissionais aptos para desenvolver hardwares e sistemas computacionais. Sendo assim, é fundamental que o profissional tenha habilidades digitais e saiba utilizar os recursos necessários para o exercício da profissão. Por isso, nós da Uniderp contamos com o MultiSim para otimizar o aprendizado dos alunos e prepará-los para o mercado de trabalho.

Entenda o que é e para que serve esse software, como ele é utilizado no curso de Engenharia da Computação e também no dia a dia da profissão. Confira agora!

O que é o MultiSim e para que serve?

O MultiSim é um programa de captura e de simulação de esquemas eletrônicos que funciona com base no SPICE (Simulation Program With Integrated Circuit Emphasis) e serve para simular circuitos de eletrônica analógica, digital e de potência com fontes, resistores, capacitores, indutores, diodos, transistores etc.

Portanto, o MultiSim faz parte de um conjunto de softwares de design de circuitos, junto com o NI Ultiboard. Além disso, o programa serve tanto para pesquisas e projetos quanto para o ensino dos esquemas eletrônicos.

Como ele é utilizado no curso de Eng. da Computação?

O MultiSim é integrado com a simulação SPICE — padrão da indústria —, um ambiente esquemático interativo que permite visualizar e analisar instantaneamente o comportamento de circuitos eletrônicos.

Por isso, com o uso do software, é possível reforçar a teoria aprendida no curso de Engenharia da Computação aqui em Campo Grande por meio de instrumentos simulados, análises avançadas e diversos outros componentes interativos.

A plataforma é muito eficiente para fins educativos, por isso foi criado o MultiSim For Education. Trata-se de uma versão desenvolvida com educadores com o objetivo de ajudar estudantes a compreender com facilidade o comportamento da eletrônica.

Sendo assim, os alunos de diversos tipos de Engenharia dos cursos da Uniderp em Campo Grande podem utilizar o MultiSim ao fazer o download do programa na versão do estudante.

Dessa forma, quem estuda Eng. da Computação na Uniderp, tanto na primeira quanto na segunda graduação, conta com esse recurso tecnológico e educativo para aprimorar os seus conhecimentos sobre circuitos eletrônicos.

Por que é importante dominar a ferramenta?

O domínio do MultiSim é importante tanto para um bom desempenho acadêmico quanto para um bom desempenho profissional. Afinal, com a ferramenta, é possível visualizar e compreender melhor os esquemas eletrônicos, além de simular o funcionamento dos projetos de um engenheiro da computação.

Portanto, os alunos da Uniderp aproveitam ao máximo o período de preparação profissional na faculdade ao aprender desde como ativar o MultiSim até como utilizá-lo no dia a dia do mercado de trabalho.

Como ele é usada no mercado de trabalho?

O MultiSim fornece uma simulação realista dos circuitos eletrônicos, permitindo uma análise eficiente e contribuindo para a realização de projetos na área da Engenharia da Computação.

Logo, o software é usado no dia a dia do mercado de trabalho para que o engenheiro reduza a necessidade da criação de protótipos e diminua os custos durante o processo de desenvolvimento de projetos.

Dessa forma, a Uniderp prepara os futuros engenheiros da computação com as habilidades digitais necessárias na conquista das melhores oportunidades no mercado.

Além disso, os alunos da instituição ainda contam com o Canal Conecta, uma plataforma para você encontrar seu novo emprego. Vale ressaltar que a média salarial do engenheiro da computação é de R$ 6.526,00*.

Estude na Uniderp e aprenda tudo sobre o MultiSim

O MultiSim é um software de simulação de circuitos eletrônicos que permite uma melhor compreensão e retenção dos conceitos teóricos do curso de Eng. da Computação.

Além do uso acadêmico, o software é frequentemente utilizado no mercado de trabalho pelos profissionais da área. Sendo assim, é essencial estudar em uma instituição de ensino que utiliza essa ferramenta para a preparação dos futuros engenheiros da computação: a Uniderp.

Ficou interessado, mas ainda não tem certeza se esse é o curso ideal para você? Então, entenda a diferença entre Engenharia da Computação e Ciência da Computação e descubra agora mesmo qual cursar!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

bolsas enem
cursos uniderp

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content