7 motivos para cursar Medicina na Uniderp

uniderp matriz campo grande

Referência no ensino no Mato Grosso do Sul (MS), a Uniderp tem uma história de pioneirismo no ensino desde sua fundação em 1974, quando ainda se chamava Centro de Ensino Superior de Campo Grande (CESUP).

Com o passar dos anos, sua visão inovadora possibilitou a abertura de inúmeros cursos para atender às necessidades da população. Entre os cursos da Uniderp, Medicina, sem dúvida, é o carro-chefe e, ao longo de 20 anos, forma profissionais altamente capacitados para atuarem nas principais linhas da saúde ― inclusive, cruzando as fronteiras com Paraguai e Bolívia, bem como promovendo atendimento às populações indígenas e da área rural.

Por isso, a Medicina em MS é uma área em constante demanda e com muitas oportunidades profissionais. Que tal, então, conhecer por que vale a pena estudar na Uniderp? Ótima leitura!

Custo-benefício do curso

A faculdade de medicina Uniderp é uma das únicas do Mato Grosso do Sul e está localizada em uma região privilegiada de Campo Grande, na Vila Miguel Couto.

Assim que entra no curso de Medicina, o aluno encontra uma faculdade de ponta, com infraestrutura impecável, dotada de clínicas de atendimento, salas específicas e laboratórios com aparelhagem moderna e alta tecnologia – tudo comandado por corpo docente formado pelos melhores profissionais.

Além disso, ao longo de todo o curso, o aluno é inserido em oportunidades de ganhar experiência na profissão, a partir do trabalho direto em órgãos de saúde.

Estrutura física da faculdade

Para que as atividades pedagógicas sejam ministradas, o aluno de Medicina da Uniderp conta com uma infraestrutura inteiramente dedicada ao curso. Ela inclui:

  • espaços para tutorias, com 39 salas para trabalho em grupos de, no máximo, 10 alunos e um professor-tutor facilitador;
  • 4 auditórios para grandes aulas;
  • laboratórios Morfofuncional com espaço para estudo integrado de Anatomia, Fisiologia, Histologia, Patologia e Imagenologia;
  • laboratório para treinamento de habilidades médicas;
  • laboratório de informática;
  • laboratório de Histologia e Microscopia;
  • laboratório de Anatomia Humana;
  • sala de Técnica Cirúrgica;
  • Centro de Especialidades Médicas (CEMED) ― no final do post, você confere mais informações sobre este centro.

A fim de tornar ainda mais real o investimento da Uniderp em tecnologia na Medicina, trouxemos simuladores e manequins do corpo humano para que seja possível perceber de forma relacional todos os órgãos, músculos e ossos.

Qualidade de ensino

O programa de ensino da Uniderp Medicina é baseado nas metodologias ativas de aprendizagem, que colocam os estudantes no centro da produção dos seus conhecimentos. Para isso, utilizamos o chamado sistema PBL (Problem Based Learning, ou Aprendizagem Baseada em Problemas), que consiste em um processo baseado na solução de desafios fictícios ou casos reais.

Dessa forma, o aprendizado torna-se muito mais personalizado, e o aluno tem condições de reconhecer suas dificuldades e aprender em um ritmo mais conveniente.

Além disso, a prática estende-se para além das salas de aula, com visitas à Rede Básica de Saúde. Trata-se de um programa complementar ao currículo obrigatório, o qual vale como horas de estágio indispensáveis à conclusão do curso.

Paralelamente, parcerias com órgãos públicos e convênios internacionais, como com a Kochi University (Japão), permitem o intercâmbio acadêmico, científico, técnico e cultural entre as faculdades, visando ao aperfeiçoamento de alunos e de professores.

Qualidade do corpo docente

Não é à toa que o curso de Medicina em Campo Grande está entre os melhores do país. O motivo? Sem professores da mais ampla qualidade, nenhuma estrutura funciona e nem há ensino. Somente assim é possível oferecer aos alunos uma formação sólida e capacitá-los para enfrentar a realidade do mercado de trabalho.

Com esse objetivo, os professores da Uniderp de Medicina têm não apenas experiência na educação superior, como também uma trajetória não acadêmica consolidada, conseguindo promover interações e convivências positivas com os estudantes.

Isso porque a Uniderp considera fundamentais, no processo de ensino-aprendizagem, o diálogo entre mestres e alunos, a observação, o aconselhamento e a prática médica orientada.

Número de bolsas e descontos oferecidos

Com o intuito de facilitar a permanência dos alunos no curso e possibilitar que pessoas de diferentes realidades socioeconômicas tenham condições de frequentar um curso de Medicina em MS, a Uniderp conta com bolsas de estudo, descontos e financiamentos. Confira os principais.

Prouni e FIES

Estudantes de baixa renda também podem pleitear uma bolsa de estudos parcial ou integral pelo Programa Universidade para Todos (Prouni).

Quem não se enquadrar no perfil do Prouni ainda tem possibilidade de requerer o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) para Medicina. O FIES conta com opções de financiamento com juros a partir de taxa zero. Ambas são iniciativas do governo federal.

Amigo Vale-Prêmio

O Amigo Vale-Prêmio é um programa que oferece descontos nas mensalidades aos alunos regularmente matriculados na Uniderp que fizerem a indicação de amigos para estudarem na mesma faculdade ou em instituições/unidades do mesmo grupo. Para isso, basta preencher o regulamento e aceitar as condições. Podem ser contemplados tanto os alunos que estudam nos cursos presenciais quanto na modalidade a distância.

É simples, quanto mais indicações você fizer, maior será a porcentagem de descontos a receber. Cada indicação equivale a R$ 100 de abatimento no valor da mensalidade. Legal, não?

Entrada dos estudantes no mercado de trabalho

Como nossa instituição acredita que a prática é fundamental para o aprendizado, o principal espaço Uniderp Medicina é o Centro de Especialidades Médicas (CEMED). Com capacidade para atender até 8 mil pacientes por mês, os alunos dos últimos semestres encontram ali uma grande oportunidade de viverem experiências reais e realmente se prepararem para o mercado de trabalho, participando de atendimentos à população em mais de 20 especialidades.

Além disso, há programas de residência e estágio em Campo Grande, em hospitais públicos e privados. São eles:

  • Hospital Cassems;
  • Hospital El Kadri;
  • Hospital Regional de Mato Grosso do Sul;
  • Maternidade Cândido Mariano;
  • Santa Casa;
  • Sirpha (Lar do Idoso).

Além disso, uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde insere os alunos nas unidades de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), estendendo-as até o interior do estado. Assim, quando os alunos fizerem o estágio regional (último ano da graduação), eles podem buscar as cidades de:

  • Aquidauana;
  • Bandeirantes;
  • Nova Alvorada do Sul;
  • Nova Andradina;
  • Rio Verde de Mato Grosso;
  • Sonora;
  • São Gabriel do Oeste.

Por fim, também há a oportunidade de enriquecimento curricular com experiências junto a populações indígenas e em áreas rurais.

Nota do curso no MEC

Por fim, tudo que estamos dizendo é atestado em alta avaliação do Ministério da Educação (MEC). Com o objetivo de atestar a qualidade dos cursos superiores e das instituições, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) realiza um longo processo avaliativo com a participação obrigatória dos alunos. Com isso, são extraídos os seguintes conceitos, considerados excelentes:

  • Conceito de Curso (CC): 4;
  • Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade): 3;
  • Conceito Preliminar de Curso (CPC): 3;
  • Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD): 3.

Nada melhor do que o relato dos formandos da Uniderp Medicina para comprovar o empenho com que nossa instituição trabalha para capacitar os estudantes ao exercício da profissão. Graças ao compromisso diário e ao afeto com que nossos professores e funcionários desempenham suas funções, com orgulho nos mantemos em uma posição respeitada.

Então, não perca mais tempo e torne o sonho da Medicina Uniderp. Entre em contato conosco e saiba como funciona nosso vestibular!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

cursos uniderp

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.