11 motivos para cursar Medicina na Uniderp

uniderp matriz campo grande

Referência no ensino no Mato Grosso do Sul (MS), a Uniderp tem uma história de pioneirismo no ensino desde sua fundação em 1974, quando ainda se chamava Centro de Ensino Superior de Campo Grande.

Com o passar dos anos, a sua visão inovadora possibilitou a abertura de inúmeros cursos para atender às necessidades da população. Entre os cursos, Medicina na Uniderp, sem dúvida, é o carro-chefe da instituição e, ao longo de 20 anos, forma profissionais altamente capacitados para atuarem nas principais linhas da saúde ― inclusive, cruzando as fronteiras com Paraguai e Bolívia, bem como promovendo atendimento às populações indígenas e da área rural.

Por isso, o curso de Medicina segue em constante demanda e com muitas oportunidades profissionais. Que tal, então, entender por que vale a pena estudar na Uniderp? Confira agora!

Custo-benefício do curso

A faculdade de Medicina na Uniderp é uma das únicas do Mato Grosso do Sul e está localizada em uma região privilegiada de Campo Grande, na Vila Miguel Couto.

Assim que o aluno inicia o curso de Medicina, ele encontra uma faculdade de ponta, com infraestrutura impecável, dotada de clínicas de atendimento, salas específicas e laboratórios com aparelhagem moderna e alta tecnologia ― tudo comandado por um corpo docente formado pelos melhores profissionais.

Além disso, ao longo de todo o curso, o aluno é inserido em oportunidades de ganhar experiência na profissão, a partir do trabalho direto em órgãos de saúde. Portanto, com tantas vantagens, o custo-benefício do curso é um dos motivos para prestar o vestibular de Medicina na Uniderp.

Estrutura física do curso de Medicina na Uniderp

Para que as atividades pedagógicas sejam ministradas, o aluno de Medicina da Uniderp conta com uma infraestrutura inteiramente dedicada ao curso. Ela inclui:

  • espaços para tutorias, com 39 salas para trabalho em grupos de, no máximo, 10 alunos e um professor-tutor facilitador;
  • 4 auditórios para grandes aulas;
  • laboratórios Morfofuncional com espaço para estudo integrado de Anatomia, Fisiologia, Histologia, Patologia e Imagenologia;
  • laboratório para treinamento de habilidades médicas;
  • laboratório de informática;
  • laboratório de Histologia e Microscopia;
  • laboratório de Anatomia Humana;
  • sala de Técnica Cirúrgica;
  • Centro de Especialidades Médicas (CEMED) ― no final do post, você confere mais informações sobre este centro.

💡 Conheça o campus da Faculdade de Medicina da Uniderp neste Tour Virtual 360º aqui!

A fim de tornar ainda mais real o investimento da Uniderp em tecnologia na Medicina, a instituição trouxe simuladores e manequins do corpo humano para que seja possível perceber de forma relacional todos os órgãos, músculos e ossos.

laboratório de microscopia
Laboratórios especializados
sala de morfologia
Salas especializadas

Qualidade de ensino

O programa de ensino da Uniderp Medicina é baseado nas metodologias ativas de aprendizagem, que colocam os estudantes no centro da produção dos seus conhecimentos. Para isso, utilizamos o chamado sistema PBL (Problem Based Learning, ou Aprendizagem Baseada em Problemas), que consiste em um processo com base na solução de desafios fictícios ou casos reais.

Dessa forma, o aprendizado torna-se muito mais personalizado, e o aluno tem condições de reconhecer suas dificuldades e aprender em um ritmo mais conveniente. Além disso, a prática estende-se para além das salas de aula, com visitas à Rede Básica de Saúde.

Trata-se de um programa complementar ao currículo obrigatório, o qual vale como horas de estágio indispensáveis à conclusão do curso. Mais adiante, falaremos mais detalhes dessa oportunidade.

Quer saber tudo sobre o curso de Medicina na Uniderp? Confira a grade curricular e muito mais neste post!

Paralelamente, parcerias com órgãos públicos e convênios internacionais, como com a Kochi University (Japão), permitem o intercâmbio acadêmico, científico, técnico e cultural entre as faculdades, visando ao aperfeiçoamento de alunos e de professores.

Assim, o ensino de qualidade, com uma metodologia inovadora, e a possibilidade de um intercâmbio acadêmico são ótimos motivos para ingressar no curso de Medicina na Uniderp.

Qualidade do corpo docente

Não é à toa que o curso de Medicina em Campo Grande está entre os melhores do país. O motivo? Sem professores da mais ampla qualidade, nenhuma estrutura funciona, e nem há ensino. Somente assim é possível oferecer aos alunos uma formação sólida e capacitá-los para enfrentar a realidade do mercado de trabalho.

Com esse objetivo, os professores de Medicina na Uniderp têm não apenas experiência na educação superior, como também uma trajetória não acadêmica consolidada, conseguindo promover interações e convivências positivas com os estudantes.

Isso porque a Uniderp considera fundamentais, no processo de ensino-aprendizagem, o diálogo entre mestres e alunos, a observação, o aconselhamento e a prática médica orientada.

Número de bolsas e descontos oferecidos

Com o intuito de facilitar a permanência dos alunos no curso e possibilitar que pessoas de diferentes realidades socioeconômicas tenham condições de frequentar um curso de Medicina em MS, a Uniderp conta com bolsas de estudo, descontos e financiamentos para o pagamento das mensalidades. Confira os principais.

Prouni e FIES

Estudantes de baixa renda podem pleitear uma bolsa de estudos parcial ou integral pelo Programa Universidade para Todos (Prouni).

Quem não se enquadrar no perfil do Prouni ainda tem possibilidade de requerer o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) para Medicina. O FIES conta com opções de financiamento com juros a partir de taxa zero. Ambas são iniciativas do governo federal.

Uma alternativa ao FIES oferecida é o Creditas, um dos mais importantes financiamentos estudantis, com juros abaixo do mercado, começando com taxas de 0,75%, e até 20 anos para o pagamento da dívida.

Amigo Vale-Prêmio

O Amigo Vale-Prêmio é um programa que oferece descontos nas mensalidades aos alunos regularmente matriculados na Uniderp que fizerem a indicação de amigos para estudarem na mesma faculdade ou em instituições/unidades do mesmo grupo.

Para isso, basta preencher o regulamento e aceitar as condições. Podem ser contemplados tanto os alunos que estudam nos cursos presenciais quanto na modalidade a distância.

É simples: quanto mais indicações você fizer, maior será a porcentagem de descontos a receber. Cada indicação equivale a R$ 100 de abatimento no valor da mensalidade. Legal, não é mesmo?

Entrada dos estudantes no mercado de trabalho

Como a instituição acredita que a prática é fundamental para o aprendizado, o principal espaço Uniderp Medicina é o Centro de Especialidades Médicas (CEMED).

Com capacidade para atender até 8 mil pacientes por mês, os alunos dos últimos semestres encontram ali uma grande oportunidade de viverem experiências reais e realmente se prepararem para o mercado de trabalho, participando de atendimentos à população em mais de 20 especialidades.

Além disso, há programas de residência e de estágio em Campo Grande, em hospitais públicos e privados. São eles:

  • Hospital Cassems;
  • Hospital El Kadri;
  • Hospital Regional de Mato Grosso do Sul;
  • Maternidade Cândido Mariano;
  • Santa Casa;
  • Sirpha (Lar do Idoso).

Por fim, também há a oportunidade de enriquecimento curricular com experiências junto a populações indígenas e em áreas rurais.

Nota do curso no MEC

Tudo o que está sendo dito é atestado em alta avaliação do Ministério da Educação (MEC). Com o objetivo de certificar a qualidade dos cursos superiores e das instituições, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) realiza um longo processo avaliativo com a participação obrigatória dos alunos.

Com isso, são extraídos os seguintes conceitos, considerados excelentes:

  • Conceito de Curso (CC): 4;
  • Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade): 3;
  • Conceito Preliminar de Curso (CPC): 3;
  • Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD): 3.

Nada melhor do que o relato dos formandos da Uniderp Medicina para comprovar o empenho com que nossa instituição trabalha para capacitar os estudantes ao exercício da profissão. Graças ao compromisso diário e ao afeto com que os professores e funcionários desempenham suas funções, com orgulho a Uniderp mantém uma posição respeitada.

Inserção de alunos no SUS

O convênio da instituição com a Secretaria Municipal de Saúde é mais uma razão pela qual vale a pena estudar Medicina na Uniderp. Afinal, por meio dessa parceria, a instituição insere os seus alunos nas unidades de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo as unidades no interior do estado.

Assim, quando os estudantes realizam o estágio regional (último ano da graduação), eles podem buscar as cidades de:

  • Aquidauana;
  • Bandeirantes;
  • Nova Alvorada do Sul;
  • Nova Andradina;
  • Rio Verde de Mato Grosso;
  • Sonora;
  • São Gabriel do Oeste.

Portanto, ao prestar o vestibular e ingressar no curso de Medicina na Uniderp, é possível contar com a inserção no SUS para o estágio regional e a oportunidade de atuar em diversas cidades do interior do estado.

Curso com diversos convênios

A grande quantidade de convênios do curso é um benefício que permite aos alunos maior contato com as atividades práticas e mais oportunidade no mercado de trabalho. Afinal, é por meio do convênio da Uniderp com a Secretaria Municipal de Saúde que os alunos da instituição contam com a inserção no SUS.

Além disso, os diversos hospitais conveniados garantem um excelente programa de estágio e residência para quem escolhe a Uniderp. Portanto, os convênios com a Santa Casa, com o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, Hospital Cassems, Hospital El Kadri, com a Maternidade Cândido Mariano e com o Sirpha (Lar do Idoso) são mais um motivo para prestar o vestibular e estudar Medicina na Uniderp.

Prova de vestibular bem-estruturada

O vestibular de Medicina pode ser motivo de muito nervosismo para quem quer ingressar no curso. Porém, a prova de vestibular da Uniderp é bem-estruturada, garantindo um processo seletivo justo e eficiente.

Você pode conferir a boa estrutura do vestibular por meio de um exemplo prático. Para isso, verifique a prova do vestibular de Medicina Uniderp de 2018. Além de conhecer a estrutura da prova, também é possível utilizar esse modelo como material de estudo e de preparação para o processo seletivo do curso de Medicina.

Acesso dos alunos ao CEMED

Para cumprir ainda mais com o seu compromisso social, aprimorar a qualidade de ensino e oferecer ótimas oportunidades aos acadêmicos, a Uniderp criou o Centro de Especialidades Médicas (CEMED) com uma completa e excelente infraestrutura para atender até 8 mil pacientes por mês e gerar 120 empregos.

O quadro clínico do CEMED é composto por médicos de várias especialidades, e o atendimento aos pacientes pode ser assistido pelos alunos de Medicina da Uniderp.

Sendo assim, os estudantes de Medicina têm contato direto com profissionais consagrados de diversas áreas. São elas:

  • Alergia e Imunologia;
  • Cardiologia;
  • Clínica Médica;
  • Cirurgia Vascular;
  • Cirurgia Ambulatorial;
  • Dermatologia;
  • Endocrinologia Geral e Pediátrica;
  • Geriatria;
  • Ginecologia;
  • Hematologia;
  • Neurologia Geral e Pediátrica;
  • Oftalmologia;
  • Ortopedia;
  • Otorrinolaringologia;
  • Pediatria;
  • Pneumologia;
  • Psiquiatria;
  • Reumatologia;
  • Urologia.

Portanto, o acesso dos alunos ao CEMED permite que os futuros médicos se desenvolvam e apliquem todos os ensinamentos acumulados ao longo dos anos de estudo.

Ou seja, quem estuda Medicina na Uniderp conta com a possibilidade de realizar atividades práticas em um centro que abriga 30 consultórios informatizados, centro de cirurgia ambulatorial, clínica de assistência integral à saúde da criança, laboratórios, salas de aula, biblioteca e auditório.

Logo, a instituição oferece todo o suporte para que o futuro médico tenha um bom desempenho acadêmico e se destaque no mercado de trabalho. Esses são 11 excelentes motivos para você se inscrever no vestibular, ingressar na faculdade e realizar o seu sonho de cursar Medicina na Uniderp.

Tome a decisão certa para o seu futuro acadêmico e profissional!

Inscreva-se agora mesmo no vestibular da Uniderp

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 34

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados