Estágio em Campo Grande: 7 dicas para conquistar oportunidades

estagioemcampogrande7dicasparaconquistaroportunidades

O ensino superior é um momento marcado por muitos aprendizados sobre a profissão que você pretende seguir: seja por meio da teoria ou das atividades nos laboratórios do campus, é na faculdade que você conhece os principais conceitos, técnicas e funções da área que escolheu. Porém, desenvolver experiência profissional e aplicar todo esse conhecimento fora dos limites do campus também são tarefas essenciais para ter uma formação mais completa. Como fazer isso? Simples: por meio de um estágio!

Ser estagiário ainda durante a faculdade é uma forma de aperfeiçoar tudo que foi ensinado ao longo das aulas e de se preparar melhor para o mercado de trabalho. Se você mora em Campo Grande, que é um local excelente para começar a sua carreira, as opções de estágio são muito variadas, mas é comum deparar com uma série de dúvidas na hora de ir em busca da primeira chance de trabalho.

Por isso, hoje trouxemos 7 dicas que vão ajudar você a conquistar um estágio em Campo Grande (MS) de forma simples. Confira!

Escolha uma faculdade que tenha parceria com empresas

O primeiro passo para encontrar as melhores vagas de emprego em Campo Grande é se tornar um estagiário, e isso é algo que se torna muito mais fácil quando você opta por estudar em uma faculdade que seja parceira de empresas relacionadas ao curso que você faz. Se você estuda na Uniderp, temos uma boa notícia: por ser uma instituição associada ao Canal Conecta, você já tem essa vantagem, pois o portal serve justamente para conectar os estudantes às oportunidades oferecidas por empresas associadas.

Marque presença nos principais eventos de Campo Grande

Workshops, palestras, exposições, feiras… Não tem jeito: os eventos relacionadas à área em que você pretende atuar podem ser ótimas portas de entrada para o mercado de trabalho! Além de serem muito úteis para conhecer profissionais consolidados, esses momentos também são ótimos para que você tenha mais conhecimento sobre a carreira que escolheu e, até mesmo, para descobrir alguma empresa que esteja precisando de estagiários em seu quadro de funcionários.

Faça networking durante a faculdade

Você já deve ter ouvido por aí que “quem não é visto, não é lembrado”, não é mesmo? Quando o assunto é conquistar seu primeiro estágio, essa frase faz muito sentido! O que acontece é que quanto mais pessoas souberem sobre as habilidades profissionais que você tem, maiores serão suas chances de receber uma indicação para estagiar.

Por conta disso, mantenha contato com seus professores da faculdade, com recém-formados do seu curso e, sempre que possível, com pessoas que já atuam há algum tempo na profissão que você pretende seguir. Essas pessoas podem ser suas aliadas na busca pelo estágio ideal!

Tenha bons contatos no LinkedIn

Apesar de o mundo físico ser essencial na hora de começar a construir sua carreira, marcar presença na internet também um ponto crucial. Com a tecnologia cada vez mais avançada, não são poucas as empresas que estão ganhando espaço no universo digital, e isso significa que você também precisa estar em ambientes virtuais que estejam repletos de profissionais qualificados. Um desses espaços é o LinkedIn, uma rede social feita para fins profissionais!

Caso ainda não tenha um perfil no site, aqui vai a dica: crie sua conta o quanto antes e mantenha sua página atualizada com publicações que demonstrem suas qualidades e potencialidades para trabalhar. Além disso, faça conexão com empresas do seu interesse e adicione pessoas que já trabalham nelas. Isso vai tornar seu networking ainda mais eficiente e você terá mais chances de ser notado na hora de concorrer à vaga.

Enriqueça seu currículo ao longo da graduação

É fato que estudar em uma faculdade conceituada já aumenta as suas chances de conseguir um estágio em Campo Grande, mas o comodismo será seu maior inimigo na hora de ir em busca da vaga que sempre quis. Isto é: não dá para depender somente dos conhecimentos teóricos e práticos que os professores passam em sala de aula, concorda? O seu currículo é o seu cartão de visitas e ele precisa mostrar que você merece ser contratado!

Veja no vídeo a seguir, do Canal Conecta, algumas dicas para ter um ótimo currículo:

Sendo assim, busque complementar a sua formação desde os primeiros semestres da graduação. Participe de atividades extracurriculares desenvolvidas no seu campus, ajude no desenvolvimento de projetos, esteja presente em ações sociais realizadas pela sua faculdade e, se for possível, vale a pena fazer um estágio não-remunerado para já garantir alguns meses de experiência profissional. Quanto mais diferenciado for o seu currículo, maiores serão suas chances de sair na frente dos concorrentes!

Envie seu currículo para as melhores empresas da cidade

Você já viu que ter um bom currículo é essencial, e não é por acaso que no Canal Conecta existe um espaço exclusivo para isso, mas de nada adianta simplesmente listar todas as competências que você possui, seu nível de conhecimento e as habilidades que domina, não é? A regra é clara: o currículo precisa ser lido para que você seja contratado.

Portanto, nada de manter os currículos guardados em uma gaveta do seu armário ou na pasta mais aleatória do seu computador. Você precisa enviá-los para as empresas, e só depois disso, terá a chance de ser chamado para entrevistas de emprego, testes e, principalmente, para a vaga que tanto deseja.

E, nesse momento, pode sonhar alto: não deixe de enviar seu currículo para as maiores empresas de Campo Grande, ainda que elas pareçam distantes da sua realidade. Pode ter certeza que existe uma equipe precisando de um estagiário competente e dedicado como você!

Pesquise por programas governamentais

Não é somente de empresas privadas que vive o mercado de trabalho. Na verdade, o setor público também é repleto de oportunidades para quem ainda está na faculdade: sim, existem programas de estágios em diversos órgãos públicos da cidade e do estado. Normalmente, conquistar uma vaga nesses locais depende da aprovação em um processo seletivo e de entrevista. Sabendo disso, já comece a se preparar o quanto antes para conseguir um bom resultado, ok?

E se você nem faz ideia de como buscar essas vagas oferecidas pela prefeitura, aqui vai um conselho: fique de olho no site da cidade e, sempre que possível, ligue para ter mais informações. Isso vai evitar que você perca os prazos desses concursos e, consequentemente, que perca também a sua vaga.

Viu como conquistar um estágio em Campo Grande (MS), pode ser muito mais simples do que parece? Então, coloque essas dicas em prática e já se prepare para se tornar um estagiário de sucesso.

Ah, e caso queira ter cada vez mais informações em primeira mão sobre a vida acadêmica, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de tudo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

cursos uniderp

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.