Conheça as 4 principais novidades de tecnologia na Medicina

tecnologia na medicina

O avanço da tecnologia na Medicina vem beneficiando pacientes e profissionais. Com a transformação digital, a área está se tornando cada vez mais próspera, otimizando a conscientização sobre diagnósticos, doenças, prognósticos e melhorando o acesso a tratamentos médicos.

A transformação digital é um processo no qual as empresas usam tecnologias para aumentar o alcance, aperfeiçoar o desempenho e garantir os melhores resultados. É uma mudança estrutural na forma de fazer negócios por meio de recursos inovadores.

Se você quer ficar por dentro das principais novidades da Medicina do futuro, continue a leitura e confira quais tecnologias estão mudando o setor!

Impressoras 3D

A impressão 3D participa ativamente da revolução na Medicina, pois permite a criação de próteses, órgãos e tecidos humanos. Muitos casos de alta complexidade podem ser resolvidos com o auxílio de moldes que permitem aos profissionais da Saúde realizarem ensaios e estudos sobre cirurgias e intervenções.

As impressoras 3D também reduzem consideravelmente o custo das próteses, permitindo produzir peças personalizadas para a necessidade de cada paciente. Isso aumenta a agilidade e reduz riscos, tornando a recuperação mais rápida e melhor. A tecnologia já é usada no Brasil.

Telemedicina

A telemedicina permite que a relação entre médico e paciente seja realizada a distância e envolve diversas ações feitas remotamente. Com isso, pessoas que moram em cidades sem assistência podem entrar em contato com médicos especialistas.

Por meio de uma plataforma, o médico visualiza os exames do paciente e emite um laudo mesmo sem estar presente. O acompanhamento do enfermo também pode ser realizado por um especialista a distância.

O Conselho Federal de Medicina (CFM) regulamentou a telemedicina no Brasil por meio da Resolução nº 2.227 de 2018.

Protonterapia

A terapia com feixe de prótons mostra como a tecnologia na Medicina é importante. Radioterapias comuns podem atingir tecidos saudáveis e fazer com que o paciente desenvolva tumores induzidos pela radiação.

O tratamento com prótons tem se mostrado mais eficiente no combate ao câncer, visto que não atinge tecidos saudáveis e não oferece riscos de induzir novos tumores. Infelizmente, essa forma de tratamento tem custo alto e ainda não está disponível no Brasil. Além disso, também não há expectativa de construção do equipamento necessário para a terapia nos próximos anos.

Prontuário eletrônico

A inovação na Medicina também chegou ao prontuário. Com a versão eletrônica, informações clínicas e dados cadastrais dos pacientes ficam armazenados em uma única base de dados, que pode ser acessada por vários profissionais, a qualquer hora e lugar. Isso facilita o trabalho e a integração de uma equipe multidisciplinar.

Os dados podem ser atualizados em tempo real, permitindo a automação de processos e reduzindo o tempo de atendimento e a margem de erro. A Lei n° 13.787 regulamenta a utilização do prontuário eletrônico no Brasil.

A tecnologia na Medicina é um dos grandes desafios para a área da Saúde. A fim de se adequar ao mercado de trabalho, as faculdades devem estar cada vez mais preparadas para formar os médicos do futuro. Para isso, aqui na Uniderp, você conta com professores capacitados, infraestrutura completa e apoio do Canal Conecta — fatores que influenciam diretamente no aprendizado prático e teórico de tudo o que será a base da sua profissão!

Gostou de saber mais sobre o assunto? Então, não deixe de entrar em contato conosco para saber mais sobre o curso de Medicina da Uniderp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados