Vestibular de Medicina: como funciona e quais são as diferenças?

estudante de medicina

Sendo um dos cursos mais concorridos e com grande procura Brasil afora, o vestibular em Medicina é bem tradicional e faz com que alunos estudem com muita dedicação para conseguir a tão sonhada vaga.

Afinal, a profissão é um verdadeiro sacerdócio e traz boa remuneração. Para você entender sobre o processo seletivo, elaboramos este post com dicas imperdíveis. Confira!

Como funciona um vestibular de Medicina?

O vestibular de Medicina é bem parecido com os demais dos outros cursos de graduação. O que difere é justamente a concorrência, ou seja, o candidato não pode perder questões, principalmente as de maior peso.

Sendo uma profissão da área de Ciências Biológicas, há um peso maior nessas perguntas, assim como Ciências da Natureza.

Além disso, é importantíssimo elaborar uma boa redação, pois é um diferencial que aumenta a pontuação geral.

A primeira fase é composta por questões objetivas, totalizando uma média de 70 perguntas, e a segunda é marcada pela redação e as questões dissertativas, a depender das instituições de ensino.

Quais são as matérias que caem no vestibular de Medicina?

As disciplinas que caem no vestibular de Medicina são justamente as que compõem a grade curricular do ensino médio. Portanto, nas questões objetivas, você terá pela frente:

  • Português;
  • Inglês;
  • Matemática;
  • Raciocínio Lógico;
  • Ciências Humanas;
  • Física;
  • Biologia;
  • Redação.

Desde 2010, inúmeras instituições de ensino, tanto públicas quanto privadas, aceitam as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de ingresso por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Prouni (Programa Universidade para Todos) e o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil).

As disciplinas são as mesmas, porém divididas em terminologias diferenciadas:

  • Ciências Humanas;
  • Linguagens;
  • Ciências da Natureza;
  • Matemática;
  • Redação.

Por isso, além do vestibular, vale a pena se preparar para o Enem e aumentar as suas chances. Nesse sentido, dê uma olhada no Trilha do Enem, que conta com simulados e videoaulas gratuitos.

Vale informar que, aqui na Uniderp, contratamos empresas especializadas para aplicar as provas. Trata-se de uma decisão que garante maior transparência ao processo seletivo, selecionando os alunos mais capacitados.

Quais são as principais especificidades da prova?

Como já mencionamos, entrar na faculdade de Medicina exige um preparo bem intenso.

De modo geral, as principais especificidades da prova são justamente as questões com maiores pesos, como de Ciências Biológicas e de redação.

É importante informar que cada instituição tem um tipo de prova, ou seja, a dica é você estudar com muito planejamento, mantendo uma rotina saudável.

Por exemplo, se você está na dúvida entre Direito ou Medicina, a orientação é se aplicar nos estudos, pois o aprendizado será útil em ambas as seleções, sobretudo na redação.

No caso da Uniderp, também há o diferencial da avaliação virtual, com todos os protocolos de segurança e criptografia, ou seja, o processo seletivo é seguro.

Quer ver um exemplo de uma prova antiga do Vestibular de Medicina da Uniderp? Veja aqui e saiba como é a prova!

Quais são as diferenças em relação ao Enem?

Em determinadas situações, as matérias de Medicina recebem uma maior valorização — os chamados pesos. Como exemplo, podemos citar o caso da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Lá, em 2019, a prova de redação do Enem passou a ter peso 2 e nota mínima de 450, assim como Matemática.

Linguagens teve peso 2 e nota mínima de 500, enquanto Ciências Humanas peso 1 e nota mínima 450.

Já Ciências da Natureza, disciplinas que fazem parte do maior peso no curso de Medicina, tiveram peso 3 e nota mínima 500.

Portanto, é importante você ficar atento a esses detalhes para não errar questões que podem fazer a diferença na disputa.

Qual é o melhor local para estudar Medicina?

Entre as principais instituições de ensino, algumas se destacam no curso de Medicina.

Entre elas, está a Uniderp de Campo Grande. Existente há 19 anos, nossa faculdade de Medicina é tradicional e presta inúmeros serviços à comunidade. Isso porque temos convênio com hospitais locais, como Santa Casa e Hospital Regional do Mato Grosso do Sul, além do Centro de Especialidades Médicas (CEMED), responsável por atendimentos em várias especialidades.

O corpo docente é de qualidade, os laboratórios, modernos, e o ensino é focado no mercado de trabalho. Assim, a sua formação será sólida e alicerçada nos melhores aprendizados sobre a profissão.

Além disso, contamos ainda com a parceria com a Creditas para financiamento privado do curso. Portanto, se o seu sonho é passar no vestibular de Medicina, não deixe de conhecer a Uniderp e suas principais vantagens.

E aí, está preparado para encarar o vestibular? Então, não perca tempo e faça agora mesmo a sua inscrição!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 42

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados