Direito ou Medicina? Te ajudamos nessa decisão!

profissional de medicina

FIES para medicina Uniderp

A dúvida entre Direito ou Medicina é normal. Afinal, apesar de serem cursos e áreas de atuação bastante distintas, têm algo em comum: a grande valorização do profissional. Por isso, tire todas as suas dúvidas e escolha a opção ideal para o seu futuro e carreira.

Com este artigo, você vai entender o mercado de trabalho e as áreas de atuação de cada carreira, salário médio e onde estudar. Confira!

Como é o mercado de trabalho para a área de Direito e de Medicina?

As duas profissões são tradicionais, portanto, o mercado de trabalho para ambas oferece ótimas oportunidades tanto no setor público quanto privado. Porém, vale ressaltar serem dois mercados concorridos, que exigem boa preparação profissional por meio de uma faculdade de qualidade.

O mercado para o estudante de Direito ou de Medicina é diversificado. É possível conquistar vagas por concursos públicos, contratação em empresas e até mesmo atuar em um consultório ou escritório próprio.

Quais são as possíveis áreas de atuação de cada profissional no mercado?

Com dois mercados de trabalho estáveis, é importante entender as possíveis atuações desses profissionais para realizar uma escolha.

O profissional que se forma em uma faculdade de Direito pode escolher seguir carreira jurídica ou atuar na advocacia. Entre as possíveis áreas de atuação estão os cargos de juiz, defensor público, delegado e advogado na iniciativa privada.

Para o profissional formado na faculdade de Medicina, é possível atuar em hospitais, clínicas, consultórios, centros de pesquisa, entre outros.

Qual é o salário médio dos profissionais de Direito e de Medicina?

Devido ao amplo mercado de trabalho e às diversas possibilidades de atuação, o salário dos profissionais de Direito ou de Medicina varia de acordo com o cargo e a especialidade de cada profissional.

Porém, de acordo com uma pesquisa realizada pelo site salário, que usa os dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), a média salarial de um advogado é de R$ 4.542,74*, e a média salarial de um médico clínico geral é de R$ 7.316,19.*

Entretanto, o salário não é o único fator que deve ser considerado na escolha entre os cursos: é importante também pensar no preço da faculdade de Direito e no preço da faculdade de Medicina em Campo Grande, por exemplo. Por isso, a Uniderp explica como escolher a faculdade certa.

Como escolher entre Direito e Medicina?

Para escolher entre o curso de Direito e o curso de Medicina, é importante conhecer a si mesmo. Para isso, atividades de autoconhecimento devem ajudar bastante.

Faça o exercício prático de se imaginar estudando as matérias do curso de Medicina ou lendo os conteúdos sobre Direito. Se imagine na rotina de um hospital e de um escritório de advocacia. Qual desses cenários é mais fácil de visualizar?

É natural também levar em conta o valor da mensalidade de Medicina ou de Direito. Mas não se esqueça de que o fator mais determinante deve ser a sua satisfação profissional.

Onde estudar Direito e Medicina?

Depois de decidir o curso, é hora de escolher onde estudar. Afinal, muitas vagas do mercado de trabalho dessas áreas são conquistadas por meio de um concurso público, e o estudo de excelência é o que faz a diferença para conseguir as melhores oportunidades.

Para decidir a faculdade ideal, verifique a nota do MEC (Ministério da Educação) atribuída para o curso e estude a infraestrutura e os diferenciais da instituição.

Cursar Direito ou cursar Medicina na Uniderp garante o acesso à Aula Destaque, um recurso exclusivo para os estudantes dessas áreas e de Gestão. Sendo assim, por meio de aulas exclusivas com profissionais conceituados, os alunos aprendem e conhecem mais sobre o mercado de trabalho de cada carreira:

Assista a este vídeo e saiba mais:

Portanto, ao conhecer o mercado de trabalho das duas áreas e praticar o autoconhecimento, fica mais fácil decidir entre Direito ou Medicina. Feita a sua escolha, não se esqueça de optar pela melhor faculdade!

Quer estudar Direito ou Medicina na Uniderp? Inscreva-se no vestibular agora mesmo!

* Sujeito a alteração.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 43

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados