Afinal, qual é o perfil do estudante de Direito?

estudantes de direito

Desconto nota do Enem

O curso de Direito pode abrir grandes portas para o mercado de trabalho. A graduação, afinal, engloba diversas frentes de atuação a serem exploradas pelo profissional. O acadêmico que deseja se destacar nesse segmento, entretanto, deve estar atento a algumas competências técnicas e comportamentais que permitem exercer um trabalho de excelência.

Isso porque o exercício da advocacia exige determinadas qualidades. É preciso, por essa razão, que o aluno observe e desenvolva o perfil do estudante de Direito. Pensando nisso, elencamos aqui no blog da Uniderp as principais características que deve ter um acadêmico dessa área. Não deixe de conferir!

Leitor

Uma das características mais importantes do perfil do estudante de Direito é o hábito da leitura. A qualidade, afinal, é indispensável para o aprendizado das matérias que, em sua maioria, fundamentam-se em leis e códigos escritos. Além disso, ao longo da graduação, o acadêmico terá contato com peças processuais e doutrinas que exigem essa habilidade.

Comunicador

É indispensável que o estudante de Direito e futuro profissional também saiba se comunicar. A faculdade, especialmente nas matérias práticas, exigirá o contato com pessoas e a capacidade de defender interesses públicos e particulares. Para tanto, ainda na graduação, é necessária uma postura firme e aberta ao diálogo.

Escritor

Uma das dicas mais importantes de como ser um bom advogado é desenvolver uma boa escrita, ou seja, saber colocar ideias no papel de forma coerente, coesa e convincente. Para o estudante, além de auxiliar no desenvolvimento de trabalhos acadêmicos, a técnica da redação permitirá realizar boas peças processuais ao longo da graduação e na prática jurídica.

Argumentador

Para entender qual é o perfil do estudante de Direito, também deve-se considerar a capacidade argumentativa. Trata-se de uma habilidade que pode ser desenvolvida com o tempo, sendo indispensável para defender interesses de quem contratar os seus serviços no futuro. A competência, sem dúvidas, é fundamental para realizar um bom trabalho em todas as causas e, na faculdade, para debater ideias complexas com os colegas.

Tour pela prova do Enem

Resiliente

Saber lidar com a pressão das responsabilidades que um advogado assume também é característica fundamental do perfil do estudante de Direito. É fácil visualizar a importância disso pensando compromisso social que, a partir da faculdade, o acadêmico passa a ter. O profissional, afinal, não se coloca apenas a serviço de particulares, mas também de toda a sociedade.

Pesquisador

Um bom pesquisador também costuma se dar bem nas matérias do curso de Direito e desenvolver um bom trabalho na prática. Afinal, um estudante que aprende a buscar referências e sabe onde procurar respostas às questões que surgem no dia a dia tende a se destacar na resolução de conflitos, que é objeto do trabalho do advogado.

Atualizado

O Direito está em constante adaptação e acompanha as demandas sociais. A própria Constituição Brasileira, que é um documento rígido, sofre modificações constantes. Nesse contexto, é fundamental que o acadêmico se mantenha atualizado sobre leis e outros documentos normativos importantes para a sua formação.

Do mesmo modo, investir no autoconhecimento pode auxiliar no desenvolvimento de competências. Vale, ainda, analisar o que se espera do curso superior, bem como a sua área de interesse, como Direito Empresarial e Direito Civil. Assim, será possível desenvolver outras habilidades específicas de cada área.

Para ter sucesso enquanto profissional, é importante estar atento às principais características do perfil de estudante de Direito que destacamos. Afinal, algumas habilidades são indispensáveis para que o acadêmico desenvolva um trabalho satisfatório e se destaque no mercado. Se você ainda tem dúvida com relação ao seu perfil, vale fazer testes vocacionais a fim de entender no que é necessário melhorar.

Gostou do nosso conteúdo? Não perca tempo e dê um passo em direção ao seu futuro profissional! Inscreva-se agora mesmo para o vestibular da Uniderp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 42

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados