Conheça 11 matérias do curso de Direito

Desconto nota do Enem

A faculdade de Direito é uma das mais procuradas por estudantes que vão prestar vestibular. Alguns dos principais motivos são a possibilidade de ascensão e as diferentes áreas de atuação que a carreira oferece.

Com isso, as matérias do curso de Direito aqui da Uniderp permitem que os alunos conquistem uma formação abrangente, pois desenvolverem conhecimentos em todas as áreas jurídicas. Assim, têm condições de trabalhar na mediação de questões legais em todos os campos da sociedade.

Se você tem interesse em fazer Direito em Campo Grande, saiba que o curso é ofertado na modalidade de Bacharelado e tem duração de 5 anos, ao longo dos quais são apresentadas disciplinas práticas e teóricas. Posteriormente à graduação, o aluno que queira atuar em carreiras ligadas ao exercício do Direito ― advogado, juiz ou promotor, por exemplo ― deverá prestar um exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Além disso, a maioria das áreas exige especializações.

Então, para que você saiba direitinho o que se estuda em Direito, relacionamos aqui 11 disciplinas do curso! Confira.

1. Direito Administrativo

O Direito Administrativo é um braço do Direito Público, que trata da gestão pública. A disciplina apresenta o Direito na função administrativa, apontando quais os deveres do Estado, ou quem seja seu representante, em seus mais variados processos, como:

  • concursos, consórcios, contratos, convênios e licitações;
  • parcerias com o terceiro setor;
  • oferta e qualidade de serviços;
  • consultas públicas;
  • relações com pessoas físicas e jurídicas na esfera pública, entre outros.

2. Direito Civil

Trata-se de uma das matérias mais abrangentes do Direito, já que abraça todas as relações jurídicas da pessoa. Na prática, regula as relações jurídicas como um todo para que a sociedade seja mantida em ordem e em equilíbrio. Então, envolve as relações entre pessoas (físicas e jurídicas) e coisas, bem como cuida de tudo que envolva um indivíduo desde seu nascimento até sua morte. Por exemplo:

3. Direito do Consumidor

Quem nunca disse “Vou entrar no Procon!”. Este é um exemplo do Direito do Consumidor, que trata da defesa dos direitos de pessoas e de empresas nas relações de aquisição de um bem ou de um serviço.

O objetivo da disciplina é apresentar como funciona o acesso às informações, o funcionamento do Código de Defesa do Consumidor, os órgãos e as entidades representantes, as formas de segurança contra fraudes, a mediação de conflitos e como o advogado lida com tudo isso.

4. Direito Empresarial

O Direito Empresarial trata das relações realizadas em todo tipo de atividade econômica ou negócio na esfera empresarial. Ou seja, trata desde os processos jurídicos internos até a relação entre duas ou mais pessoas jurídicas. Por isso, também é uma área chamada de Direito Comercial. Como exemplo, podemos citar:

  • compra e venda de empresas;
  • ampliação de filiais;
  • fusões;
  • relações com funcionários.

Em muitos casos, o Direito Empresarial utiliza-se de outros ramos, como Ambiental, Trabalhista, Societário etc., conforme a necessidade da causa.

Tour pela prova do Enem

5. Direitos Humanos

A disciplina de Direitos Humanos tem o objetivo de tratar de um princípio fundamental a todas as pessoas: a dignidade humana. Trata-se de uma das áreas em maior transformação, visto que muda conforme as condições históricas.

Isso significa que o futuro advogado precisa saber que, a qualquer tempo, precisa garantir a igualdade de direitos a todas as pessoas, independentemente de etnia, classe social, religião, orientação sexual ou outras características individuais ― o que engloba acesso a leis e a serviços fundamentais e à livre expressão, bem como a proteção a tratamentos degradantes.

6. Direito Penal

É outra disciplina que faz parte do Direito Público. Muito lembrada em nosso imaginário, trata de delitos e de crimes, principalmente contra pessoas, e cuida tanto das leis quanto das penalidades que envolvam quem as infringiu. O objetivo do Direito Penal é garantir a ordem e a paz social.

7. Direito Tributário

No Direito Tributário, o aluno vai aprender como acontecem as arrecadações de impostos, bem como a implementação de leis de tributação e de fiscalização. Em resumo, podemos dizer que o objetivo dessa área é atuar nos processos relacionados à arrecadação de dinheiro pelos cofres públicos e garantir que tudo aconteça da forma mais idônea possível.

8. Ética

Mesmo sendo uma disciplina abstrata, entender os conceitos de Moral e da Ética é fundamental para diferenciar bons profissionais de maus profissionais. Chamada também de Ética Jurídica, a matéria ressalta a postura de todos os profissionais que atuam na área do Direito, a fim de que consigam refletir sobre seus atos enquanto protagonistas na área jurídica.

9. Filosofia Jurídica

Sabe aquela pergunta “O que é Direito?”. Pois bem, partindo desse princípio, a Filosofia Jurídica apresenta aos alunos fundamentos filosóficos a fim de fazê-los refletir sobre como tomar decisões mais justas ao buscar o significado da “verdade real processual” e o entendimento dos fenômenos jurídicos e quais elementos estão em jogo. Em outras palavras, a disciplina orienta os alunos a saber encontrar a verdade, chegando às causas por intermédio da razão.

10. História do Direito

A disciplina de História do Direito tem o objetivo de mostrar ao aluno as transformações na vida em sociedade, desde os tempos mais antigos, que inspiraram o surgimento do pensamento jurídico e, consequentemente, de cada uma de suas áreas.

Para isso, aborda tanto as complexidades do mundo que resultaram nas primeiras relações jurídicas e como estas evoluíram até os dias de hoje. Ainda, foca-se a História do Direito brasileiro.

11. Medicina Forense

A Medicina Forense tem o objetivo de apresentar aos alunos conhecimentos e recursos para o estudo dos fatos que envolvem mortes ou vítimas de violência, para que os advogados consigam aplicar devidamente as leis e as penalidades a cada caso. Em geral, nessa área, o profissional do Direito trabalha com o apoio de um médico legista.

A faculdade de Direito tem uma grade curricular densa, porém instigante. E, como dissemos no início deste artigo, é só o começo, pois você precisa da aprovação no exame da OAB para ser considerado um advogado. Trata-se de uma prova difícil e que poucos passam de primeira. Então, você precisa escolher a faculdade ideal aqui no Mato Grosso do Sul, que tenha experiência no ensino e apresente altos índices de aprovação no exame.

Gostaria de saber com mais detalhes como funcionam as matérias do curso de Direito, qual é a rotina de um estudante dessa área e como funciona o processo seletivo do vestibular aqui da Uniderp? Entre em contato conosco, que explicamos todos os detalhes!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados