Conquiste o primeiro lugar no vestibular com 9 passos

como conseguir o primeiro lugar no vestibular

Conquistar o primeiro lugar no vestibular pode, à primeira vista, parecer um sonho distante, não é mesmo? Apesar de a tarefa não ser das mais fáceis, a boa notícia é que é possível sim se destacar, mesmo em um exame tão concorrido.

Entre as dicas que não podem ficar fora do radar de quem sonha em conquistar o primeiro lugar estão criar uma metodologia de estudos, ter um cronograma bem definido e saber como identificar quais são seus pontos fortes e fracos. Pronto para saber como conquistar o primeiro lugar no vestibular? Saiba como em 9 passos!

1. Crie uma metodologia de estudos

Uma coisa é certa: ninguém conquista um primeiro lugar em Medicina ou outro curso concorrido sem o mínimo de esforço. Para se destacar no vestibular, é importante conhecer bem seus aliados. Um deles é, sem dúvida, o planejamento. Por isso, não deixe de criar uma metodologia de estudos organizada e, principalmente, que funcione para você.

Tem gente que não abre mão de fazer provas antigas. Há, ainda, o grupo que prefere trabalhar com um plano de estudos personalizado, como o oferecido pela Trilha do Enem. Independentemente do seu perfil, é essencial buscar uma metodologia que se adéque a você e, claro, segui-la no dia a dia.

2. Tenha um cronograma bem definido

Além de criar uma metodologia de estudos, para arrasar na nota do Enem e aumentar suas chances de ingressar no curso que sempre sonhou, é importante montar um cronograma bem definido. Planejamento, lembra? Para isso, separe as matérias e temas que precisam ser estudados e estipule um horário para se dedicar a cada um deles no seu calendário.

Você pode montar um mural, usar uma agenda em papel ou, até mesmo, um aplicativo como o Google Calendar para montar o seu cronograma. Independentemente do método escolhido, mantenha o sistema sempre atualizado e não se esqueça de prever espaços de tempo para descanso e possíveis deslocamentos.

3. Estude mais de forma ativa e não passiva

O vestibular em Campo Grande pode ser concorrido. Por isso, é importante não fazer só o básico e, sim estudar para se destacar. Então, aumente suas chances de sucesso ao deixar para trás a velha forma de aprender, que consiste basicamente em absorver conteúdos da forma tradicional. Adote uma forma ativa de aprendizado e busque maneiras inovadoras de ter contato com conteúdos essenciais para provas como o Enem.

Está em busca do primeiro lugar em Direito? Então, vá além de estudar provas anteriores e experimente participar de grupos de estudo, comparar concursos diversos e ficar de olho em provas em outras cidades do país também. Ser o melhor é possível, mas é preciso correr atrás.

4. Identifique seus pontos fortes e fracos

Quem não abre mão de conquistar o primeiro lugar no vestibular e alcançar bom resultado no Enem em Campo Grande deve, antes de tudo, se conhecer. Isso significa identificar quais são seus pontos fortes e fracos. Para isso, faça simulados, leia conteúdos e troque experiências com outros vestibulandos. Dessa forma, você consegue saber em que áreas está indo bem e em quais precisa fazer um esforço extra para melhorar o desempenho.

Não desanime com suas deficiências: superar limites faz parte do desafio para se tornar um estudante de faculdade —, e pode acreditar que valerá a pena no futuro!

5. Domine as regras da prova

Outro ponto de atenção para se destacar no vestibular é dominar as regras da prova. Por isso, não deixe de conferir as características específicas dos exames de Campo Grande. Muitas vezes, os vestibulandos têm um desempenho ruim simplesmente por não seguirem as determinações dos enunciados ou ignorarem o perfil de cada concurso.

Tenha em mente que não basta saber todo o conteúdo, é preciso, ainda, entender o que cada exame exige dos candidatos para aumentar as suas chances de ter um desempenho incrível. Para isso, leia com atenção todas as regras e consulte provas anteriores. Essas são atitudes que fazem toda a diferença!

6. Respeite o tempo de descanso

Prestar vestibular pode ser um teste de resistência. É preciso criar uma rotina de estudos e, muitas vezes, abrir mão de algumas atividades de lazer. No entanto, de nada adianta só estudar e não reservar um tempo para descanso. Nem o corpo nem a mente aguentam.

Então, não deixe de separar na sua agenda períodos para descansar e, também, reservar algumas horas por semana para fazer o que gosta, seja ver uma série ou sair com os amigos. Respeite esses momentos e volte com as energias renovadas para o estudo.

7. Garanta a estabilidade emocional

Para alcançar a primeira colocação no vestibular é preciso, também, buscar a estabilidade emocional para manter a cabeça no lugar durante as provas. São diversas as formas de manter as emoções sob controle e não se deixar dominar pelo medo e pela ansiedade.

Enquanto alguns apostam na prática de exercícios físicos, outros buscam conversar com amigos ou meditar. Procure um método que funcione para você e recorra a ele para garantir a tranquilidade mesmo em períodos difíceis.

8. Cerque-se de pessoas que incentivam você

Ninguém alcança o sucesso sozinho. Por isso, garanta que sua rede seja composta por pessoas que incentivem e apoiem você, sejam elas familiares ou amigos. Procure ter por perto aqueles que o estimulam a alcançar seus objetivos e entendam os sacrifícios necessários para isso (como reduzir as saídas no final de semana ou abrir mão de um programa para estudar).

9. Seja perseverante

Aqui na Uniderp acreditamos no potencial de cada pessoa e em proporcionar diferentes formas de acesso a um ensino de qualidade. Para nós, perseverar e acreditar é uma das chaves para alcançar o sucesso! Para ser o número 1 no vestibular, é preciso não só planejar e estudar, mas criar uma rotina consistente e não desistir nos primeiros obstáculos.

Agora você já sabe como conquistar o primeiro lugar no vestibular! Com esse nosso passo a passo, certamente você aumentará as suas chances de atingir esse objetivo que fará toda a diferença no seu futuro. Com planejamento e organização tudo é possível.

Vai fazer vestibular em Campo Grande? Veja dicas para arrasar na prova!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

pep

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.