Engenharia e Extensão Rural: qual sua importância para o mercado?

extensão rural

Desconto nota do Enem

A Agronomia é um curso voltado para quem deseja se especializar no setor agropecuário, atuando com técnicas de cultivo e criação de animais. No geral, o profissional também fica apto para lidar com o processamento e venda dos mais diversos produtos.

A Engenharia e Extensão Rural são disciplinas fundamentais que preparam os graduandos para executar diferentes tarefas na área. A primeira é direcionada para a parte mais mecânica, como planejamento, criação e manutenção de máquinas, e a segunda tem o objetivo de discutir os conceitos mais gerais do ambiente rural.

Continue acompanhando e entenda a importância dessas matérias de Agronomia para se preparar adequadamente para o mercado de trabalho. Confira a seguir!

O que é Engenharia Agronômica?

A Engenharia Agronômica é uma das principais disciplinas curriculares do curso de Agronomia. De forma geral, a formação aborda temas como produção de animais, mecanização agrícola, produção vegetal, combate a pragas, composição do solo, irrigação, adubo, melhoramento, clima, entre outros.

Sendo assim, o agrônomo está apto para planejar e supervisionar a aplicação dos princípios e processos básicos da produção agrícola, conseguindo combinar conhecimentos de Biologia, Química e Física para estudos mais específicos dentro da área.

É possível atuar também com Zootecnia, lidando com a criação de animais e sua saúde, alimentação, manejo e adaptação. Do mesmo modo, existem inúmeras oportunidades de emprego para atuar nos setores de fitotecnia, agrobusiness, agroecologia, defesa sanitária, entre outros.

O que é Extensão Rural?

Já a matéria de Extensão Rural tem o objetivo de desenvolver uma consciência crítica nos graduandos, relacionando conhecimentos técnicos e teóricos a problemáticas de cunho social que fazem parte da realidade do meio agrícola. Assim, são abordadas noções sobre os processos agrários, as formas de organização dos sistemas de produção agropecuários e, ainda, informações relevantes sobre a realidade rural brasileira.

Com isso, os estudantes têm acesso a questões básicas sobre a origem, evolução, desafios e tendências da Extensão Rural no país, considerando o histórico da estrutura agrícola e agrária. A disciplina também oferece uma visão ampla das inovações tecnológicas e de como se comunica e interage com as populações do campo.

Sendo assim, a Extensão Rural é uma etapa fundamental para que o aluno consiga acompanhar os projetos de ensino, pesquisa e extensão que são desenvolvidos por instituições regionais e que estejam, sobretudo, voltados para a promoção do desenvolvimento local. As principais vagas de trabalho para o setor estão concentradas no serviço público, geralmente associado ao contexto do agronegócio.

Qual a importância no mercado de trabalho?

Tanto a Engenharia Agronômica quanto a Extensão Rural são duas das matérias mais relevantes do curso de Agronomia. Portanto, se você deseja atingir destaque e conquistar os melhores cargos no setor, é imprescindível dominar bem os conceitos e conteúdos de cada uma.

Até porque, ambas as disciplinas ajudam na formação dos estudantes de Agronomia na prática. De acordo com os conhecimentos oferecidos pelo curso, o graduando ainda pode desenvolver atividades de extensão ou pesquisa ligados ao segmento, que complementam a habilitação acadêmica e expandem o aprendizado para fora da sala de aula.

Tour pela prova do Enem

Assim, o profissional encontra oportunidades no campo e nas indústrias, atuando no planejamento das principais atividades agrônomas. Também é possível prestar consultoria no setor, trabalhando em empresas de tecnologia direcionadas exclusivamente para o meio rural.

Por que dominar a disciplina de Engenharia e Extensão Rural?

Ter o domínio dessas matérias da Agronomia pode contribuir enormemente para o destaque acadêmico e profissional do estudante, graças à possibilidade de atuação no ensino, pesquisa e extensão. Contando com os conhecimentos das disciplinas, portanto, o graduando pode conhecer a fundo a dinâmica da sociedade e da produção agrícola, com o objetivo de produzir com melhor qualidade e maior rendimento.

Por meio da Engenharia e Extensão Rural também é possível criar estratégias para colocar em prática metodologias mais participativas que incluam os agricultores no processo de aplicação das tecnologias no campo.

Assim, o recém-formado em Agronomia aprende a valorizar as diferentes experiências e respeitam, sobretudo, os objetivos dos produtores, promovendo uma verdadeira soma de conhecimentos entre a faculdade e o ambiente rural.

Como garantir o melhor aprendizado das disciplinas?

Um bom agrônomo deve ter, antes de tudo, as habilidades plenamente desenvolvidas das matérias de Engenharia e Extensão Rural. Assim, apenas uma faculdade de excelência pode preparar o estudante para os desafios de ambas as áreas e das demais que envolvem o mercado de trabalho.

Toda disciplina contida na matriz curricular aparece com o propósito de aperfeiçoar e integrar os diferentes conhecimentos do profissional de Agronomia. Ao longo dos 5 anos de curso, portanto, o estudante deve aproveitar também as atividades complementares e de estágios, estando apto a atuar em indústrias, no campo ou, ainda, em organizações públicas e privadas.

Aqui na Uniderp, a graduação em Agronomia é voltada para o desenvolvimento de atividades agrícolas e agropecuárias, com foco em produtividade e eficiência na gestão de recursos naturais, matérias-primas e mão de obra especializada.

O maior objetivo da Uniderp, com isso, é oferecer técnicas direcionadas à profissionalização dos estudantes, para que tenham um entendimento amplo dos fenômenos naturais e dos princípios que envolvem o solo, as plantas e a vida animal. Assim, a faculdade pode auxiliar significativamente na sua carreira, já que tais habilidades estão cada vez mais requisitadas nas melhores empresas de diferentes segmentos do mercado.

E para fazer uma escolha adequada da instituição de ensino, pesquise previamente a reputação e a qualidade do ensino oferecido. Do mesmo modo, antes da matrícula, é fundamental verificar no Ministério da Educação (MEC) se a faculdade está apta a oferecer a habilitação de nível superior.

Viu só como a Engenharia e Extensão Rural são matérias essenciais para a sua trajetória acadêmica? A diversidade de conhecimentos abordados contribuem para a formação de indivíduos dinâmicos e aptos a atuarem nos mais diversos setores do mercado. Sendo assim, dominar os conteúdos básicos do curso de Agronomia é o primeiro passo para conquistar o tão almejado sucesso profissional.

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e confira também como se preparar para voltar às aulas depois das férias!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.4 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados