Como se preparar para voltar às aulas depois das férias? Confira!

volta às aulas

O período de férias costuma ser um dos mais esperados pelos estudantes, afinal, nada melhor do que uma pausa após um semestre de dedicação às aulas, provas e trabalhos. Porém, quando chega a volta às aulas, é comum que surja um problema: a dificuldade para se readaptar à rotina de estudos.

Caso isso esteja acontecendo com você, respira e não pira, pois não é preciso passar os últimos dias de descanso buscando uma solução. A verdade é que o retorno para a faculdade pode ser muito mais simples do que parece e agora vamos contar exatamente como você pode fazer isso em 6 dicas práticas!

Regule seu sono antes da volta às aulas

O primeiro passo para conseguir retornar aos estudos com tranquilidade é algo que você precisa fazer antes mesmo de as aulas começarem: definir a hora de dormir e acordar. Regular seu sono serve não apenas para evitar atrasos na faculdade, mas, acima de tudo, ser mais produtivo na vida universitária.

Por isso, alguns dias antes do início do semestre letivo, programe um despertador ou até mesmo o alarme do seu celular para que você consiga acordar mais cedo, principalmente caso estude de manhã ou tenha que conciliar faculdade e estágio. Além disso, crie uma rotina noturna para conseguir dormir no melhor horário, a fim de não passar o dia seguinte com muito sono.

Trace metas objetivas

Não tem jeito: quando você quer conquistar algo, a tendência é ter mais foco e motivação para ir em busca daquela realização. Por esse motivo, separe um momento antes da volta às aulas para criar metas que estejam relacionadas aos seus estudos na faculdade

Vale lembrar que é essencial que você pense em metas que sejam possíveis de realizar, afinal, a ideia não é que seja uma atividade frustrante, concorda? Além disso, crie o hábito de separar as suas maiores metas em pequenas tarefas que devem ser feitas a cada mês, para que possa cumprir uma etapa por vez.

Organize seus materiais de estudos

Você já escolheu os cadernos que vai utilizar este ano? Já decidiu onde vai levar seus materiais para a faculdade? Organizou as suas disciplinas do semestre nas divisões do caderno? Se a sua resposta foi “não”, chegou a hora de separar todo o seu material de estudos e se organizar para o retorno.

Quer uma sugestão? Aproveite a última semana das suas férias para fazer isso! Dessa maneira, você não vai correr o risco de só lembrar de organizar seus materiais no primeiro dia de aula, evitando, assim, um atraso logo no início do semestre letivo.

Cuide da alimentação

Você já deve ter escutado que “você é o que é você come”, e a grande verdade é que essa frase pode dizer muito mais sobre a sua rotina do que parece. Acredite: a alimentação adequada vai muito além da saúde e da estética! Quando se alimenta bem, você consegue ter uma vida mais produtiva do que quem vive à base de fast food.

Portanto, comece desde já a evitar aquelas refeições muito gordurosas e regule o consumo de açúcar, refrigerantes e outros alimentos que trazem prejuízos ao funcionamento do seu corpo e da sua mente. Não é preciso fazer uma dieta cheia de restrições: o equilíbrio é a palavra-chave!

Planeje o próximo semestre

Você não pode prever o futuro, mas existem compromissos que podem ser programados, não é mesmo? Por isso, planeje os meses do seu próximo semestre, incluindo tanto as atividades acadêmicas que você pode ter uma noção de quando costumam acontecer, tanto no caso de semanas de provas quanto em relação a tarefas pessoais.

Ao fazer isso, você vai conseguir ter uma visão geral de cada mês. Assim, poderá se organizar para estudar para as provas finais, inserir atividades de emergência na sua rotina sem atrasar o que estava planejado há mais tempo e também é uma forma de garantir o tempo de lazer e descanso aos finais de semana.

Pratique atividade física

Ainda que você não goste de esportes, é importante incluir uma atividade física como parte da sua rotina para manter o cérebro funcionando melhor. Pode ser qualquer exercício: uma caminhada matinal, aula de dança ou, quem sabe, começar a praticar um tipo de arte marcial. A ideia é que você coloque seu corpo em movimento. Sua saúde agradece e a sua produtividade também!

Agora que você já sabe como se organizar para a volta às aulas acontecer de maneira mais tranquila possível, comece a colocar essas dicas em prática hoje mesmo. Dessa forma, você aproveita os últimos dias das suas férias sem precisar ter dores de cabeça simplesmente por pensar no retorno à vida de estudante.

Ah, e quer uma dica para seu ano letivo ser ainda melhor? Conquiste uma bolsa de estudos ou um desconto na sua faculdade para conseguir o seu diploma do ensino superior. Cá entre nós: todo mundo quer um ensino de qualidade com preço ainda mais acessível que o tradicional.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.2 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

bolsas enem
cursos uniderp

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content