A Medicina, sem dúvida, é uma daquelas áreas que sempre está em alta. Mesmo com meio milhão de médicos no Brasil, um país grande como o nosso cria uma enorme demanda por atendimento de saúde, independentemente da especialização.
Mas se tem uma área da Medicina que ainda tem muito a crescer é a Medicina do Trabalho. Nessa especialização, o profissional visa a melhoria da saúde laboral de funcionários de uma empresa, busca soluções efetivas para problemas coletivos dentro de um local, entre muitas atividades.
A Medicina do Trabalho em Campo Grande, por exemplo, já é uma área bastante próspera, mas o setor só tende a crescer mais e mais. Por isso, se ainda não sabe o que estudar na faculdade e Medicina é uma das suas opções, vale a pena conhecer mais sobre essa possibilidade! Confira!
O que é Medicina do Trabalho?
É uma especialidade que o profissional Bacharel em Medicina pode escolher, assim como Cardiologia, Cirurgia ou Dermatologia.
O médico do trabalho é responsável tanto por avaliar e tratar algum problema já existente quanto por buscar formas de evitar que a saúde do empregado seja prejudicada de alguma forma, indicando tratamentos e coordenando o setor médico de uma empresa.
Pode realizar consultas e pensar em soluções para melhorar a condição de saúde de trabalhadores. É também esse médico o responsável por realizar os exames de admissão e de demissão em clínicas ou em hospitais especializados em saúde ocupacional.
Além disso, também pode trabalhar junto a essas clínicas para buscar a melhoria da qualidade de vida das pessoas que precisam de algum tipo de atendimento específico.
Durante a faculdade de Medicina aqui da Uniderp, o aluno já tem contato com os principais conceitos que envolvem essa especialização. Junto às outras matérias de Medicina, o aluno torna-se um médico generalista e, depois, pode escolher qual especialização quiser.
Quais são as áreas de atuação do profissional de Medicina do Trabalho?
O médico do trabalho trabalha principalmente em empresas, no setor de saúde. Deve manter o controle sobre a condição física dos funcionários, acompanhar casos específicos e pensar em soluções coletivas para algum problema.
Também pode trabalhar em clínicas de saúde ocupacional, sendo responsável por identificar problemas de saúde e indicar os melhores tratamentos.
Como esse profissional nem sempre tem um consultório próprio, muitos pensam que não é possível ganhar bem, mas estão enganados! A média salarial de um profissional que trabalha 29 horas por dia é de R$ 8 mil*, mas pode passar (e muito!) disso, dependendo da empresa.
Por trabalhar em empresas, também é importante salientar ser ideal que médico do trabalho também tenha noções de gestão e interesse em sempre se aprofundar na área. Para isso, é preciso estar de olho também no uso da tecnologia na Medicina, a fim de conseguir realizar um atendimento cada vez mais eficiente e seguro.
Como é o mercado na área da Medicina do Trabalho?
Essa especialidade é uma das poucas que ainda não está saturada no mercado. Além disso, existe alta demanda por esse tipo de profissional, principalmente em grandes empresas e multinacionais. Vale ressaltar que muitas indústrias contratam médicos ainda sem a especialização para dar assistência a um médico especializado.
O aluno formado em Medicina na Uniderp e que tem interesse em se especializar na área ainda conta com a nossa ajuda para encontrar programas de estágio, trainee ou parcerias e, assim, já se inserir no mercado de trabalho.
Tudo isso é feito a partir da parceria exclusiva dom o Canal Conecta, criado especialmente para facilitar a comunicação entre empresas e estudantes.
Por que a Medicina do Trabalho em Campo Grande está em alta?
A área de Medicina em Campo Grande é uma das que mais crescem na cidade e no estado, o que não é diferente com a área destinada ao cuidado do trabalhador.
Isso porque Campo Grande é uma das capitais que mais vem investindo no setor da saúde, além de contar com polos de pesquisa importantes na área.
A Medicina do Trabalho aqui na cidade também só tende a crescer, já que Campo Grande recebe cada vez mais empresas e indústrias de grande porte.
Ou seja, quem pensa em cursar Medicina no Mato Grosso do Sul pode contar com a Uniderp para ter uma carreira de sucesso na área e aproveitar o mercado de trabalho da região.
Além da ótima infraestrutura e a tradição de qualidade em Campo Grande, a faculdade oferece diversas formas de facilitar o acesso ao ensino, como o Prouni (Programa Universidade para Todos), o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) e o Amigo Vale-Prêmio. Assim, fica mais fácil conquistar o diploma e atuar em Medicina do Trabalho em MS!
Ficou interessado? Inscreva-se hoje mesmo em Medicina na Uniderp e comece a correr atrás dos seus sonhos!
* Sujeito a alteração.