5 passos para se tornar um aluno de nota máxima na faculdade

estrelas representativas de aluno nota máxima na faculdade

Desconto nota do Enem

Ser um aluno nota máxima nem sempre faz parte dos objetivos de um estudante universitário. Porém, a verdade é que existem bons motivos para fazer isso. A dedicação durante a faculdade facilita muitas coisas no futuro.

O estudo atencioso de todos os conteúdos ensinados é essencial para formar profissionais bem preparados. Além disso, um histórico acadêmico de destaque abre portas no mercado de trabalho em Campo Grande, em cursos de especialização ou até em oportunidades no exterior.

E como se tornar um desses alunos? Montamos um passo a passo que inclui:

  • frequentar e participar das aulas;
  • estudar diariamente;
  • fazer a gestão do seu tempo;
  • não procrastinar;
  • ter contato próximo com os professores.

Acompanhe a leitura completa para conferir todos os detalhes e dicas que reunimos para você!

Passo 1: frequentar e participar das aulas

O primeiro passo não poderia ser outro. Afinal, se você está matriculado em um curso, o mínimo que deve fazer é participar dos encontros e consumir o conteúdo programado, concorda? A diferença é que uma participação efetiva não significa apenas marcar presença nas aulas e garantir que você não seja reprovado por frequência.

O ideal é realmente aproveitar esses momentos, prestar atenção nos assuntos discutidos, trocar experiências com os colegas e professores, tirar dúvidas etc. Participar é mais do que estar presente. Não tenha dúvidas de que essa atitude vai contribuir bastante para os seus resultados e ainda vai otimizar o seu tempo na hora de estudar em casa.

No caso do EAD, o ensino a distância, modalidade oferecida pela Uniderp para quem quer fazer faculdade em Campo Grande, a proatividade do aluno para acompanhar o andamento do curso também é fundamental.

Passo 2: estudar diariamente

Um erro cometido por muitos estudantes é deixar as matérias acumuladas e preocupar-se com os estudos somente antes das provas — o que pode causar verdadeiro desespero. Normalmente, são essas as pessoas que precisam passar a madrugada em claro para tentar recuperar o tempo perdido ou que não conseguem ter um rendimento tão bom nas avaliações.

Estudar o que foi aprendido a cada dia é excelente para fixar o conteúdo e evitar que você se sinta perdido quando tiver que revisar diversos tópicos para fazer as provas. Essa é uma dica valiosa para quem deseja ser um aluno nota máxima, pois o hábito de ser estudioso não pode faltar!

Existem aqueles que tiram notas altas mesmo sem se dedicar tanto? Sim, até porque cada um tem facilidades e dificuldades distintas. Algumas pessoas têm uma aptidão natural para aprender sobre determinados temas, mas o esforço diário faz toda a diferença na obtenção de um bom desempenho em todas as disciplinas.

Passo 3: fazer a gestão do tempo

Sabendo que você tem que frequentar as aulas, estudar em casa e ainda lidar com outras tarefas ou compromissos pessoais, o problema passar a ser a limitação de tempo, não é verdade? Por mais que as intenções sejam as melhores, precisamos encaixar tudo no tempo que temos disponível — e nem sempre ele será suficiente.

Tour pela prova do Enem

Diante disso, é muito importante cuidar da organização de todos os afazeres e fazer a gestão do seu próprio tempo. Nesse caso, uma boa ideia é criar um cronograma de atividades que devem ser cumpridas, como uma espécie de agenda (que pode ser em formato eletrônico ou em papel mesmo).

Monte um planejamento para determinar o que deve ser feito em cada hora do seu dia, incluindo até as obrigações mais básicas (que também tomam tempo). Por exemplo, separe a primeira hora do dia para fazer a sua higiene pessoal, alimentar-se e talvez conferir as notícias.

Então, concilie todas as suas outras tarefas até a hora de dormir, deixando alguns intervalos para descansar um pouco e retomar os estudos com mais concentração. Lembre-se de que você pode preparar tanto planos semanais quanto diários: o que importa é segui-los.

Passo 4: não procrastinar

A sugestão de montar o cronograma ajuda a administrar melhor o seu tempo e também a evitar a procrastinação. Para quem não sabe, procrastinar é sempre adiar o que precisa ser feito e ficar arrastando essa situação. Quem nunca deixou para depois algo que sabia que tinha que fazer?

O problema de procrastinar é correr o risco de comprometer a qualidade das suas entregas, de esquecer uma tarefa importante ou de não conseguir cumpri-la pelo acúmulo de atividades. Ou seja, nenhuma dessas situações fazem parte da rotina de um estudante comprometido e responsável.

Acontece que a procrastinação deve ser tratada com cuidado, visto que é um costume quase que involuntário do ser humano. Organização e disciplina são fatores que ajudam a reverter esse quadro. Portanto, siga a dica do planejamento, estabeleça prioridades e continue com disposição para cumprir as suas obrigações.

Passo 5: ter contato próximo com os professores

O bom relacionamento com os professores é mais uma característica dos melhores alunos da sala. Contudo, essa aproximação não deve acontecer por interesse ou com qualquer intenção de tirar alguma vantagem disso.

Quando o estudante é interessado e participativo, essa relação tende a ocorrer da forma mais espontânea possível. A interação constante é a principal força para que esse laço seja criado, enquanto outros tantos alunos nem estão preocupados com o que está acontecendo em sala de aula e preferem não interagir.

Aliás, não deixe de considerar que essa é uma oportunidade de networking. Os professores lidam com vários estudantes durante cada semestre, mas eles identificam quem são os mais dedicados. Pense que, se você precisar de uma carta de recomendação ou de uma indicação de emprego em algum momento, seu comportamento estará registrado na lembrança deles. Melhor que seja de forma positiva, não é mesmo?

No fim das contas, ser um aluno nota máxima não é uma missão tão difícil assim. É claro que você vai ter que ser muito comprometido, mas vale encarar isso como um desafio a ser vencido diariamente e um trabalho na construção de hábitos que vão favorecer o seu sucesso. Que tal?

Se você gostou das nossas dicas, aproveite para compartilhar este post nas suas redes sociais e passá-las para frente. Incentive os seus amigos a fazerem o mesmo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados