Quanto tempo leva o curso de Medicina? Entenda!

estudantes de medicina

A Medicina é uma área muito concorrida. Todos os anos, várias pessoas buscam a tão sonhada vaga. Mas, afinal, como é o dia a dia da faculdade? Quanto tempo leva o curso de Medicina? O que se estuda durante a graduação? Se você já pensou em seguir carreira nesse ramo, com certeza já se perguntou sobre isso, certo?

O salário está entre os mais altos do mercado, e as oportunidades de trabalho para o profissional são muitas, tanto em centros urbanos quanto no interior. Ele pode assumir uma jornada de trabalho com carga horária diferenciada e aumentar a renda mensal.

Se você deseja saber qual é o tempo da faculdade de Medicina, não perca o nosso post. Boa leitura!

Qual é a duração do curso de Medicina?

Sabia que, para estudar Medicina, é necessário cumprir uma carga horária de cerca de 7.200 horas no mínimo? Isso dá em média 6 anos de curso. Durante a graduação, o estudante entra em contato com disciplinas teóricas, além de ser preciso fazer uma grande quantidade de aulas práticas.

O salário médio do profissional é de R$ 6.826,38* para uma jornada de trabalho de 23 horas semanais — nada mal, não é mesmo? Já a média salarial da Medicina no Mato Grosso do Sul é de R$ 7.247,54* — um bom incentivo para estudar por aqui!

Qual é a grade curricular do curso de Medicina?

As matérias de Medicina podem mudar de acordo com a faculdade, com diferenças no nome, na ordem em que aparecem e no conteúdo. Contudo, o currículo deve atender às diretrizes definidas pelo MEC (Ministério da Educação). As principais disciplinas do curso são:

  • Anatomia;
  • Farmacologia;
  • Imunologia;
  • Fisiologia;
  • Embriologia;
  • Biologia Celular;
  • Genética;
  • Saúde da Família;
  • Ambiente e Saúde.

Além de conhecer a grade curricular, é importante lembrar que esse ramo apresenta muitas especialidades que conduzem o profissional ao estudo de um determinado sistema. Algumas incluem a Medicina Esportiva, Cardiologia, Cirurgia Geral, Geriatria etc.

Como é a rotina de estudos ao longo dos anos?

As disciplinas do curso costumam ser puxadas e precisam ser dominadas pelos estudantes, já que a vida dos futuros pacientes depende dos conhecimentos adquiridos. Assim, para se dar bem, é importante ter um bom planejamento de estudos visando um resultado positivo ao longo da graduação.

Os dois primeiros anos do curso se destinam a matérias básicas e gerais à área da saúde, servindo de apoio aos próximos semestres. Os anos seguintes são destinados à cirurgia, diagnóstico e atendimento. Durante o curso, os alunos fazem exames físicos em pacientes nos hospitais, além de ter um treinamento em postos de saúde, realizando eletrocardiogramas e tomografias.

Assim, a rotina é muito empolgante, principalmente para quem sempre sonhou em se tornar médico. Além disso, é importante ficar atento ao futuro da Medicina, tendo conhecimentos sobre Telemedicina, impressão 3D e Inteligência Artificial.

banner ebook de preparação para medicina

Por que é importante estudar em uma boa instituição?

A instituição de ensino faz toda a diferença no momento de estudar Medicina. É fundamental optar por uma faculdade de qualidade e reconhecida no mercado.

Ao cursar Medicina na Uniderp, o aluno receberá um apoio personalizado em todas as fases da formação acadêmica. O nosso sistema de ensino prepara o aluno para o mercado de trabalho de uma maneira dinâmica e interativa, aprendendo na prática com casos reais da profissão.

Nós da Uniderp oferecemos várias vantagens aos futuros médicos. Temos o Centro de Especialidades Médicas (CEMED) que presta assistência médica-ambulatorial em diversas especialidades, bem como parcerias com hospitais locais, a exemplo da Santa Casa e o Hospital Regional do Mato Grosso do Sul.

Isso sem falar nos laboratórios de ponta para prática em Morfofuncional, Multidisciplinar, Habilidades Médicas e Microscopia.

Para se inscrever, você poderá optar entre algumas formas de ingresso, como o vestibular online, Prouni (Programa Universidade para Todos) e FIES (Fundo de Financiamento Estudantil).

Além disso, sabendo dos custos elevados da mensalidade de Medicina, temos o Financiamento Creditas, principal plataforma de empréstimo com garantia do Brasil, com juros baixos e até 20 anos para quitação.

Faça Medicina com a gente!

Agora que você já sabe quanto tempo leva o curso de Medicina, lembre-se de pesquisar bastante sobre a graduação para conhecer os seus diferenciais. Estude em uma faculdade de qualidade e que tenha professores especializados.

Gostou deste post e quer estudar Medicina em uma faculdade reconhecida? Então, inscreva-se em nosso vestibular!

* Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

bolsas enem
cursos uniderp

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content