Afinal, qual é a nota de corte do FIES em Medicina?

estudante de medicina

O curso de Medicina é, sem dúvidas, um dos mais concorridos do país. Isso se deve ao bom retorno financeiro na área e à realização pessoal que a profissão traz.

No entanto, uma das grandes preocupações de quem depende do parcelamento das mensalidades para conseguir o diploma é a nota de corte do FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) de Medicina.

Pensando nisso, separamos para você alguns esclarecimentos sobre o desempenho necessário no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para a participação no programa, além de dicas alternativas para facilitar o pagamento do curso. Confira!

Qual é a nota de corte do FIES para Medicina?

Nota de corte do FIES para Medicina é a nota limite que você deve alcançar no Enem para conseguir o financiamento do curso pelo governo.

Esse desempenho é calculado de acordo com o número de vagas disponíveis em uma instituição e o rendimento dos candidatos na prova. Sendo assim, o rendimento necessário para entrar em Medicina na Uniderp, por exemplo, pode variar em relação a outra unidade de ensino, e assim por diante.

Nos últimos anos, a média calculada para o curso oscilou entre 755 pontos. Em 2017, por exemplo, a nota de corte média de Medicina foi de 754.78 no Brasil, sendo o maior desempenho exigido 831 pontos, e o menor, 720.

Quais são os outros pré-requisitos do financiamento?

Para participar do FIES em Medicina, além de alcançar a nota de corte calculada, você deverá se atentar para alguns requisitos. Entre eles:

  • ter participado do Enem e alcançado nota superior a 450 pontos;
  • ter alcançado nota superior a 400 pontos na redação;
  • ser brasileiro com ou sem graduação;
  • ter renda familiar de até 3 salários mínimos por pessoa (para a modalidade FIES);
  • ter renda familiar de até 5 salários mínimos por pessoa (para a modalidade P-FIES).

Para esclarecer, o FIES equivale à modalidade 1 do programa, na qual você consegue parcelamento a juros zero. Já o P-FIES equivale às modalidades 2 e 3, sendo que a segunda engloba estudantes do Norte, do Centro-Oeste e do Nordeste com recursos dos Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento, e a terceira abrange todas as regiões brasileiras com incentivos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento). Em ambos os casos, os juros variam de acordo com o banco.

Existem alternativas para facilitar o pagamento do curso?

É possível que, diante da alta concorrência na busca por incentivos ao pagamento da mensalidade de Medicina, você não alcance a nota de corte necessária. A boa notícia é que você, caso isso aconteça, as suas chances não acabam.

Existem algumas alternativas para facilitar o pagamento, como a participação no Prouni (Programa Universidade para Todos). O programa concede bolsas de 50% a 100% a estudantes que não têm como arcar com os valores da graduação. Outra opção é recorrer às iniciativas da própria faculdade.

Aqui na Uniderp, temos o Amigo Vale-Prêmio, no qual cada indicação de colega feita por você rende descontos exclusivos na mensalidade. Outra oportunidade é a Creditas que, em parceria com a instituição, concede empréstimos a juros reduzidos.

O curso de Medicina pode abrir muitas portas no mercado de trabalho e ter remunerações bem satisfatórias: um médico generalista ganha em média R$ 7.110,55* aqui em Campo Grande. Concluir a graduação, no entanto, é desafio para muitos que sonham com o diploma na área. Isso porque as mensalidades podem pesar no bolso, sendo necessário recorrer aos programas de financiamento estudantil.

Diante desse cenário, é fundamental estar atento à nota de corte do FIES Medicina para ter noção do desempenho que será exigido de você no Enem. Além disso, vale a pena ficar de olho em outras oportunidades oferecidas pelas instituições particulares de Medicina no Mato Grosso do Sul. Dessa forma, além do FIES para Medicina, você terá em mente alternativas promissoras para amenizar os custos.

E então? Gostou das dicas? Agora que você sabe qual a nota do FIES, inscreva-se para o vestibular de Medicina na Uniderp!

* Sujeito a alteração.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

cursos uniderp

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content