Qual é o futuro da Medicina? Como se preparar?

profissional de medicina

Se você busca uma carreira na área da saúde, olhar para o futuro e para as novidades é sinônimo de desenvolvimento e a oportunidade de crescer como profissional. Mas o que exatamente esperar?

Novas tecnologias e procedimentos mais modernos são parte dessa resposta. Se quiser acompanhar esse movimento, é preciso também se preparar para ser inserido como profissional nesse futuro da Medicina.

Neste artigo, você entenderá melhor sobre o que o futuro reserva à saúde e também como se preparar ao curso de Medicina na Uniderp!

O futuro da Medicina

O futuro da saúde é pautado principalmente em tecnologia na Medicina. À medida que novas ferramentas são desenvolvidas, os tratamentos tornam-se mais precisos e eficazes. Algumas das principais inovações às quais você precisa estar atento são:

  • telemedicina: consiste no uso de sistemas tecnológicos modernos de informação para promover o contato entre pacientes e profissionais de saúde, mesmo que eles estejam distantes;
  • impressão 3D: o uso de impressoras 3D tem ajudado a Medicina em vários contextos, como na aplicação de ventiladores pulmonares, na substituição de tecidos cardíacos e até na impressão de próteses;
  • inteligência artificial (IA): a aplicação da IA na Medicina já é uma realidade; hoje, existem sistemas que usam informações científicas e as cruzam com dados clínicos dos pacientes para sugerir os melhores tratamentos.

Dicas para se preparar

Se quiser estar pronto para o futuro da Medicina, é preciso se preparar aos desafios profissionais. Confira algumas dicas que separamos a seguir!

Escolha uma faculdade de alta qualidade

Fazer o curso de Medicina exige uma boa dose de dedicação, isso é claro. Mas escolher uma faculdade de alta qualidade também tem um papel importante nessa preparação para o futuro.

Portanto, busque por uma instituição com boa nota junto do MEC (Ministério da Educação), estrutura de laboratórios e corpo docente qualificado, que tenha uma lista atualizada de matérias de Medicina. Ela deve contemplar as principais áreas necessárias ao mercado.

Aqui na Uniderp, o aluno tem acesso a todas essas facilidades e ainda conta com a chamada Aula Destaqueaulas exclusivas com profissionais conceituados na área da saúde. Para saber mais como ela funciona, assista ao vídeo abaixo:

Entenda sobre tecnologia

Como a gente viu no tópico anterior, a Medicina já conta com muitas ferramentas modernas que auxiliam no trabalho dos médicos. Por isso, se você quer estar pronto e atuar com eficácia, procure entender mais sobre tecnologias, aplicações e interação delas com o seu trabalho.

Foque a Medicina preventiva

A saúde preventiva terá um peso cada vez maior na Medicina; isso porque ela previne doenças em vez de apenas tratá-las, propondo ações antecipadas e evitando o agravamento de doenças. A ideia é que a qualidade de vida das pessoas seja melhorada, e os tratamentos ocorram de maneira mais ágil e menos custosa.

Acompanhe os principais profissionais da área

Outra dica para quem deseja estar pronto para a Medicina do futuro é acompanhar o trabalho dos principais profissionais da área. Eles sempre estão envolvidos em estudos e em pesquisas que pautarão as inovações no âmbito médico, além de serem bons exemplos sobre a prática profissional. Estar atento a eles será crucial para se preparar.

Aprimore habilidades cognitivas

As habilidades cognitivas estão ligadas à capacidade de processamento de dados para desenvolvimento, envolvendo a compreensão, a percepção e a integração de tarefas ou mesmo de atividades sociais. Aprimorar tais habilidades como médico ajudará você a exercer melhor a profissão e também a lidar de maneira mais proativa com o público a ser atendido.

Considere a experiência do paciente

Uma das características mais importantes quando se é médico ou mesmo estudante de Medicina é lembrar sempre de que a experiência e as necessidades do paciente são determinantes no sucesso do tratamento. Portanto, preocupe-se em oferecer o melhor atendimento e entender como ele se sente.

Porém, vale pensar que muito do que acreditávamos viver apenas no futuro acabou se materializando com o estopim da pandemia da Covid-19. Em uma live que contou com a participação de acadêmicos como Pedro Crotti, Paulo Benigno e Pedro Ferraz, foram discutidas justamente as oportunidades e os desafios dos profissionais da Medicina nesse contexto atual. Confira abaixo:

Portanto, o ideal é que o estudante se prepare para o futuro da Medicina no Brasil desde já. E tudo começa na escolha da sua graduação!

Conheça o curso de Medicina da Uniderp e agende o seu vestibular!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

cursos uniderp

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content