É bem possível que, em alguma fase de sua vida escolar, você tenha precisado passar horas debruçado em uma pilha de livros buscando informações para trabalhos. Pois é, os livros físicos continuam aí e, felizmente, as bibliotecas não vão desaparecer.
Porém, com os avanços das chamadas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), o número de recursos para estudos aumentou significativamente, simplificando a vida de toda a comunidade educativa. Nesse sentido, usar tecnologias na graduação passou a ser algo corriqueiro. Pense, por exemplo, no uso de QGIS nos cursos de Arquitetura ou de Agronomia.
Entre esses diversos recursos, destaca-se o Google Acadêmico. Ele foi criado porque o próprio Google percebeu a quantidade de gente em busca de fontes confiáveis para a realização das tarefas da faculdade.
Então, aqui na Uniderp, criamos este artigo a fim de explicar o que é o Google Acadêmico e como utilizá-lo em benefício dos seus estudos. Para aprender a pesquisar, separamos os seguintes tópicos:
- o que é a ferramenta:
- como utilizá-la da melhor maneira;
- quais são as vantagens para o universitário.
Continue conosco!
O que é o Google Acadêmico?
O Google Acadêmico, ou Google Scholar, é uma ferramenta gratuita do Google específica para busca de citações de artigos, relatórios, livros on-line, revistas científicas e muitos outros materiais possam ser utilizados como embasamento teórico ou referência.
Você precisará desse tipo de apoio para realizar um trabalho acadêmico, palestra, simpósio e, principalmente o famoso Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)… Enfim, em situações que necessitem de referências fidedignas.
Mas qual a diferença de uma busca normal para essa ferramenta? Bem, quando você digita uma palavra na página do Google, os algoritmos vão listar os resultados orgânicos e informais, ou seja, aqueles que aparecem em primeiro lugar, de acordo com os critérios do buscador ― por exemplo, os sites mais visitados, materiais mais baixados etc.
Acontece que nem sempre essa busca retorna aquilo que estamos procurando realmente. Ou, ainda, ele pode direcionar para fontes não tão confiáveis ou inapropriadas para os padrões de metodologia científica esperados na confecção de um trabalho acadêmico.
Por isso, o Google Acadêmico tem a preocupação de listar somente materiais de alta qualidade contidos em seu vasto acervo virtual ou parceiros. Com um detalhe: para que cada trabalho passe a aparecer no ranqueamento, eles são revisados várias vezes por diferentes especialistas.
Além disso, a ordem de listagem dos materiais leva em consideração:
- endereços confiáveis ― especialmente domínios como .edu ou .gov, que são utilizados por instituições de ensino superior, centros de pesquisa e entidade educacionais do mundo todo;
- cruzamento de citações das referências;
- tipo de citação que aparece em cada trabalho;
- número de vezes que um trabalho é citado em outros materiais;
- consistência do conteúdo;
- titulação de quem escreveu, entre outras variáveis.
Quando você buscar artigos no Google Acadêmico, verá que a pesquisa é ampla; por isso, quase sempre a ferramenta encontra algo relevante. Tanto que você verá diferentes formatos de documentos, como arquivos PDF e DOC, bem como sites acadêmicos expressivos. Além disso, assim como no “Google normal”, é possível utilizar filtros de busca para refinar os resultados e conseguir referências ainda mais relevantes para um trabalho de excelência.
Como usar a ferramenta de maneira eficiente?
Agora que você já sabe para que serve essa ferramenta, saiba que pesquisar no Google Acadêmico é bastante intuitivo, assim como você faz no buscador convencional. Na maioria das vezes, com uma simples pesquisa por palavra-chave já é possível encontrar o que você precisa.
Mesmo assim, é interessante saber para que serve cada recurso, a fim de encontrar o melhor material e utilizá-lo da forma mais avançada. Sendo assim, veja nossas dicas.
Observe todos os botões que aparecem nos resultados
Na apresentação de cada resultado no Google Acadêmico, aparecem vários ícones (a maioria clicáveis). São eles:
- nome do artigo: leva você a uma prévia do documento ou página;
- tipo do documento: HTML, PDF, website etc.;
- nome do autor: direciona a uma página com perfil detalhado do autor;
- estrela: salva o artigo em um clique na sua biblioteca;
- aspas: mostra a referência completa para citação;
- citado por: aponta por quem, onde, quando e quantas vezes o artigo foi citado;
- artigos relacionados: mostra outros resultados relacionados ao assunto;
- outras versões: mostra versões mais antigas do mesmo artigo.
Utilize o recurso de pesquisa avançada
Há momentos em que você pode desejar ter mais controle sobre os resultados da sua pesquisa. Então, é possível determinar a data da publicação, procurar um autor ou periódico específico, fornecer sinônimos ou remover resultados indesejados.
Quando você precisar fazer isso, a Pesquisa Avançada ― que fica no menu ao lado do logo do Google ― pode ajudar. Ali, você terá as seguintes opções:
- encontrar resultados com todas as palavras digitadas;
- encontrar resultados com a frase exata;
- encontrar resultados com no mínimo uma das palavras digitadas;
- encontrar resultados sem uma das palavras;
- exibir artigos por autor;
- exibir artigos por data de publicação;
- exibir artigos publicados durante um período específico.
Crie seu perfil para aparecer no Google Acadêmico
Ao iniciar sua fazer faculdade aqui no Mato Grosso do Sul ou em outro local, pode ser que você desenvolva o interesse pela vida acadêmica e, até mesmo, ingresse no ramo da pesquisa. Caso isso aconteça, você poderá escrever seus artigos e publicá-los em revistas científicas ou especializadas de sua área.
Então, não custa nada criar um perfil para “ter visibilidade” no Google Acadêmico e acompanhar as citações de artigos que venha a publicar futuramente. Além disso, é possível ver métricas que expõem as principais publicações do acervo digital.
Configure alertas
Caso você esteja trabalhando em algum tipo de pesquisa científica e queira estar a par das mais recentes publicações da sua área, é possível acompanhar a literatura acadêmica mais recente.
Para isso, o Google Acadêmico também oferece a opção de configurar alertas quando houver novos resultados para um termo de pesquisa específico (por exemplo, “vacina para a COVID-19”), para que você possa se atualizar quando novos artigos e livros forem publicados.
Quais são as vantagens de usar a ferramenta?
Agora, antes de terminarmos, veja algumas vantagens de adotar o Google Acadêmico na faculdade.
Rápido e fácil de usar
O Google Scholar leva a milhares de artigos “acadêmicos” relevantes em segundos, com uma interface limpa e simples de usar.
Fornece citações formatadas
Inserir as informações de acordo com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) é um grande problema, mas o Google Acadêmico facilita isso apresentando referências com modelos internacionais.
Fornece links de bibliotecas
Se um artigo estiver disponível em uma biblioteca virtual, o Google Acadêmico leva você diretamente ao artigo de forma gratuita.
Encontra revistas de acesso aberto
Às vezes, há artigos que não possibilitam visualização aberta, sendo necessária permissão ou pagamento. No Google Acadêmico, é possível encontrar inúmeros artigos, revistas ou repositórios e baixá-los gratuitamente.
Encontra artigos de áreas técnicas
Áreas técnicas de difícil acesso, como Medicina, Engenharia ou Ciências de Dados são mais facilmente encontrados graças às parcerias com entidades internacionais.
Viu como saber o que é o Google Acadêmico pode mudar completamente a forma de realizar seus trabalhos da faculdade? Mas esse é apenas mais um recurso do Google Educacional, que traz inúmeras ferramentas de imersão no ensino, as quais vão desde plataformas de estudos até meios de comunicação online entre professores e alunos. Então, não fique para trás e abrace você também a tecnologia na sua vida universitária!
E já que estamos falando sobre tecnologia no ensino, que tal ficar mais um pouco conosco e conhecer como funcionam os cursos EAD da Uniderp? Boa leitura!