Tudo sobre o QGIS: o que é e como funciona

estudante de agronomia uniderp qgis

Desconto nota do Enem

O QGIS é um software livre, sendo um dos mais utilizados por estudantes e profissionais de Agronomia e Arquitetura na atualidade. 

Por ser o software de geoprocessamento mais baixado e utilizado no Brasil, gera muitas dúvidas aos estudantes de Arquitetura e de Agronomia que possuem acesso à ferramenta para o fortalecimento do ensino prático. Neste post, resolveremos algumas das principais questões sobre o tema, assim como, abordaremos a utilização da plataforma na Uniderp:

  • O que é e como funciona o QGIS;
  • Como baixar o QGIS;
  • Como fazer mapa no QGIS;
  • QGIS para Agricultura e Agropecuária;
  • QGIS na Uniderp.

Vamos conferir?

O que é e como funciona

O que é?

O QGIS é um Sistema de Informação Geográfica (SIG) livre e aberto. 

Projetado pela Open Source Geospatial Foundation (OSGeo) e de código aberto, está licenciado segundo a Licença Pública Geral GNU. 

Como funciona?

O QGIS funciona em diversos sistemas operacionais, tanto desktop quanto mobile, tais como: Linux, Unix, Mac OSX, Windows e Android. Além disso, também foi programado para suportar diversos formatos de vetores, rasters, bases de dados e funcionalidades.

Como baixar o QGIS

Para baixar o software, é bem simples. Você pode acessar esta página do site oficial e seguir as instruções.

Também há uma comunidade de usuários da ferramenta, chamada QGIS Brasil, que possui diversas opções de suporte, que vão desde documentações aos grupos de discussões.

Tour pela prova do Enem

Como fazer mapa no QGIS 

Para quem está aprendendo a utilizar a ferramenta agora, uma das principais dúvidas é na construção de mapas temáticos qualitativos. Essa é uma atividade fundamental para quem está desenvolvendo projetos na área de geoprocessamento. 

As funcionalidades da ferramenta vão desde a espacialização de variáveis até comparação de diversas grandezas na análise espacial. Como, por exemplo, nomes de bairros, regiões, estados, países, etc.

Mapa no QGIS: construção de mapas qualitativos

Você pode aprender a construir um mapa no software através de diversos tutoriais disponibilizados no Grupo de Discussão do QGIS Brasil. Como a ferramenta possui muitos materiais em inglês, para estudantes brasileiros essa é uma boa dica para solucionar dúvidas rápidas sobre essa funcionalidade.

Na Uniderp, você como estudante de Agronomia e Arquitetura, terá o apoio de tutores durante a aprendizagem do software.

QGIS para Agricultura e Agropecuária

Para os estudantes do curso de Agronomia, se estabelece como uma ferramenta de grande utilidade, dado que é possível trabalhar métricas de planejamento voltadas à Agricultura de Precisão e sistema ambiental em pequenas propriedades rurais.

O trabalho de geoprocessamento na agricultura de precisão geralmente está vinculado aos projetos agropecuários. Disponibilizado gratuitamente na internet e apresentando uma interface amigável e fácil de usar, se torna uma ótima opção para estudantes de Agronomia, Engenharia Ambiental e Agronômica que podem trabalhar melhor o uso da tecnologia na Agronomia, prática cada vez mais adotada.

QGIS na Uniderp

Como foi visto acima, é uma plataforma super útil e fundamental na construção de mapas e geoprocessamentos. Por isso, a Uniderp dispõe aos seus alunos a utilização gratuita da plataforma durante o ensino prático, com simuladores e laboratórios modernos que auxiliam no aprendizado.

Estudantes dos cursos de Agronomia e Arquitetura e Urbanismo possuem acesso ao conhecimento da ferramenta durante as disciplinas, assim como o apoio de tutores especializados para o acompanhamento do estudo.

Agora que você já sabe tudo sobre o QGIS e como essa ferramenta pode te auxiliar no seu desenvolvimento, entenda 6 motivos para investir na faculdade de Agronomia e dê um passo na sua carreira!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 22

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados