Arquitetura e Urbanismo em Campo Grande: veja as oportunidades!

arquitetura e urbanismo em campo grande

Desconto nota do Enem

Você sabe quais são as atribuições profissionais e como anda o mercado de trabalho para a área de Arquitetura e Urbanismo Campo Grande MS? O arquiteto tem diversas funções em projetos de edificação, contribuindo principalmente na elaboração de soluções estéticas e funcionais aos espaços.

Atualmente, existem excelentes oportunidades de vagas para os especialistas do setor, tanto nas melhores empresas públicas quanto privadas. E uma das melhores maneiras de obter qualificação é optar por uma instituição de ensino de qualidade, para que você desenvolva adequadamente as habilidades técnicas e práticas da profissão.

Continue a leitura e saiba mais sobre o curso de Arquitetura e Urbanismo! Além disso, veja como aproveitar a alta demanda de serviços na cidade de Campo Grande. Confira a seguir!

Como é o curso de Arquitetura e Urbanismo?

O arquiteto é o profissional responsável por projetar e realizar todo o planejamento interno e externo dos ambientes habitáveis, como casas, prédios residenciais e comerciais. Além disso, ele confecciona a planta da construção, obedecendo aos regulamentos legais e às normas técnicas vigentes. Tudo isso para atender aos critérios estéticos, ao conforto e à funcionalidade do empreendimento.

O curso de Arquitetura e Urbanismo tem o objetivo de formar profissionais qualificados para atender às principais demandas da sociedade por obras de moradia, paisagismo e planejamento urbano. A faculdade, assim, deve orientar os alunos a fim de que elaborem soluções criativas, modernas e inovadoras.

A graduação, portanto, fundamenta o desenvolvimento profissional dos estudantes para que consigam absorver os conhecimentos técnicos e práticos, levando em conta os aspectos culturais, regionais, sociais e de sustentabilidade.

As principais disciplinas da grade curricular do curso são:

  • Topografia;
  • Sistemas Construtivos;
  • Projeto Arquitetônico;
  • Projeto de Urbanismo;
  • Projeto Paisagístico;
  • Técnicas de Construção;
  • Desenho Arquitetônico;
  • Geometria Construtiva;
  • Conforto Sonoro;
  • Estética e História da Arte;
  • Materiais de Construção.

A faculdade de Arquitetura e Urbanismo tem a duração média de cinco anos, e o profissional formado pode atuar como autônomo, abrindo sua própria empresa ou buscando por outras oportunidades de trabalho em sua área de atuação.

Diversos escritórios de arquitetura e design, empresas de decoração e paisagismo, além de empreiteiras e o setor público demandam cada vez mais arquitetos para compor as suas equipes.

Mercado de trabalho

O mercado para os arquitetos é aquecido, oferecendo diversas possibilidades de cargos e funções. Existem, por exemplo, excelentes oportunidades para urbanistas em cidades, uma vez que há uma preocupação cada vez maior com a ocupação do espaço público, fazendo com que as prefeituras contratem profissionais para elaborar projetos de revitalização, paisagismo e execução das obras.

Tour pela prova do Enem

Outra tendência para a carreira em Arquitetura e Urbanismo é a de construções sustentáveis. Neste setor, o arquiteto deve desenvolver projetos residenciais e comerciais que respeitem o meio ambiente e os recursos naturais, integrando as características do local aos materiais de construção.

A média salarial do profissional pode variar de acordo com a região do país e com as experiências anteriores. No entanto, a remuneração mensal média no Brasil é de R$ 6.489, e as regiões que apresentam os maiores salários são o Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.

Por que fazer Arquitetura e Urbanismo em Campo Grande?

A constante expansão e modernização da cidade de Campo Grande contribui para a valorização e demanda cada vez mais alta de trabalho para os arquitetos. O Programa Reviva Campo Grande, por exemplo, responsável pela revitalização da Rua 14 de Julho, no centro da cidade, contratou inúmeros arquitetos e demais profissionais do setor de construção para que o projeto contasse com planejamento adequado, respeitando as características da região.

O programa ainda prevê a construção de 400 novas unidades habitacionais no centro, além de obras de pavimentação, paisagismo e arborização, alargamento e padronização das calçadas. Tudo isso comprova o alto investimento que a prefeitura de Campo Grande tem viabilizado para acelerar os processos de ampliação e dinamização econômica local, por meio da melhoria da infraestrutura e dos espaços públicos.

No caso dos graduandos, é possível também conseguir vagas de estágio em inúmeros órgãos e empresas da cidade. Por meio do estágio você consegue ter contato com o mercado de trabalho, aprendendo as diferentes atribuições da profissão, além de ficar por dentro das tendências e mudanças mais recentes da área.

Onde estudar Arquitetura e Urbanismo em Campo Grande?

Se você deseja alcançar sucesso profissional e ter acesso às melhores oportunidades disponíveis no mercado de Arquitetura e Urbanismo, saiba que é fundamental optar por uma instituição de ensino superior de qualidade e excelência para iniciar os seus estudos.

O primeiro passo, portanto, é verificar se a faculdade tem autorização do Ministério da Educação (MEC) para oferecer a graduação. Após esta etapa, verifique também a pontuação do curso no portal do Inep. Confirmando que a instituição tem boa pontuação e atende aos padrões de qualidade do MEC, você terá a certeza de que o seu diploma terá validade em todo o território nacional.

Aqui na Uniderp, oferecemos um ensino de excelência, tendo mais de 20 anos de tradição e experiência no mercado educacional em Campo Grande. Atualmente, nossas unidades disponibilizam um sistema de ensino inovador e dinâmico, contando com cursos de graduação que possam atender as suas necessidades da melhor forma possível.

Nossa graduação de Arquitetura e Urbanismo na modalidade presencial é ideal para quem tem uma rotina mais flexível, além de disponibilidade para frequentar algumas aulas por semana. Isso porque, parte do curso pode ser feita em uma unidade de ensino da Uniderp e, também, é possível cumprir o restante da grade horária por meio de disciplinas interativas. Este é um diferencial e tanto para quem precisa conciliar os estudos com outras atividades da rotina.

Viu só como vale a pena cursar Arquitetura e Urbanismo em Campo Grande? Antes de fazer a sua matrícula, pesquise a reputação da instituição de ensino e, se possível, converse com ex-alunos. Assim, você terá a certeza de estar fazendo o investimento adequado para o seu futuro profissional, podendo, em pouco tempo, aproveitar as excelentes oportunidades do setor!

Gostou do conteúdo? Então, entre em contato agora mesmo com a Uniderp! Temos uma equipe educacional pronta para atender todas as suas dúvidas!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados