Por que fazer Engenharia Civil em Campo Grande? Confira aqui

engenharia civil em campo grande

A hora de escolher uma profissão não é uma das mais fáceis para a maioria dos estudantes. No entanto, para quem gosta de cálculos, pensa em seguir carreira em uma área muito promissora e sempre foi a pessoa que ajudava os colegas de classe na hora de resolver questões de matemática, pode ser que o curso ideal seja justamente um dos mais procurados do país: o de Engenharia Civil.

Se você mora no Mato Grosso do Sul e está exatamente nesse momento decisivo, pode ser que esteja se perguntando se realmente vale a pena cursar Engenharia Civil em Campo Grande. Será que há oportunidades de trabalho para engenheiros? Como é o perfil dos estudantes desse curso? Não se preocupe, pois chegou a hora de acabar com todas essas dúvidas, pois vamos contar tudo que você precisa saber sobre a profissão.

Afinal, o que faz um engenheiro civil?

O engenheiro civil é o responsável por projetar e executar a construção de prédios, casas, pontes e estradas, desde a planta até as etapas finais. Esses profissionais também fazem a supervisão de obras, analisam terrenos, coordenam equipes e cuidam de todos os aspectos necessários para que as construções sejam desenvolvidas da melhor forma possível, permitindo que os projetos sejam entregues no prazo e que não ofereçam riscos à sociedade.

Como é a grade curricular de Engenharia Civil?

Cá entre nós: criar o projeto de uma casa e elaborar todos os passos de uma construção são tarefas que exigem muitos conhecimentos específicos, certo? Não é por acaso que a grade curricular do curso de Engenharia Civil é bastante abrangente, reunindo desde informações básicas sobre o solo até os cálculos mais elaborados.

Por esse motivo, aqui na Uniderp, ao longo dos cinco anos de graduação, os estudantes de Engenharia têm aulas teóricas e práticas de disciplinas essenciais para que esse aprendizado aconteça de forma efetiva. Dê uma olhadinha em algumas das principais matérias que você vai aprender desde o primeiro semestre da faculdade de Engenharia Civil!

  • Mecânica dos Fluídos;
  • Gestão de Projetos;
  • Ciência dos Materiais;
  • Desenho Técnico;
  • Cálculo;
  • Álgebra;
  • Hidráulica;
  • Geometria;
  • Hidrometria;
  • Projeto Arquitetônico para Engenharia Civil;
  • Administração e Economia para Engenheiros.

Além de todos os conhecimentos adquiridos durante os estudos e das habilidades técnicas desenvolvidas nos laboratórios da faculdade, os estudantes também fazem estágios obrigatórios ao longo do curso, o que permite uma formação ainda mais ampla e experiência prática nas atividades realizadas pelos engenheiros.

Assim, antes mesmo de se formar, é possível conhecer de perto da profissão e manter contato com os equipamentos, situações e profissionais que normalmente fazem parte das equipes de construção.

Qual o perfil de um futuro engenheiro civil?

Não basta gostar de fórmulas, saber fazer contas complexas e levar jeito em Exatas para se tornar um bom engenheiro. Na verdade, algumas características que vão além da sala de aula também são essenciais para ter sucesso na carreira em Engenharia Civil: é importante saber trabalhar em equipe, já que projetos feitos em conjunto com profissionais de diversos segmentos são frequentes.

Outro fator relevante é se manter em constante aprendizado, já que sempre surgem novas tecnologias que trazem mudanças no mercado de trabalho, e é preciso estar sempre atualizado para se destacar. Por isso, estudar sobre as inovações no setor da construção é imprescindível para ter sucesso na profissão.

Quais são as vantagens de fazer Engenharia Civil em Campo Grande?

Nos últimos anos, com a expansão do setor da construção civil e imobiliário, os engenheiros passaram a ser cada vez mais necessários tanto em empresas privadas quanto no setor público.

Por esse motivo, a Engenharia Civil é uma das faculdades mais procuradas do momento, e formar-se nessa área pode trazer inúmeros benefícios. Veja 5 grandes vantagens de fazer esse curso em Campo Grande.

1. Crescimento do Mato Grosso do Sul

O estado do Mato Grosso do Sul teve um dos maiores desenvolvimentos da última década, destacando-se por sua infraestrutura, educação, saúde e outros indicadores.

Graças a essa melhoria na qualidade de vida para a população e ao aumento do desenvolvimento econômico, é comum que cada vez mais empresas queiram se instalar em sua capital, Campo Grande, o que tende a aumentar a procura por profissionais qualificados de Engenharia Civil para a construção de novos empreendimentos e melhor valorização local.

2. Retorno financeiro de quem se forma em Engenharia Civil

De acordo com dados do IPEA, a profissão é uma das mais rentáveis do país: os engenheiros estão entre os dez profissionais que recebem os melhores salários, com uma média mensal acima de R$ 5.700. Por isso, se você está em busca de uma carreira que dê bons resultados financeiros, está no caminho certo!

3. Variedade de áreas de atuação

Nada melhor do que uma profissão com vários ramos de atuação, certo? No caso da Engenharia Civil, isso não é um problema! As principais áreas nas quais as obras podem ser realizadas envolvem o setor de transportes, a construção, o saneamento e os recursos hídricos. Entretanto, as opções não param por aí: caso faça pós-graduação, você pode atuar no setor de docência, ou seja, pode se tornar um professor universitário!

4. Alta taxa de empregabilidade

Por conta das variedades de atuações e do crescimento da área, a taxa de empregabilidade é alta, mesmo com o vasto número de pessoas que se formam nessa área todos os dias. Em capitais, como é o caso de Campo Grande, as chances de conseguir uma boa colocação no mercado e uma excelente oportunidade de emprego assim que estiver com seu diploma em mãos são ainda maiores!

5. Possibilidade de empreender

Não dá para negar que o empreendedorismo é uma das maiores tendências do mercado de trabalho atual, não é mesmo? A boa notícia é que essa é uma ótima oportunidade para engenheiros que buscam uma rotina mais flexível, já que existem diversas opções para abrir o seu próprio negócio no setor da construção civil.

É possível prestar consultoria para empresas, ter seu próprio escritório de engenharia, elaborar projetos para clientes… as oportunidades são diversas!

Onde fazer Engenharia Civil em Campo Grande?

Agora que você já sabe que a Engenharia Civil é uma área repleta de possibilidades para quem busca uma carreira estável e promissora, talvez esteja se perguntando o que uma faculdade precisa ter para que a sua formação seja a mais completa possível, não é?

Então, é essencial que você busque uma instituição de confiança, que tenha professores experientes na área, além de ter a infraestrutura necessária para o curso — já que laboratórios e equipamentos específicos são fundamentais para que um engenheiro saiba como agir quando estiver trabalhando.

Sendo assim, a melhor opção para você cursar Engenharia Civil em Campo Grande é a Uniderp, que oferece em sua grade curricular as disciplinas ideais para que você tenha uma bagagem de conhecimentos condizente com as exigências do mercado, além de ter reconhecimento pelo MEC.

Acredite: formar-se em Engenharia Civil em Campo Grande numa instituição que proporciona a melhor experiência durante a graduação faz toda a diferença para a atuação profissional.

Por isso, se você decidiu que vai se tornar um engenheiro de sucesso, não deixe de entrar em contato conosco para tirar as suas dúvidas sobre o curso e se preparar desde já para começar a sua jornada nessa profissão.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

bolsas enem
cursos uniderp

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content