Descubra se a faculdade de Psicologia em Campo Grande é para você

faculdade de psicologia em campo grande

O curso de Psicologia tem atraído o interesse de muitas pessoas que vão prestar o vestibular. Não faltam razões para isso. A graduação na área é dinâmica, envolve conhecimentos bastante diversos e prepara os alunos para uma carreira muito interessante, com boas oportunidades no mercado de trabalho.

E você? Também se sente interessado por essa opção? Que tal saber mais sobre a faculdade de Psicologia em Campo Grande? Reunimos as principais informações neste post especial. Veja como é o mercado de trabalho na área, como funciona o curso e quais são as vantagens dele.

Como é o trabalho com Psicologia em Campo Grande?

A carreira em Psicologia está em crescimento em todo o Brasil e oferece diversos caminhos. Provavelmente, o mais tradicional é a Psicologia Clínica, na qual o psicólogo trabalha com psicoterapia de diversas formas.

Ele pode atender pessoas de todas as idades, além de oferecer psicoterapia individual, de casal ou em grupo. Entretanto, a área clínica não é a única alternativa para quem faz a faculdade de Psicologia em Campo Grande. O mercado de trabalho é bem mais amplo.

Na Uniderp, os alunos preparam-se para a atuação clínica e, ainda, para aproveitar oportunidades em diversos outros campos de trabalho do psicólogo. Por exemplo:

  • hospitais e outras instituições de saúde;
  • órgãos públicos e organizações não governamentais (ONGs);
  • recursos humanos de empresas;
  • escolas e faculdades;
  • times esportivos e equipes de preparação de atletas;
  • instituições de pesquisa.

Percebe como as possibilidades são muitas? É difícil encontrar uma profissão que apresente tantas vantagens no mercado de trabalho quanto a Psicologia. Além da chance de ocupar as funções que comentamos, o psicólogo pode trabalhar de maneira autônoma, por meio de consultorias e de assessorias técnicas.

Vale a pena comentar também de áreas profissionais que estão surgindo e se fortalecendo. É o caso da Psicologia Jurídica, da Psicologia do Trânsito e do Marketing — focado especialmente no comportamento do consumidor.

Quais as vantagens de cursar Psicologia na cidade?

A faculdade de Psicologia na Uniderp garante uma formação de qualidade para quem se interesse em trabalhar como psicólogo em Campo Grande. Temos um corpo docente qualificado e experiente para preparar nossos alunos, além de ótima infraestrutura e grade curricular atualizada para as necessidades do curso.

Além dessas vantagens, cursar Psicologia na cidade é uma oportunidade de ter salários atrativos no mercado de trabalho. A remuneração média para psicólogos clínicos em Campo Grande é de R$ 2.470,00 para carga horária de 32 horas semanais. E, claro, é possível aumentar muito a renda, de acordo com sua qualificação.

Sem dúvida, o mercado em Psicologia está aquecido. Não somente pela diversidade de campos de trabalho, mas também pela crescente valorização da psicoterapia. O aumento dos casos de ansiedade, assim como de outros transtornos psicológicos, tem reforçado a importância desses profissionais.

No passado, havia ainda muito preconceito pela ideia de procurar um psicólogo. Mas, atualmente, o processo é mais bem aceito, e a busca por terapia tem aumentado bastante. Não há dúvidas de que continuará aumentando, afinal, sofrimentos emocionais são muito frequentes em nossa sociedade.

Se a psicoterapia trabalha com o tratamento de transtornos, há vantagens também na atuação com prevenção. Psicólogos estão mais presentes em empresas, em escolas e em outras instituições para promover saúde mental e prevenir dificuldades de ordem emocional. Os serviços de coach e mentoria são outras opções interessantes.

Se você quer fazer faculdade de Psicologia em Campo Grande, é importante saber qual é o perfil que os profissionais precisam ter para conseguir sucesso na área. Em primeiro lugar, o psicólogo precisa se capacitar para ouvir as pessoas sem se envolver de forma pessoal em suas vidas.

A relação profissional exige controle emocional e resiliência, de maneira que o psicólogo seja capaz de ajudar efetivamente quem o procura. Além disso, desenvolver sua capacidade de análise e o foco em soluções é uma necessidade para conseguir filtrar o que escuta e encontrar possibilidades para as pessoas.

Em geral, o psicólogo tem uma sensibilidade acima da média. É isso que lhe permite entender as entrelinhas e perceber sinais relevantes no que um paciente fala ou deixa de falar. Nesse ponto, há mais uma característica essencial para o perfil: a empatia.

A habilidade de entender a fala de alguém pelo ponto de vista da própria pessoa é indispensável para encontrar boas oportunidades de emprego. Afinal, a função de um profissional de Psicologia não é emitir a própria opinião, e sim ajudar seu paciente a encontrar caminhos possíveis de superar das dificuldades.

Por fim, o psicólogo precisa despir-se de qualquer preconceito. Fazer julgamento de valor e discriminar pessoas não são comportamentos aceitos na profissão. Ao contrário, ele deve ser capaz de acolher as diferenças e contribuir para que todos aumentem sua qualidade de vida e seu bem-estar.

Como é a grade curricular do curso de Psicologia?

Com certeza, a carreira parece muito encantadora, não é mesmo? Agora, está na hora de saber como é organizada a grade curricular do curso. Na Uniderp, a faculdade de Psicologia em Campo Grande dura em média cinco anos e acontece de forma presencial — além de alguns estudos digitais por meio das Disciplinas Interativas (DIs).

O curso de Psicologia faz parte das Ciências Humanas e envolve disciplinas práticas e teóricas. A grade curricular é bastante diversificada, já que, como você viu, a profissão é composta por conhecimentos e por áreas profissionais muito diversas.

Nossos alunos recebem conteúdos que os capacitam para compreender e interpretar as relações humanas e os contextos sociais em que elas acontecem. Algumas disciplinas centrais no curso são as de Psicanálise, de Psicopatologia e de Neuropsicologia.

Além disso, você terá aulas sobre os vários campos profissionais do psicólogo e passará por experiências práticas e estágios supervisionados. Nos semestres finais do curso, os alunos atendem pacientes para psicoterapia na clínica escola da faculdade.

Tudo isso garante uma formação de qualidade para quem deseja ingressar na carreira em Psicologia. Sem dúvida, os psicólogos formados na Uniderp estão prontos para aproveitar o melhor do mercado de trabalho em Campo Grande.

Essas foram as principais informações sobre a faculdade de Psicologia em Campo Grande. Agora você conhece os detalhes do mercado de trabalho na área e sabe como preparar-se para aproveitar as oportunidades que estão surgindo. Organize-se para aproveitar tudo!

E então, o curso de Psicologia foi feito para você? Entre em contato conosco e saiba como tornar-se nosso aluno!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

cursos uniderp

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.