O que é um relatório de estágio supervisionado e como fazer?

estudante fazendo relatório de estágio

Desconto nota do Enem

O relatório de estágio supervisionado é um documento com os registros das atividades exercidas pelo estagiário e o seu aprendizado no exercício da profissão. O relatório é exigido por Lei e serve para a avaliação do aluno, sendo necessário para a conclusão do curso de graduação.

Por isso, o relatório de estágio é importante e deve ser bem-estruturado. Afinal, não é apenas um documento, mas uma forma de avaliação do estudante. E você quer ser um aluno nota máxima, não é mesmo?

Sendo assim, preparamos aqui na Uniderp dicas valiosas para você fazer o relatório de estágio. Confira!

Por que fazer um relatório de estágio supervisionado bem-elaborado?

Para entendermos por que fazer um relatório bem-elaborado, precisamos responder a duas perguntas: o que é estágio supervisionado e o que é relatório de estágio?

O estágio supervisionado é uma oportunidade para o estudante conhecer o cotidiano da profissão antes da sua formação. Portanto, o aluno atua no mercado com uma supervisão profissional.

O estágio é o início da carreira de todo profissional; por isso, os alunos da Uniderp contam com o Canal Conecta, um portal inovador exclusivo com oportunidades de emprego.

Por sua vez, o relatório de estágio é o registro das atividades realizadas e do aprendizado do aluno durante esse processo. Dessa forma, é por meio do relatório que o professor responsável vai atribuir nota ao aluno.

Tanto o estágio quanto o relatório são exigidos pela faculdade para a conclusão do curso, em todas as modalidades de ensino. Logo, é preciso fazer um ótimo relatório para obter uma boa avaliação e concluir o ensino superior.

Quais informações não podem faltar no seu relatório?

Para que o relatório seja elaborado de forma eficaz, é necessário detalhar informações sobre o seu estágio. Portanto, é fundamental apresentar a organização na qual o estágio foi realizado, as atividades exercidas, o período, o local e as observações.

Tour pela prova do Enem

Em um relatório de Enfermagem, por exemplo, recomenda-se separar as atividades em administrativas, educacionais e assistenciais. Assim, nas atividades administrativas, o aluno pode descrever as reuniões das quais participou; nas educacionais, as orientações oferecidas a um grupo de gestantes; por fim, nas assistenciais, consultas e realizações de testes.

Para fundamentar as observações feitas durante o estágio de Administração, por exemplo, você pode se servir de uma vasta referência bibliográfica e citar autores como Roberto Braga e Idalberto Chiavenato. Para procurar referências, utilize o Google Acadêmico.

Sendo assim, uma dica valiosa é manter um diário ao longo do seu estágio, para que você possa registrar atividades, data, horário e observações. Dessa forma, você garante que não faltará nenhuma informação importante no seu relatório de estágio supervisionado.

Como estruturar seu relatório de estágio supervisionado?

Você já entendeu por que é importante fazer um relatório bem-elaborado e quais as informações que não podem faltar. Mas, afinal, como fazer o relatório de estágio?

O relatório de estágio é um trabalho acadêmico; por isso, não será diferente dos outros trabalhos da faculdade. Sendo assim, sua estrutura segue este padrão:

  • capa;
  • folha de rosto;
  • sumário;
  • introdução;
  • descrição da organização;
  • atividades desenvolvidas;
  • conclusão;
  • referências bibliográficas.

Ainda é possível adicionar outros elementos, como agradecimento, dedicatória, anexos e listas, caso necessário.

Como deve ser a formatação do relatório de estágio supervisionado?

Por ser um trabalho acadêmico, o relatório de estágio segue as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Sendo assim, a formatação do documento deve seguir estas regras:

  • fonte Arial ou Times New Roman tamanho 12;
  • espaçamento de 1,5 entre as linhas;
  • alinhamento justificado;
  • recuo de 1,25 no início do parágrafo;
  • margem superior e margem esquerda da página com 3 cm;
  • margem inferior e margem direita da página com 2 cm.

Salve este conteúdo para utilizá-lo sempre que necessário. Afinal, ao seguir essas dicas, você certamente fará um relatório de estágio supervisionado completo e conseguirá uma ótima nota.

Agora que você já sabe tudo sobre o relatório de estágio, aprenda também como conquistar oportunidades de estágio em Campo Grande!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 116

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados