Vale a pena investir em Publicidade e Propaganda em Campo Grande?

faculdade de publicidade e propaganda em campo grande

Na hora de escolher qual profissão seguir, quem é criativo e gosta de comunicação tende a pensar na possibilidade de se tornar um publicitário. Se esse é o seu caso, mas você ainda não sabe se vale a pena cursar Publicidade e Propaganda em Campo Grande e não faz ideia de quais são as áreas de atuação nessa carreira, seus problemas acabam aqui.

Pensando em ajudar você e tantos outros estudantes que pensam em entrar nessa graduação, nós vamos contar tudo sobre o mercado de publicidade em Campo Grande, onde você pode trabalhar e quais os benefícios de escolher esse curso no ensino superior. Então, continue lendo e descubra se essa é realmente a profissão dos seus sonhos!

Como é o curso de Publicidade e Propaganda?

Antes de entrar na faculdade, nada melhor do que saber um pouco mais as matérias que fazem parte da grade curricular do curso, quais aprendizados você vai ter e até mesmo como é o perfil de quem opta por esse curso, não é mesmo? Assim, para começar, é importante saber como é a graduação em Publicidade e Propaganda.

Aqui na Uniderp, esse curso tem duração de quatro anos, é um Bacharelado e permite que você atue em diversos ramos do mercado de trabalho. Dessa forma, quem se forma em PP pode trabalhar tanto em empresas privadas quanto no setor público, além da possibilidade de empreender e abrir sua própria empresa dentro da profissão.

Ao longo da sua formação no ensino superior, você vai aprender desde matérias comuns de cursos voltados para comunicação em geral, tais como Marketing e Teorias da Comunicação, até disciplinas totalmente voltadas para a atuação dos publicitários. Algumas delas são Planejamento de Comunicação, Fotografia, Técnicas de Criação e Computação Gráfica.

Sabendo disso, já é possível perceber que quem entra nesse curso passa a utilizar bastante a criatividade, concorda? Porém, engana-se quem pensa que essa é a única característica de quem deseja trabalhar com publicidade!

Ser comunicativo, estar sempre atento às atualizações e oportunidades do mercado e ter curiosidade para testar novas técnicas na hora de criar suas campanhas são alguns pontos positivos que fazem a diferença para ter sucesso na profissão.

Ah, e se você já está pensando em viver tudo isso na prática, boa notícia: as aulas do curso são tanto teóricas quanto práticas. Por conta disso, é possível desenvolver as habilidades necessárias para o mercado publicitário durante a sua graduação, principalmente se você estudar em uma das melhores faculdades de Campo Grande.

Portanto, vale a pena escolher uma instituição de ensino que seja reconhecida pelo Ministério da Educação, tenha um corpo docente composto por professores com experiência na área e, também, apresente uma infraestrutura com salas e equipamentos adequados para todas as atividades práticas do curso. Afinal, estudar em uma faculdade de qualidade vai aumentar suas oportunidades na hora de iniciar sua carreira profissional na cidade.

Quais as oportunidades do mercado de PP em Campo Grande?

Um dos maiores medos de quem está prestes a começar a vida acadêmica é não conseguir entrar no mercado de trabalho quando estiver com seu diploma do ensino superior em mãos. No entanto, se você fizer faculdade de Publicidade em Campo Grande, isso não será um problema na sua vida.

A verdade é que, mesmo em tempos de crise, o Mato Grosso do Sul foi um dos estados com maiores índices de geração de empregos no Brasil, o que faz de sua capital uma cidade promissora para novos profissionais. Outro fator importante é o nascimento de novas tecnologias, o que torna o espaço de atuação dos publicitários ainda mais amplo!

Se alguns anos atrás o campo de trabalho dos publicitários resumia-se à criação de anúncios para televisão, rádio, revistas e outdoors, a realidade de hoje é muito mais abrangente. Atualmente, há oportunidades surgindo em blogs, em sites, em redes sociais e em diversas outras esferas no mundo digital.

Com relação ao salário médio, aqui na cidade de Campo Grande, ele gira por volta de R$ 2.047, 94. Esse valor varia conforme experiência e qualificação profissional.

E se a sua ideia é trabalhar por conta própria, porque busca uma rotina mais flexível ou até mesmo porque deseja um retorno financeiro maior desde os primeiros anos da sua carreira, essa também é uma ótima possibilidade. Há cada vez mais microempresas e empresários que buscam profissionais da área para a comunicação de seus negócios!

Quais as principais áreas dessa profissão?

É muito comum pensar que todos os profissionais da área são responsáveis pela criação de peças publicitárias e de campanhas para marcas, certo? Entretanto, existem atividades diferentes que são realizadas por quem é formado em PP, e é por isso que existem algumas áreas principais na carreira em Publicidade e Propaganda.

A primeira delas é o atendimento, setor no qual os publicitários mantêm contato com os clientes e, junto a eles, fazem o briefing com toda a ideia que uma campanha precisa apresentar. Esse trabalho é fundamental para que um outro segmento da publicidade por exercer suas funções: a parte de planejamento.

Como o próprio nome já diz, essa área tem relação com todo o plano de ação que é realizado, que deve conter o público-alvo da marca ou empresa, tempo de circulação da campanha e quais peças devem ser feitas. Em seguida, temos a área de criação, que é a mais conhecida! Os profissionais encarregados dessa parte são aqueles que elaboram as artes gráficas, os jingles e as fotografias que farão parte da campanha.

Existe também a área de mídia, que tem a responsabilidade de fazer a conexão entre o cliente e os veículos de comunicação. Quem atua nesse setor precisa definir em quais veículos a campanha vai circular, calcular os custos para cada meio de comunicação e certificar-se de que as peças vão atingir o público certo.

Por fim, existe o setor de marketing, que pode tanto cuidar da parte textual das campanhas, haja vista que os profissionais desse nicho têm maior conhecimento sobre escrita publicitária e persuasiva, quanto gerenciar as redes sociais da marca e estipular ações que vão gerar maior engajamento, interatividade e relação com a persona da empresa.

Onde o publicitário pode trabalhar na cidade?

As agências de publicidade costumam ser os primeiros locais que vêm em mente de quem pensa em se tornar um publicitário, e elas realmente são ótimas opções para quem se forma em PP em Campo Grande. Porém, também existem outras opções, como veículos de comunicação que precisam de publicitários atuando na criação de roteiros, de vinhetas e de outros recursos importantes para o funcionamento desses meios de comunicação.

Além disso, há empresas que contratam profissionais de Publicidade e Propaganda para o setor de marketing, além daquelas que precisam de consultorias publicitárias para que definam as ações que vão trazer maior reconhecimento e fortalecimento de marca. Então, emprego na capital do MS é o que não falta para os publicitários!

Como você viu, o curso de Publicidade e Propaganda está em alta em Campo Grande, e existe uma série de portas abertas no mercado de trabalho para quem escolhe essa área.

Gostou de saber mais sobre essa carreira? Entre em contato conosco agora mesmo e conheça os benefícios de cursar PP na Uniderp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

bolsas enem
cursos uniderp

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content