Como funciona um curso de Pedagogia EAD?

curso de pedagogia ead

Desconto nota do Enem

Da sala de aula à atuação em empresas e até mesmo em hospitais — o mercado para o pedagogo é amplo, crescente e com demandas bastante diversificadas. Não é à toa que Pedagogia é o curso mais buscado em EAD de todo o Brasil, além de ser a graduação a distância que mais ganha matrículas no país. Mas você já sabe como funciona essa formação?

Se tem interesse em cursar Pedagogia EAD, mas ainda precisa tirar algumas dúvidas sobre o que aguarda você na faculdade e após o término da graduação, não se preocupe. Neste post, trouxemos as principais informações que você precisa saber antes de prestar vestibular e dar início à sua trajetória no mercado como pedagogo.

Quanto tempo dura a faculdade de Pedagogia EAD?

A duração média de uma faculdade de Pedagogia é de 3 anos. Ou seja, em 6 semestres, o pedagogo já está pronto para ingressar no mercado como profissional formado.

Embora bastante procurada também na modalidade presencial, é no EAD que a graduação em Pedagogia vem ganhando mais e mais alunos matriculados. Isso porque se trata da opção ideal para quem quer trilhar uma carreira na área da Educação, mas não tem disponibilidade de tempo para frequentar presencialmente uma sala de aula.

Qual é o tipo de curso?

O curso de Pedagogia aqui da Uniderp — ofertado tanto na modalidade EAD quanto na presencial — encaixa-se na modalidade Licenciatura. Isso quer dizer que esse tipo de graduação, diferentemente do Bacharelado, tem como objetivo formar profissionais aptos a atuarem como professores na educação infantil e nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, além de poder atuar na gestão de processos educacionais escolares e não escolares.

Quais as principais matérias?

A volta às aulas para aqueles que saíram do ensino médio e darão início à trajetória no nível superior é certamente cheia de novidades. Por isso, é sempre interessante estar a par das disciplinas que compõem a grade curricular do curso de sua escolha. Assim, você já tem uma ideia daquilo que estudará ao longo da graduação.

Entre as matérias ofertadas na graduação em Pedagogia EAD, podemos citar:

  • Alfabetização e Linguagem;
  • Sociologia da Educação;
  • Psicologia da Educação;
  • Gestão Educacional;
  • Currículo e Conhecimento Escolar;
  • Educação de Jovens e Adultos;
  • Didática;
  • Educação Especial e Inclusiva etc.

Como é o dia a dia de um estudante de Pedagogia EAD?

Nada de se deslocar até a faculdade todos os dias! Ao optar pela modalidade EAD da Uniderp, o estudante de Pedagogia tem flexibilidade para concluir os estudos de forma 100% online ou semipresencial. Isso torna a rotina mais dinâmica e até mesmo equilibrada para aqueles que precisam conciliar a graduação com o trabalho e demais afazeres, por exemplo.

Basta contar com um computador com acesso à internet e dedicar um tempo todos os dias para assistir às aulas, além de realizar as atividades propostas. Na modalidade semipresencial, você vai à faculdade uma vez na semana para assistir a algumas aulas e interagir com tutores e professores.

Aqui, é importante que o aluno monte e siga um cronograma de estudos — afinal, é preciso ter bastante disciplina e responsabilidade para lidar com a liberdade de cursar uma graduação online. Como você montará seus próprios horários, precisa organizar-se bem para não acabar ficando para trás.

Quais as possibilidades de atuação para o pedagogo?

Lembra que comentamos acima sobre como o mercado de trabalho é repleto de possibilidades para o pedagogo? Pois é: muito além da sala de aula, o profissional formado em Pedagogia, hoje, depara-se com oportunidades diversas de trabalho no ramo da Educação. Isso permite que ele opte por aquela mais alinhada aos seus objetivos.

Tour pela prova do Enem

Abaixo, listamos alguns dos segmentos possíveis para o pedagogo. Veja!

  • docência: ao seguir carreira de professor, o pedagogo poderá atuar na educação infantil, primeiras séries do fundamental e ensino de jovens e de adultos;
  • administração e coordenação: essas são carreiras que trabalham com o gerenciamento e o acompanhamento de atividades ligadas ao cotidiano escolar;
  • pesquisa: aqueles que optam pela carreira na pesquisa podem trabalhar junto a universidades na execução de estudos referentes à educação;
  • pedagogia empresarial: em alta, a pedagogia empresarial consiste na elaboração e na implantação de projetos educacionais em empresas, visando transformações no comportamento dos funcionários;
  • pedagogia hospitalar: outra carreira em alta é a de pedagogo hospitalar, contribuindo com o acesso à educação para crianças, jovens e adultos internados;
  • educação especial: é de extrema importância tornar a educação inclusiva e adaptada às necessidades dos alunos portadores de necessidades especiais. Cabe ao pedagogo elaborar materiais e aulas para esses estudantes. Na capital, algumas iniciativas governamentais nesse sentido são bem relevantes.

Com relação à remuneração, aqui em Campo Grande, um pedagogo ganha, em média, R$ 2.695,26. Ao ocupar um cargo de gestão, como de Coordenador Pedagógico, a média é de R$ 3.753,56 na cidade.

Além disso, se você tem interesse em concursos públicos, eles acontecem com certa frequência. Recentemente, por exemplo, abriram inscrições de concurso na Prefeitura Municipal de Água Clara (150 km aqui de Campo Grande) para professor pedagogo, com cinco vagas.

Quais os benefícios de cursar Pedagogia EAD?

Até então, já vimos que a praticidade de poder estudar em casa e montar seus próprios horários é uma das vantagens de cursar Pedagogia EAD, certo? A seguir, trouxemos outros motivos pelos quais a formação na modalidade a distância lidera o ranking de matrículas no Brasil. Acompanhe!

Custo-benefício

A relação custo-benefício da graduação em Pedagogia EAD não está ligada apenas a modalidades mais baratas.

Ingressando em uma formação a distância em uma boa faculdade, o aluno recebe um diploma com mesmo peso e valor do que aquele oferecido em cursos presenciais. Por outro lado, economiza ao não precisar se deslocar à instituição todos os dias e ao cortar gastos extra com alimentação fora de casa, entre outros.

Desenvolvimento de habilidades diferenciadas

Ao longo do curso de Pedagogia, são trabalhadas algumas habilidades fundamentais ao exercício da profissão de pedagogo, como paciência, tolerância, criatividade, empatia etc. Em uma graduação EAD da Uniderp, além dessas características, o estudante é estimulado a ter uma vivência digital, já que concluirá a formação em um ambiente virtual de ensino e usufruirá de funcionalidades diversas na plataforma.

Lembre-se de que a tecnologia é a nova grande aliada da educação; portanto, dominá-la é essencial para conquistar as melhores oportunidades do mercado. Sem falar que esse é um diferencial bastante bem-visto pelos empregadores.

Encontros presenciais

Embora o curso seja ofertado na plataforma online, o aluno participará também de encontros presenciais no polo de ensino da faculdade para realizar algumas das avaliações ou aulas específicas. Esses são ótimos momentos para estreitar o contato com colegas, tutores e professores, mesclando o melhor do EAD com características importantes do ensino presencial.

Além disso, não podemos esquecer dos estágios supervisionados, obrigatórios para obter o título de Licenciatura e que ocorrem, em geral, em escolas. Assim, você vê na prática o cotidiano de trabalho de um pedagogo e a teoria aprendida nas aulas virtuais.

Como você pode perceber, cursar Pedagogia EAD é o melhor caminho para trabalhar nas mais diversas áreas ligadas à educação. Assim, além de ingressar em um mercado com grandes chances de empregabilidade, o aluno tem a oportunidade de concluir a graduação com toda a praticidade e flexibilidade que só as formações a distância oferecem. Lembre-se, no entanto, de escolher uma faculdade em Campo Grande de qualidade e com foco no sucesso do aluno, combinado?

Aqui na Uniderp, oferecemos o curso de Pedagogia EAD com diferenciais muito importantes para quem deseja se destacar no mercado. Entre em contato agora mesmo com nosso time e veja por que estudar conosco!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados