Afinal, o FIES financia 100% do curso de Medicina?

o fies financia 100% do curso de medicina

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é uma ótima alternativa para quem sonha em ser um profissional da Medicina. Afinal, o programa permite o financiamento da mensalidade da graduação. Porém, para saber se o FIES financia 100% do curso de Medicina, é necessário compreender como funciona o programa.

Portanto, entenda o que é o FIES, as mudanças recentes no programa, a nota de corte e como é o financiamento e, então, descubra se é possível financiar 100% do curso de Medicina. Confira agora!

O que é o FIES?

O FIES é o Fundo de Financiamento Estudantil do ensino superior, criado pelo Ministério da Educação (MEC). Logo, o programa tem o objetivo de oferecer financiamento aos universitários brasileiros que estudam em faculdades particulares do país.

Dessa forma, com o FIES, o aluno não precisa se preocupar em pagar a mensalidade no período de duração do curso de Medicina ou demais cursos do programa. Afinal, com o financiamento, o valor da mensalidade é cobrado apenas após a conquista do diploma.

Para concorrer ao FIES de Medicina, é necessário comprovar renda mensal familiar de até 5 salários mínimos e ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de qualquer edição a partir de 2010.

Como é o FIES para Medicina?

O FIES para Medicina é uma excelente estratégia para conquistar um diploma na área, pois o programa conta com graduações prioritárias, e Medicina é uma delas. Ou seja, o FIES favorece o financiamento dos cursos da área da saúde. Além disso, ainda é possível trabalhar na Saúde Pública como forma de quitar parte da dívida do financiamento.

Essas diferenças entre Medicina e outros cursos são mais um incentivo para utilizar o financiamento estudantil como estratégia na realização do sonho de ser um profissional da Medicina.

É importante ressaltar que vale a pena investir no financiamento para Medicina. Afinal, a média salarial de um clínico geral é de R$ 6.617,38*. Logo, são boas as perspectivas de quitar a dívida após a conclusão do curso.

Teste Vocacional Rápido
banner ebook de preparação para medicina

Qual é a nota de corte do FIES para Medicina?

Assim como para o vestibular de Medicina, a nota de corte do FIES para Medicina é alta e exige dedicação do estudante. Afinal, o curso é bastante concorrido, uma vez que o futuro da Medicina é muito promissor. A pontuação para conseguir o FIES para Medicina está entre 720 a 830 pontos no resultado da prova do Enem.

Existe possibilidade de o FIES financiar 100% do curso de Medicina?

Sim, existe a possibilidade de o FIES financiar 100% do curso de Medicina. Entretanto, com as mudanças recentes do programa, as chances são baixas.

Isso porque, para atingir 100% de financiamento, o percentual do comprometimento da renda familiar mensal com os encargos educacionais deve ser igual ou superior a 60%. Além disso, o limite de financiamento mensal do programa é de R$ 5 mil.

Entretanto, ainda que o financiamento seja de 100%, vale ressaltar que o FIES não é o mesmo que uma bolsa para Medicina. Ou seja, diferentemente de uma bolsa de estudos, no caso do financiamento estudantil, o governo empresta o dinheiro e deve receber o valor no futuro.

Quais foram as principais mudanças no FIES?

Quem deseja concorrer ao FIES precisa estar atento às mudanças aprovadas em 2020 e que devem entrar em vigor a partir do primeiro semestre de 2021. As principais são a exigência de nota mínima igual ou superior a 400 pontos na redação e a redução de vagas ofertadas pelo programa.

Conheça a opção de financiamento de Medicina da Uniderp!

Além do FIES, os alunos de Medicina da Uniderp podem recorrer ao financiamento estudantil por meio de uma parceria com a Creditas, que oferece juros reduzidos e até 20 anos para pagamento da dívida. Sendo assim, estudar Medicina na Uniderp é um sonho possível.

Agora você sabe se o FIES financia 100% do curso de Medicina e como funciona o programa para quem deseja seguir carreira na área da saúde. Assim, já pode planejar sua carreira.

Dê o primeiro passo para a conquista do seu diploma! Inscreva-se agora mesmo no vestibular de Medicina da Uniderp.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 57

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

cursos uniderp

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content