Como é a grade curricular do curso de Biomedicina?

estudantes de biomedicina

Desconto nota do Enem

Você está procurando uma carreira em saúde que esteja em alta no mercado de trabalho em Campo Grande? Então, precisa conhecer a Biomedicina ― área abrangente que permite ao profissional trabalhar nas mais diferentes áreas, dos hospitais e clínicas até a pesquisa científica e a indústria.

De acordo com o site Salário, os rendimentos de um biomédico aqui na cidade são atraentes, podendo chegar R$ 7.828,76*, dependendo da especialidade. Mas, para que você alcance essas cifras, é preciso estudar muito, começando por escolher uma instituição de qualidade na qual fazer a graduação. Além disso, lembre-se de ter atenção à nota de corte do curso de Biomedicina, a fim de driblar a concorrência e garantir sua vaga.

Agora, fica uma pergunta: você conhece a grade curricular de Biomedicina? Tenha o gostinho do que você vai estudar, com os seguintes exemplos de matérias que unem teoria e prática o tempo todo!

Anatomia Humana

Também chamada de antropotomia, essa é uma das principais disciplinas de Biomedicina, pois apresenta a você o funcionamento dos grandes sistemas e estruturas do corpo humano. Mistura atividades teóricas e práticas, por exemplo, com visitas ao laboratório de anatomia para que os alunos possam observar as estruturas, cadáveres e protótipos em tamanho natural.

Inclusive, se você quiser estudar aqui na Uniderp, terá acesso a laboratórios completos e superatualizados. Dê uma olhadinha no Tour Virtual 360º da nossa unidade em Agrárias e veja a infraestrutura que você terá à disposição durante todo o curso.

Bioquímica Básica

Entre as possibilidades de atuação de um biomédico estão trabalhar em laboratório de análises clínicas ou com Biomedicina Estética. Em comum, essas áreas têm o conhecimento das reações nas células humanas para potencializar benefícios biológicos na retenção e nos transportes de energia.

Então, nessa disciplina, você vai estudar a estrutura, o comportamento das células e seus componentes (ácidos nucleicos, carboidratos, lipídios, proteínas etc.).

Embriologia

Os biomédicos também podem trabalhar em clínicas de reprodução assistida. Para isso, o curso de Biomedicina precisa oferecer sólidos conhecimentos em embriologia, a fim de compreender o desenvolvimento dos embriões desde as fases anteriores à fecundação, como escolha dos óvulos e espermatozoides. Esse estudo passa por diferentes áreas, como Citologia, Histologia e Genética.

Tour pela prova do Enem

Genética Humana

Entre as matérias de Biomedicina, a Genética Humana também figura entre as mais importantes, já que a essência do trabalho do biomédico está no estudo das células humanas, incluindo o DNA.

Caso o biomédico trabalhe na área de pesquisa e diagnóstico, ele precisa entender a genética de uma pessoa, por exemplo, para fazer análises clínicas de maneira a reconhecer patologias hereditárias, compatibilidade sanguínea, variações genéticas, aspectos reprodutivos etc.

Biofísica

Essa é uma daquelas disciplinas de Biomedicina fascinantes, pelo fato de ser multidisciplinar. Em resumo, é o estudo da Biologia sob a ótica dos princípios da Física. Para que fique mais claro, você vai conhecer a influência que fenômenos físicos, como eletricidade, eletromagnetismo e mecânica, têm sobre as células e direcionam mudanças e comportamentos do corpo no ciclo da vida.

Biomatemática

Na Biomatemática, você vai entender como funcionam os processos biológicos, por meio dos princípios da Matemática. Essa disciplina é muito importante quando pensamos nas tecnologias à disposição do biomédico. Para isso, ele verá assuntos como:

  • processos estocásticos;
  • análise espacial;
  • teoria de redes;
  • física estatística;
  • ciência da computação teórica.

Instigante conhecer a grade curricular de Biomedicina, não? Então, agora é hora de pensar no próximo passo: entrar na faculdade. Em Campo Grande, estudar na Uniderp é uma escolha acertada: estamos entre as instituições mais modernas em termos de ensino e de infraestrutura.

Equipamentos de última geração, alguns dos melhores professores da região, grade curricular atualizada e um método de ensino inovador farão você sair na frente na hora de encontrar uma oportunidade de trabalho em Biomedicina. Isso sem falar em nossos diferenciais, como a plataforma de vagas de emprego e de estágio Canal Conecta e a Aula Destaque, com conteúdos exclusivos para os nossos alunos.

Então, se você se decidiu pelo curso de Biomedicina, inscreva-se já no vestibular!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 11

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados