Como é a grade curricular do curso de Biomedicina?

estudantes de biomedicina

Você está procurando uma carreira em saúde que esteja em alta no mercado de trabalho em Campo Grande? Então, precisa conhecer a Biomedicina ― área abrangente que permite ao profissional trabalhar nas mais diferentes áreas, dos hospitais e clínicas até a pesquisa científica e a indústria.

De acordo com o site Salário, os rendimentos de um biomédico aqui na cidade são atraentes, podendo chegar R$ 7.828,76*, dependendo da especialidade. Mas, para que você alcance essas cifras, é preciso estudar muito, começando por escolher uma instituição de qualidade na qual fazer a graduação. Além disso, lembre-se de ter atenção à nota de corte do curso de Biomedicina, a fim de driblar a concorrência e garantir sua vaga.

Agora, fica uma pergunta: você conhece a grade curricular de Biomedicina? Tenha o gostinho do que você vai estudar, com os seguintes exemplos de matérias que unem teoria e prática o tempo todo!

Anatomia Humana

Também chamada de antropotomia, essa é uma das principais disciplinas de Biomedicina, pois apresenta a você o funcionamento dos grandes sistemas e estruturas do corpo humano. Mistura atividades teóricas e práticas, por exemplo, com visitas ao laboratório de anatomia para que os alunos possam observar as estruturas, cadáveres e protótipos em tamanho natural.

Inclusive, se você quiser estudar aqui na Uniderp, terá acesso a laboratórios completos e superatualizados. Dê uma olhadinha no Tour Virtual 360º da nossa unidade em Agrárias e veja a infraestrutura que você terá à disposição durante todo o curso.

Bioquímica Básica

Entre as possibilidades de atuação de um biomédico estão trabalhar em laboratório de análises clínicas ou com Biomedicina Estética. Em comum, essas áreas têm o conhecimento das reações nas células humanas para potencializar benefícios biológicos na retenção e nos transportes de energia.

Então, nessa disciplina, você vai estudar a estrutura, o comportamento das células e seus componentes (ácidos nucleicos, carboidratos, lipídios, proteínas etc.).

Embriologia

Os biomédicos também podem trabalhar em clínicas de reprodução assistida. Para isso, o curso de Biomedicina precisa oferecer sólidos conhecimentos em embriologia, a fim de compreender o desenvolvimento dos embriões desde as fases anteriores à fecundação, como escolha dos óvulos e espermatozoides. Esse estudo passa por diferentes áreas, como Citologia, Histologia e Genética.

Genética Humana

Entre as matérias de Biomedicina, a Genética Humana também figura entre as mais importantes, já que a essência do trabalho do biomédico está no estudo das células humanas, incluindo o DNA.

Caso o biomédico trabalhe na área de pesquisa e diagnóstico, ele precisa entender a genética de uma pessoa, por exemplo, para fazer análises clínicas de maneira a reconhecer patologias hereditárias, compatibilidade sanguínea, variações genéticas, aspectos reprodutivos etc.

Biofísica

Essa é uma daquelas disciplinas de Biomedicina fascinantes, pelo fato de ser multidisciplinar. Em resumo, é o estudo da Biologia sob a ótica dos princípios da Física. Para que fique mais claro, você vai conhecer a influência que fenômenos físicos, como eletricidade, eletromagnetismo e mecânica, têm sobre as células e direcionam mudanças e comportamentos do corpo no ciclo da vida.

Biomatemática

Na Biomatemática, você vai entender como funcionam os processos biológicos, por meio dos princípios da Matemática. Essa disciplina é muito importante quando pensamos nas tecnologias à disposição do biomédico. Para isso, ele verá assuntos como:

  • processos estocásticos;
  • análise espacial;
  • teoria de redes;
  • física estatística;
  • ciência da computação teórica.

Instigante conhecer a grade curricular de Biomedicina, não? Então, agora é hora de pensar no próximo passo: entrar na faculdade. Em Campo Grande, estudar na Uniderp é uma escolha acertada: estamos entre as instituições mais modernas em termos de ensino e de infraestrutura.

Equipamentos de última geração, alguns dos melhores professores da região, grade curricular atualizada e um método de ensino inovador farão você sair na frente na hora de encontrar uma oportunidade de trabalho em Biomedicina. Isso sem falar em nossos diferenciais, como a plataforma de vagas de emprego e de estágio Canal Conecta e a Aula Destaque, com conteúdos exclusivos para os nossos alunos.

Então, se você se decidiu pelo curso de Biomedicina, inscreva-se já no vestibular!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

bolsas enem
cursos uniderp

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content