Quais são as vantagens de cursar Ciências Biológicas em Campo Grande?

estudante de ciências biológicas

Desconto nota do Enem

A Biologia é a ciência que se dedica a estudar todas as formas de vida que conhecemos. Os biólogos procuram compreender os mais diversos processos dos organismos, desde os seres unicelulares até a complexidade das interações entre as espécies e os fatores abióticos nos ecossistemas.

As possibilidades de atuação do profissional formado em Ciências Biológicas são tão diversas quanto as próprias áreas do conhecimento dentro do curso. Ou seja, há campo para os mais variados perfis explorarem — e, em Campo Grande, as oportunidades são bastante atrativas.

Todavia, uma coisa é certa: todo biólogo é um apaixonado pela natureza e tem o privilégio de ter contato com a sua magnitude. Por isso, nós da Uniderp listamos algumas vantagens de fazer o curso por aqui:

  • contato com a natureza e o meio ambiente;
  • preservação de espécies;
  • pesquisas científicas na área;
  • ampla possibilidade de atuação profissional;
  • mercado de trabalho promissor em MS.

Vamos conversar melhor sobre cada uma delas?

Como é o curso de Ciências Biológicas?

A faculdade de Ciências Biológicas dá a oportunidade para os estudantes entrarem em contato com as mais variadas esferas de estudo. Devido à sua amplitude, a Biologia é dividida em grandes áreas, como Biologia Celular, Botânica, Ecologia, Genética, Microbiologia, Paleontologia, Zoologia e muitas outras.

Aqui na Uniderp, o curso de Ciências Biológicas é de Bacharelado e tem duração de 4 anos. Durante a faculdade, os alunos têm oportunidade de explorar essas áreas, aprofundar seus conhecimentos por meio de estágios e decidir qual caminho seguir.

O biólogo pode atuar em:

  • laboratórios e empresas públicas e privadas de pesquisa científica e tecnológica;
  • laboratórios de análises imunohematológicas, epidemiológicas, toxicológicas, moleculares e forenses;
  • órgãos públicos de vigilância sanitária;
  • perícias e licenciamento ambientais, demarcação, conservação e restauração de áreas de preservação;
  • curadoria em museus;
  • iniciativas de educação ambiental;
  • pesquisa e carreira acadêmica;
  • empresa própria (ou de forma autônoma), prestando consultoria.

Quais são as vantagens de cursar Biologia em Campo Grande?

A seguir, veja as vantagens de fazer Ciências Biológicas em Campo Grande.

Contato com a natureza e o meio ambiente

Muitas pessoas desejam trabalhar com o meio ambiente, e nada melhor que um curso voltado para isso. Se você é uma delas, há uma grande chance de amar a faculdade de Biologia, já que inúmeras matérias focam o meio ambiente, especialmente as de Botânica, Zoologia e Ecologia.

A formação de um biólogo exige o contato com a natureza e, por isso, ao longo do curso, há práticas no campo e exploração dos biomas. Os alunos observam e coletam dados, que serão analisados posteriormente.

Tour pela prova do Enem

Depois de formado, o profissional pode realizar Estudos de Impacto Ambiental de grandes empreendimentos, como a implantação de hidrelétricas.

Preservação de espécies

Independentemente da área de especialização na qual o biólogo atue, ele auxilia na preservação de espécies. Isso porque a própria produção de conhecimento proporciona isso, já que não conservamos o que não conhecemos, certo?

Contudo, você pode trabalhar diretamente com conservação de espécies, fomentando esforços conservacionistas e ampliando a educação ambiental. Normalmente, esses especialistas estão inseridos nos departamentos de Zoologia ou de Ecologia.

Pesquisas científicas na área

Se você é curioso e observador, tem perfil para cursar Biologia. Deseja compreender os mecanismos e os comportamentos dos seres vivos de forma profunda? Faça isso à luz da ciência.

Isso quer dizer que você estudará o que ama por meio do método científico de análise: observação, formulação de uma hipótese, experimentação, interpretação dos resultados e conclusão. O método científico preconiza que o experimento possa ser replicado e falseável, e você publicará seus estudos em revistas especializadas, divulgando as suas descobertas.

Ampla possibilidade de atuação profissional

Como mencionamos, a área de atuação profissional é tão diversa quanto a própria Biologia. Você tem a possibilidade de seguir carreira acadêmica (como pesquisador e professor), trabalhar em órgãos públicos e empresas especializadas.

Por exemplo, você pode atuar na pesquisa de base, descrevendo espécies e a evolução das suas linhagens, ou na Biologia aplicada, desenvolvendo meios para controlar pragas de monoculturas ou pesquisando a relação das bactérias com o desenvolvimento de doenças humanas.

Mercado de trabalho promissor em MS

Há uma grande valorização da área no mercado de trabalho em Campo Grande, devido à sua localização no Bioma Cerrado. Além disso, a sua proximidade com o Pantanal, a Amazônia e a Mata Atlântica aumentam as chances de conseguir vagas de emprego na área, principalmente para participar de projetos que procuram viabilizar o desenvolvimento social com a preservação do meio ambiente.

O curso de Ciências Biológicas da Uniderp proporciona um conhecimento sólido em Bacharelado para que você tenha todas essas possibilidades de atuação ao seu alcance. Além disso, a faculdade propicia uma formação que aumenta a chance de inserção no mercado de trabalho.

Então, não perca mais tempo! Inscreva-se já no vestibular e garanta a sua vaga no curso!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados