6 passos para conquistar um estágio em Engenharia Civil

estagiário de engenharia civil

Desconto nota do Enem

Concluir o curso de Engenharia Civil em Campo Grande pode abrir inúmeras portas ao ingresso no mercado de trabalho da região. Para consolidar uma carreira profissional de sucesso, entretanto, é fundamental adquirir experiência prática ainda na graduação, ampliando, assim, os conhecimentos acerca das diversas ramificações de atuação na área.

Porém, muitos acadêmicos podem encontrar dificuldades para conseguir estágio em Engenharia Civil, seja pela alta concorrência, seja pela inexperiência em buscar por oportunidades. Nesse sentido, vale considerar algumas dicas que, apesar de não constituírem uma fórmula mágica, são estratégias que aumentam a chance de ser contratado.

Pensando na importância do estágio durante a formação acadêmica e profissional, elencamos 6 passos importantes para conseguir um cargo disponível:

  • conte com uma faculdade de qualidade no currículo;
  • faça networking ao longo do curso;
  • entenda os diferenciais que um estudante pode ter;
  • peça indicações de seus professores;
  • cadastre-se em sites que anunciam vagas;
  • elabore um currículo de destaque.

Não deixe de conferir os detalhes a seguir!

1. Conte com uma faculdade de qualidade no currículo

Sem dúvidas, o passo mais importante se você deseja conseguir estágio em Campo Grande é procurar por uma faculdade de qualidade. Isso porque, além de constituir grande diferencial no currículo do aluno, contar com uma instituição de ensino de excelência permite ter as ferramentas necessárias para ingressar no mercado de trabalho.

Não é difícil perceber, por exemplo, como acadêmicos com acesso a aulas práticas conseguem se sobressair em entrevistas. A dica, portanto, é verificar a credibilidade da faculdade escolhida e o seu sucesso na preparação dos alunos. Aqui na Uniderp, por exemplo, ao longo da graduação, os estudantes de Engenharia têm aulas práticas e teóricas essenciais para o aprendizado técnico voltado ao mercado.

2. Faça networking ao longo do curso

Tanto os estudantes do curso de Engenharia Civil quanto as pessoas já formadas na área devem fazer networking. Trata-se de uma grande porta para conseguir oportunidades no mercado por meio da criação de uma rede de contatos atuante no seu segmento profissional. Com ela, você fica por dentro das tendências, compartilha experiências e toma conhecimento de vagas de Engenharia Civil na região.

Para conseguir esses contatos, é fundamental interagir com colegas e professores da faculdade, participar de eventos e congressos ao longo do ano e buscar sempre um diálogo próximo com profissionais de referência. Nesse sentido, uma dica é participar dos congressos organizados pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Mato Grosso do Sul (CREA-MS). Na edição de 2019, ele era aberto também a estudantes.

Desse modo, além de agregar novos conhecimentos, você terá elevado as chances de ser indicado a estágios ou, ainda, de tomar conhecimento das oportunidades em aberto.

3. Entenda os diferenciais que um estudante pode ter

Cada segmento profissional tem competências e qualidades próprias consideradas importantes à atuação no mercado. Reconhecê-las é fundamental se quiser entender o que é preciso aprimorar em si mesmo a fim de conseguir um estágio. Enquanto um advogado, por exemplo, deve apresentar domínio em oratória, é desejável que um engenheiro seja lógico, criativo e prático.

Tour pela prova do Enem

Qualidades como espírito de colaboração e visão de mercado também são características relevantes. Tendo em mente os diferenciais indispensáveis, você poderá inserir no currículo as habilidades com as quais já conta, buscar experiências extraclasse para desenvolver novas virtudes e investir em cursos importantes à carreira.

4. Peça indicações de seus professores

Para conseguir vagas de estágio em Engenharia Civil, vale conversar e pedir indicações a pessoas já inseridas no mercado de trabalho em Campo Grande. Nesse sentido, os professores podem auxiliar bastante na conquista de uma oportunidade. Afinal, o acadêmico está em contato com os profissionais diariamente que, sem dúvidas, podem estar por dentro de vagas em aberto.

Lembre-se, entretanto, de manter uma postura adequada às oportunidades que deseja alcançar no mercado. É importante frisar que, embora o docente tenha rede de contatos, dificilmente indicará o aluno caso sinta que ele não alcançará desempenho desejável no cargo, pois isso colocaria sua credibilidade em risco. Para evitar esse tipo de situação, busque um diálogo profissional em qualquer círculo de relacionamentos na faculdade e dedique-se de fato ao curso.

5. Cadastre-se em sites que anunciam vagas

Para conseguir acesso a programas de estágio em Engenharia Civil, também é importante procurar vagas nos lugares certos. Nesse sentido, há diversas ferramentas digitais que já permitem cadastrar currículos, ter contato com recrutadores e verificar cargos em aberto. Cadastrar-se em sites que oferecem esse serviço e anunciam oportunidades, portanto, é fundamental.

O Canal Conecta plataforma exclusiva aqui dos alunos da Uniderp, conta com um sistema de geolocalização que permite verificar vagas disponíveis próximas à residência do candidato. O portal, além disso, tem funcionalidades inovadoras, como aplicação de teste comportamental para mapear cargos alinhados ao perfil do aluno e a possibilidade de realizar entrevistas virtuais.

6. Elabore um currículo de destaque

É muito provável que, no processo de vagas de estágio, você precise encaminhar o currículo ao recrutador. Afinal, para as empresas, essa é a maneira mais fácil de ter um primeiro contato com as habilidades e os conhecimentos do candidato na área e verificar se o seu perfil se encaixa no cargo disponível. Sendo assim, caprichar na elaboração do documento e dar destaque às suas conquistas ajuda muito.

Para a apresentação pessoal, lembre-se de inserir um bom resumo de suas experiências anteriores, sejam elas profissionais, sejam elas teóricas, realizadas por meio de cursos e atividades extraclasse. Mencione, ainda, competências relevantes ao seu objetivo profissional e à vaga em questão, tanto técnicas como comportamentais. Como visto, ambas são importantes no desempenho do aluno no estágio e, sem dúvidas, bastante consideradas para a contratação pelas empresas.

Adquirir experiência prática durante a faculdade é indispensável para uma carreira de sucesso no futuro. Por meio dela, é possível conhecer de perto o trabalho de um engenheiro civil, descobrir os diferentes segmentos de atuação na área e verificar de que modo os conhecimentos teóricos são aplicados no dia a dia.

Conseguir oportunidade no mercado, por outro lado, mesmo um estágio, nem sempre é tarefa fácil. Por esse motivo, é importante estar atento às estratégias que agilizam o acesso às melhores empresas em Campo Grande. Entre elas, destacam-se o diálogo constante com professores, que podem indicar estágios em Engenharia Civil; o cadastramento em sites de anúncio e o investimento em aprendizados que constituem diferencial no mercado.

E então? Gostou das nossas dicas? Continue lendo sobre o assunto e confira agora 7 dicas para encontrar as melhores vagas de emprego em Campo Grande!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados